Avião da Chapecoense terá caído por falta de combustível

Fernando Bizerra Jr. / EPA

Adeptos da equipa de futebol da Chapecoense homenageiam as vítimas do acidente de avião na Colômbia, que fez 75 mortos

Uma falha no sistema eléctrico motivada pela falta de combustível é a explicação mais provável para a queda do avião que matou grande parte da equipa de futebol da Chapecoense, a grande sensação do momento no Brasil.

Apenas três atletas da Associação Chapecoense de Futebol (ACF) sobreviveram. Um deles perdeu a perna e o outro pode ficar paraplégico.

As causas do acidente estão ainda a ser investigadas. A Aeronáutica Civil da Colômbia, onde ocorreu a queda, perto de Medellín, já encontraram as duas caixas negras do avião que permitirão chegar a dados mais concretos sobre o que motivou a tragédia.

Um dos seis sobreviventes do acidente, um elemento da tripulação, relatou que houve uma falha eléctrica repentina nos instantes anteriores à queda, conforme refere o jornal Folha de S. Paulo.

Este dado indicia uma “falta de combustível e desligamento dos motores”, sustentam especialistas consultados pelo jornal brasileiro.

A mesma ideia é reforçada pelo piloto de outro avião, que estaria próximo do aparelho que caiu. De acordo com esta fonte, conforme sustenta o Folha de S. Paulo, o piloto da aeronave que levava a Chapecoense terá pedido para aterrar de emergência porque teria pouco combustível.

Mas a torre de controle teve que protelar a aterragem, porque haveria outro avião com problemas.

Jogador tem perna amputada, outro pode ficar paraplégico

Entretanto, o mundo do futebol, e não só, homenageia as vítimas da equipa de futebol que morreu quase por completo. Dos atletas que seguiam no avião, apenas sobreviveram três jogadores, respectivamente, Alan Ruschel, Jackson Ragnar Follmann e Hélio Hermito Zampier Neto, segundo o Folha.

Mas o defesa lateral Ruschel corre o risco de ficar paraplégico e o guarda-redes Jackson Follman ficou sem uma perna e está em estado crítico, de acordo com o mesmo jornal.

Entre os sobreviventes estão ainda o jornalista Rafael Henzel Valmorbida e os elementos da tripulação Ximena Suárez e Erwin Tumir.

Argentina oferece jogadores

Comovidos com a tragédia, milhares de pessoas concentraram-se na catedral e encheram o estádio de Chapecó, no Brasil, para o velório das 71 vítimas mortais do acidente.

Residentes inconformados da cidade brasileira, que tem cerca de 200 mil habitantes, vagueavam na terça-feira pelas ruas à volta do estádio, em silêncio.

Entretanto, a Associação de Futebol da Argentina (AFA), em conjunto com os clubes que a integram, pôs à disposição do clube brasileiro Chapecoense jogadores que possam “contribuir para a reconstrução” do seu plantel, lamentando a “tragédia irreparável, que exige a solidariedade das Federações irmãs”.

A Chapecoense, que atravessava a melhor época da sua história, ia disputar, nesta quarta-feira, o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional.

Papa e Guns N’Roses juntam-se às homenagens

As homenagens à equipa sucedem-se, desde grandes figuras do futebol como Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, passando pelo Papa e chegando a bandas como os Megadeth e os Guns N’ Roses.

https://twitter.com/br_uk/status/803917340928831488

https://twitter.com/futmai5/status/803781362792566784

Há também um vídeo publicado pelo clube brasileiro no Youtube que está a emocionar o mundo.

“Hoje acordamos com um novo desafio, pois a vida nos deu uma missão diferente”; “nossos guerreiros viraram heróis e eternizaram suas vidas em uma batalha que fez o mundo parar”, diz-se no texto que acompanha o vídeo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …