Avião da Força Aérea espanhola despenhou-se no mar Mediterrâneo. Piloto saltou, mas não sobreviveu

Um avião de formação da Força Aérea espanhola despenhou-se no mar esta manhã, em La Manga, Múrcia, no sul de Espanha.

O alerta foi dado às 9h38. Os serviços de emergência da região disseram ter recebido cerca de uma centena de chamadas a alertar para a queda da aeronave nas águas do Mediterrâneo, acrescentando que já foram enviadas embarcações para tentar encontrar o único tripulante que seguia a bordo.

O momento em que o avião C101 cai a pique no mar foi captado, a partir da praia, por um cidadão espanhol, Artur Avila Tejera.

Segundo a conselheira espanhola de Transparência, Participação Cidadã e Administração Pública, Beatriz Ballesteros, tudo indica que um dos tripulantes do avião foi visto a saltar do aparelho antes do choque, mas não sobreviveu. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

Em Espanha, o avião tem a alcunha de “Melro” e segundo os órgãos de comunicação social locais é utilizado em voos de treino e exibições.

De acordo com o El Confidencial, a Patrulha Águia, unidade acrobática sediada na Academia Geral do Ar (AGA) de San Javier e conhecida por pintar a bandeira no céu, tem cerca de 25 unidades desses aviões modelo C-101.

Esta é uma aeronave de treino “básica” que permite treino aeronáutico “desde as primeiras fases do voo até a transição para aviões de caça”, conforme explicado pelo Ministério da Defesa no seu site. É construído inteiramente em Espanha por construções aeronáuticas (CASA).

Mais de mil estudantes da AGA voaram nesta aeronave, que formou a maioria dos pilotos da Força Aérea.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …

Mais oito mortes e 342 novos casos. Mais 305 pessoas dadas como recuperadas

Portugal regista este sábado mais oito mortes por covid-19 e mais 342 casos confirmados em relação a sexta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS, há 46.221 casos …

Ainda há esperança para os gorilas mais raros do mundo. Foram fotografados com crias

Os gorilas do rio Cross, os mais raros do mundo, foram fotografados na Nigéria com algumas crias, aumentando a esperança para esta espécie de primatas. A fotografias foram divulgadas por uma organização não-governamental nigeriana, a …

"Já sofreu muito". Trump comuta pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comutou a pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone, que foi condenado em fevereiro a 40 meses de prisão, anunciou sexta-feira a Casa Branca. Roger …

Armas, droga, sucata e prostituição financiam neonazis portugueses (mas lucros não vão todos para a causa)

Os grupos neonazis portugueses são "bastante desorganizados" e financiam-se com dinheiro obtido em negócios ilícitos, como o tráfico de armas, de droga e de mulheres para prostituição e a sucata. Mas os ganhos obtidos não …

"Nem de perto nem de longe". DGS não recomenda reabertura de parques infantis

A reabertura de parques infantis não é “nem de perto nem de longe” recomendada pela Direção-Geral de Saúde (DGS), disse a diretora-geral que explicou que as crianças devem brincar no modelo de “bolhas familiares”. “Pela sua …