Uma aeronave da Delta Airlines com 130 passageiros a bordo pousou por engano numa base da Força Aérea norte-americana no Dakota do Sul.
Segundo o USA Today, um avião que fazia esta quinta-feira o voo 2845 de Minneapolis para Rapid City, acabou por aterrar na base de Ellsworth, localizada cerca de 16 km a norte do aeroporto de destino.
As pistas de aterragem dos dois aeroportos têm uma orientação praticamente idêntica, de noroeste para sudeste, o que poderia explicar por que razão os pilotos cometeram o erro.
Após o a aterragem, os passageiros tiveram de aguardar duas horas e meia dentro do avião, enquanto o pessoal da base militar examinava a aeronave.
As autoridades da base ordenaram aos passageiros que mantivessem as janelas fechadas.
Representantes da Delta Airlines já apresentaram desculpas aos passageiros pelos inconvenientes causados.
A tripulação foi afastada do serviço, enquanto decorre uma investigação da National Transportation Safety Board para responder à difícil questão que intriga toda a gente: como foi possível uma aeronave civil aterrar numa base militar.
Embora aconteça raramente, esta não é a primeira vez que pilotos confundem o aeroporto da cidade de Rapid City com a base militar próxima.
Em 2004, um voo da Northwest Airlines com 117 passageiros a bordo aterrou em Ellsworth, depois de os pilotos terem cometido o mesmo erro.
A aeronave teve então que permanecer durante mais de três horas no local, enquanto os pilotos explicaram aos militares que tudo tinha sido um engano.
ZAP