Um controlador aéreo do Aeroporto Internacional de Los Angeles por pouco não provocou um sério acidente após trocar esquerda com direita nas indicações que deu a uma aeronave.
O Boeing 777 da Eva Air, de Taiwan, por pouco não chocou contra o topo de uma montanha na rota entre Los Angeles e Taipé. As indicações do controlador aéreo levaram o avião a voar a apenas 244 metros do chão — abaixo do mínimo recomendado.
As condições climáticas levaram a que as aeronaves tivessem de descolar da pista na direção leste, em vez de oeste, como é habitual. Não muito pouco tempo de descolar, o controlador aéreo disse ao piloto: “Vire à esquerda 180 graus, suba e mantenha-se a 7.000 pés”.
Quarenta segundos depois de começar a virar, o controlador aéreo do aeroporto de Los Angeles disse para “virar à direita 180 graus”. De seguida, foi dito ao piloto para acelerar a manobra para a direita enquanto mantinha a altitude a 5.000 pés para evitar uma outra aeronave, um Boeing 787 da Air Canada.
Posteriormente, voltou a dizer ao piloto para virar à esquerda. Contudo, assim que o avião começou a fazer a manobra, o controlador aéreo interrompeu. “O quê que está a fazer? Vire para sul, para sul, agora!”.
O avião da Eva Air acabou por passar perigosamente perto do Monte Wilson. As aeronaves que lá passem são, por norma, obrigadas a voar a uma altitude mínima de 7.000 pés. Neste caso, o piloto passou a menos 800 pés dessa altura recomendada.
“O incidente foi causado pelo facto de o controlador de tráfego aéreo ter instruído uma curva à esquerda, em vez de uma curva à direita após a descolagem, o que colocou a aeronave numa proximidade insegura com o terreno e a obstrução”, disse no relatória a National Transportation Safety Board, citada pelo Independent.