Avião da AIr France com bomba de imitação a bordo aterra de emergência no Quénia

@Amichai Stein / Twitter

Boeing 777 da Air France desviado para o Quénia

Boeing 777 da Air France desviado para o Quénia

Um avião da Air France, que tinha partido das Ilhas Maurícias com destino a Paris, fez uma aterragem de emergência este domingo em Mombasa, no Quênia, depois da descoberta de um pacote suspeito a bordo, que se revelou ser uma imitação de um artefacto explosivo.

O voo AF 463 da Air France tinha deixado as Ilhas Maurícias e deveria chegar a Paris às 5h50 locais, mas fez um desvio para o Quénia e aterrou de emergência no Aeroporto Internacional Moi de Mobassa.

A aeronave transportava a bordo 459 passageiros e 14 membros da tripulação.

“Foi pedida uma emergência depois de um dispositivo suspeito de ser uma bomba ter sido descoberto numa casa de banho”,  disse Charles Owino, porta-voz da polícia queniana.

“A aterragem de emergência foi preparada, o avião desceu sem problemas e os passageiros foram retirados da aeronave”, acrescentou o porta-voz.

“Especialistas em explosivos da Marinha e do departamento de investigações criminosas da polícia foram chamados, e levaram o dispositivo para desmontá-lo e verificar se contém explosivos”, acrescentou.

Segundo Amichai Stein, jornalista israelita que se encontrava no local, o dispositivo encontrado a bordo do avião é efectivamente uma bomba de fabrico artesanal.

Stein publicou no seu Twitter fotos da aeronave, um Boeing 777, e do dispositivo encontrado.

Segundo o Independent, as autoridades do Quénia confirmaram entretanto que o dispositivo suspeito encontrado na casa de banho do voo é uma bomba, que foi transportada para um local isolado, para detonada em segurança.

O director general da Air France, Frederick Gazhei, desmentiu já, entretanto, que o dispositivo seja uma bomba.

“O pacote encontrado não era um dispositivo explosivo”, revelou o responsável da transportadora aérea francesa, “o que se encontrou foi uma imitação a simular um artefacto explosivo“,

ZAP / ABr

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …

Novo recorde em cinco meses. Mais 780 casos por covid-19 em Portugal

Portugal regista mais seis mortos e 780 casos de infeção por covid-19 esta sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Os números revelados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde …

"Podemos chegar a 1.000 novos casos por dia". Costa pede cautela

No final da reunião de emergência com o gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal, Costa deixou conselhos e pediu cautela. A reunião, convocada na quinta-feira por António Costa, surgiu …

13 de Outubro em Fátima "sim, mas sem peregrinos". Delegada de Saúde espera que a Igreja se "porte bem"

A delegada de Saúde Pública do Médio Tejo defende que as cerimónias religiosas do 13 de Outubro no Santuário de Fátima decorram "sem peregrinos", esperando que a Igreja se porte "tão bem" como aquando do …

Espanha acusa hackers chineses de roubarem informações de vacina contra coronavírus

O Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol argumenta que hackers chineses terão, alegadamente, acedido a informações confidenciais sobre o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus. A diretora do CNI, Paz Esteban, alerta para um aumento …

Tribunal de Loures. António Joaquim vai manter-se em liberdade

O Tribunal de Loures decidiu esta sexta-feira manter a medida de coação de termo de identidade e residência a António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, após um pedido …

Mesmo com o aumento de infetados, diminuir a quarentena para 10 dias é uma hipótese

A DGS deverá decidir em breve se o período de quarentena pode ser reduzido de 14 dias para apenas 10 dias, mas não para todos os casos. Para ficar menos tempo isolado é necessário cumprir …

Porfírio Silva vê “papel positivo” na candidatura de Ana Gomes, mas critica farpas a Costa

O dirigente socialista Porfírio Silva considera que a candidatura presidencial de Ana Gomes pode ser positiva se não cair na "armadilha" de se centrar no ataque a António Costa e se não "atropelar" o Estado …

Operação Lex. Três juízes acusados de corrupção. Luís Filipe Vieira vai ser julgado por um crime

Os juízes Rui Rangel, Fátima Galante e Vaz das Neves e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estão entre os 17 acusados da Operação Lex. Em causa estão crimes de corrupção, abuso de poder, …

Em tempos difíceis, Von der Leyen diz que “sempre vi em Portugal um forte aliado"

Numa entrevista, Ursula von der Leyen disse que Portugal terá “a tarefa de liderar” com a recuperação da pandemia quando chegar à presidência do Conselho da UE em 2021. E promete uma proposta “mais humana …