Avião da Força Aérea espanhola despenhou-se no mar Mediterrâneo. Piloto saltou, mas não sobreviveu

Um avião de formação da Força Aérea espanhola despenhou-se no mar esta manhã, em La Manga, Múrcia, no sul de Espanha.

O alerta foi dado às 9h38. Os serviços de emergência da região disseram ter recebido cerca de uma centena de chamadas a alertar para a queda da aeronave nas águas do Mediterrâneo, acrescentando que já foram enviadas embarcações para tentar encontrar o único tripulante que seguia a bordo.

O momento em que o avião C101 cai a pique no mar foi captado, a partir da praia, por um cidadão espanhol, Artur Avila Tejera.

Segundo a conselheira espanhola de Transparência, Participação Cidadã e Administração Pública, Beatriz Ballesteros, tudo indica que um dos tripulantes do avião foi visto a saltar do aparelho antes do choque, mas não sobreviveu. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

Em Espanha, o avião tem a alcunha de “Melro” e segundo os órgãos de comunicação social locais é utilizado em voos de treino e exibições.

De acordo com o El Confidencial, a Patrulha Águia, unidade acrobática sediada na Academia Geral do Ar (AGA) de San Javier e conhecida por pintar a bandeira no céu, tem cerca de 25 unidades desses aviões modelo C-101.

Esta é uma aeronave de treino “básica” que permite treino aeronáutico “desde as primeiras fases do voo até a transição para aviões de caça”, conforme explicado pelo Ministério da Defesa no seu site. É construído inteiramente em Espanha por construções aeronáuticas (CASA).

Mais de mil estudantes da AGA voaram nesta aeronave, que formou a maioria dos pilotos da Força Aérea.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Até os dinossauros tinham piolhos

Insetos ancestrais semelhantes ao piolhos modernos parasitavam os dinossauros, alimentando-se das com suas penas, como evidenciado por um novo par de fósseis em âmbar. Por vezes, os pássaros modernos são infestados por piolhos que mastigam e …

Simeone confessa que gostava que João Félix "tivesse mais gasolina"

O treinador do Atlético de Madrid, Diego Simeone, elogiou João Félix no final da partida deste sábado contra o Osasuna, mas confessou que gostava que o internacional português "tivesse mais gasolina na fase final dos …

Ex-diretor do FBI admite que houve "negligência" na investigação da ingerência russa

O ex-diretor do FBI James Comey admitiu este domingo que “verdadeiras negligências” foram cometidas pela polícia federal no início da investigação sobre a ingerência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos. Donald Trump, …

"Alcochete sempre". Equipa do Sporting vaiada à chegada aos Açores

A comitiva do Sporting foi este domingo vaiada à chegada ao hotel em Ponta Delgada, nos Açores, na véspera do jogo contra o Santa Clara. "Alcochete sempre", gritou um grupo de cerca de 30 adeptos à …

Os seus genes não são o único fator que determina o risco de Alzheimer

O desenvolvimento da doença de Alzheimer não está exclusivamente ligado à genética, sugere um artigo científico publicado recentemente. No primeiro estudo publicado sobre a doença de Alzheimer em trigémeos idênticos, os cientistas descobriram que, apesar de …

"Poções do amor" podem tornar-se na solução para uma relação eterna

Numa verdadeira fusão entre ficção e realidade, as nossas relações amorosas podem vir a ser salvas por uma "poção do amor". A solução passa por se recorrer à manipulação química do amor para tentar que …

Há uma segunda população estelar no disco espesso da Via Láctea

As estrelas que compõem o disco espesso da Via Láctea pertencem a duas populações estelares distintas, com características diferentes. Um novo estudo sobre a composição cinemática e química de uma amostra de estrelas nas proximidades do …

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …

Há um novo método para medir buracos negros

Os buracos negros supermassivos são os maiores buracos negros, com massas que podem exceder mil milhões de sóis. Apenas esta primavera foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87, …