Avião da Força Aérea espanhola despenhou-se no mar Mediterrâneo. Piloto saltou, mas não sobreviveu

Um avião de formação da Força Aérea espanhola despenhou-se no mar esta manhã, em La Manga, Múrcia, no sul de Espanha.

O alerta foi dado às 9h38. Os serviços de emergência da região disseram ter recebido cerca de uma centena de chamadas a alertar para a queda da aeronave nas águas do Mediterrâneo, acrescentando que já foram enviadas embarcações para tentar encontrar o único tripulante que seguia a bordo.

O momento em que o avião C101 cai a pique no mar foi captado, a partir da praia, por um cidadão espanhol, Artur Avila Tejera.

Segundo a conselheira espanhola de Transparência, Participação Cidadã e Administração Pública, Beatriz Ballesteros, tudo indica que um dos tripulantes do avião foi visto a saltar do aparelho antes do choque, mas não sobreviveu. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

Em Espanha, o avião tem a alcunha de “Melro” e segundo os órgãos de comunicação social locais é utilizado em voos de treino e exibições.

De acordo com o El Confidencial, a Patrulha Águia, unidade acrobática sediada na Academia Geral do Ar (AGA) de San Javier e conhecida por pintar a bandeira no céu, tem cerca de 25 unidades desses aviões modelo C-101.

Esta é uma aeronave de treino “básica” que permite treino aeronáutico “desde as primeiras fases do voo até a transição para aviões de caça”, conforme explicado pelo Ministério da Defesa no seu site. É construído inteiramente em Espanha por construções aeronáuticas (CASA).

Mais de mil estudantes da AGA voaram nesta aeronave, que formou a maioria dos pilotos da Força Aérea.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.