O avião-baleia já está ao serviço da Airbus

O BelugaXL, da Airbus, é um avião-baleia e é a aeronave com mais espaço de carga do mundo. O avião foi desenvolvido para transportar peças de aviões entre as várias fábricas da empresa europeia e pontos das linhas finais de montagem. 

O BelugaXL não é um avião de passageiros, por isso não será possível viajar neste avião-baleia. Porém, o Beluga vai desempenhar um papel crucial na construção de muitos dos aviões comerciais de passageiros em que todos voaremos nas próximas décadas.

“O BelugaXL entrou em serviço, fornecendo à Airbus 30% de capacidade de transporte extra para apoiar o aumento contínuo da produção de programas de aeronaves comerciais”, informou a empresa em comunicado, confirmando a realização do “primeiro voo operacional” da “baleia voadora” na passada quinta-feira.

O avião foi anunciado em 2014 e apresentado publicamente em 2018. Tem 63 metros de comprimento e 8,8 metros de largura de fuselagem. Em termos de dimensões e capacidade, quando comparado com o avião anterior, o BelugaST, o XL pode transportar “duas asas do Airbus A350 XWB” enquanto o ST “só pode carregar uma”. Com uma carga potencial de 51 toneladas, pode voar quatro mil quilómetros.

A entrada ao serviço acontece depois de ter recebido a certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (AESA), que chegou “após uma campanha intensiva de voos de teste”. O BelugaXL realizou “mais de 200” voos, “somando mais de 700 horas de voos”.

A decoração do avião – que tem olhos azuis, uma “cabeça” de baleia e um largo sorriso no cockpit – foi escolhida democraticamente. Cerca de 20 mil funcionários da Airbus votaram em seis propostas diferentes, de acordo com a CNN.

O mapa de voos do avião-baleia deverá ser entre onze locais de produção na Europa e as linhas de montagem finais de aparelhos da empresa em Toulouse, na França, e Hamburgo, na Alemanha.

A Airbus planeia construir mais cinco BelugaXL e o próximo deverá entrar ao serviço até 2023.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pequenas correcções: o Airbus Beluga XL voou pela primeira vez a 19 de Julho de 2018 e entrou ao serviço da empresa, a Airbus Transport International, a 9 de Janeiro de 2020. Primeiro voo é entrada ao serviço são coisas diferentes; outro detalhe, é que o anterior era o ST, de Super Transporter, e não XT, como aparece no texto, ainda que sabendo que foi erro de digitação.

RESPONDER

Canadá. Indígena e neta de 12 anos detidos ao tentarem abrir conta em banco

Um indígena apresentou duas queixas por racismo após ter sido detido e algemado, juntamente com a sua neta de 12 anos, quando tentava abrir uma conta no BMO - Banco de Montreal, no Canadá. Em dezembro, …

ONG encontra alianças de casal de migrantes que sobreviveu a naufrágio

As alianças encontradas pela ONG espanhola pertencem a um casal de migrantes argelinos que sobreviveu, em outubro, a um naufrágio ao largo da costa de Lampedusa, em Itália. De acordo com o jornal The Guardian, foi no …

Turquia condena 337 pessoas a perpétua por ligação à tentativa de golpe

Mais de 300 pessoas foram condenadas a prisão perpétua, esta quinta-feira, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016. De acordo com o jornal Público, a …

Rangers 2-2 Benfica | "Power" das águias chega para empatar

Num último assomo, o Benfica conseguir empatar um jogo que parecia irremediavelmente perdido. No espaço de três minutos – dos 78 aos 81 -, um autogolo de Tavernier, com intervenção decisiva de Gonçalo Ramos, e …

Lulas gigantes estão a deixar enormes cicatrizes em tubarões brancos

Cientistas marinhos encontraram evidências que sugerem que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) estão a ser atacados por lulas gigantes no Oceano Pacífico. Uma equipa de investigadores encontrou 14 tubarões brancos (Carcharodon carcharias) com evidências de cicatrizes …

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …