/

O avião-baleia já está ao serviço da Airbus

2

O BelugaXL, da Airbus, é um avião-baleia e é a aeronave com mais espaço de carga do mundo. O avião foi desenvolvido para transportar peças de aviões entre as várias fábricas da empresa europeia e pontos das linhas finais de montagem. 

O BelugaXL não é um avião de passageiros, por isso não será possível viajar neste avião-baleia. Porém, o Beluga vai desempenhar um papel crucial na construção de muitos dos aviões comerciais de passageiros em que todos voaremos nas próximas décadas.

“O BelugaXL entrou em serviço, fornecendo à Airbus 30% de capacidade de transporte extra para apoiar o aumento contínuo da produção de programas de aeronaves comerciais”, informou a empresa em comunicado, confirmando a realização do “primeiro voo operacional” da “baleia voadora” na passada quinta-feira.

O avião foi anunciado em 2014 e apresentado publicamente em 2018. Tem 63 metros de comprimento e 8,8 metros de largura de fuselagem. Em termos de dimensões e capacidade, quando comparado com o avião anterior, o BelugaST, o XL pode transportar “duas asas do Airbus A350 XWB” enquanto o ST “só pode carregar uma”. Com uma carga potencial de 51 toneladas, pode voar quatro mil quilómetros.

A entrada ao serviço acontece depois de ter recebido a certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (AESA), que chegou “após uma campanha intensiva de voos de teste”. O BelugaXL realizou “mais de 200” voos, “somando mais de 700 horas de voos”.

A decoração do avião – que tem olhos azuis, uma “cabeça” de baleia e um largo sorriso no cockpit – foi escolhida democraticamente. Cerca de 20 mil funcionários da Airbus votaram em seis propostas diferentes, de acordo com a CNN.

O mapa de voos do avião-baleia deverá ser entre onze locais de produção na Europa e as linhas de montagem finais de aparelhos da empresa em Toulouse, na França, e Hamburgo, na Alemanha.

A Airbus planeia construir mais cinco BelugaXL e o próximo deverá entrar ao serviço até 2023.

ZAP //

2 Comments

  1. Pequenas correcções: o Airbus Beluga XL voou pela primeira vez a 19 de Julho de 2018 e entrou ao serviço da empresa, a Airbus Transport International, a 9 de Janeiro de 2020. Primeiro voo é entrada ao serviço são coisas diferentes; outro detalhe, é que o anterior era o ST, de Super Transporter, e não XT, como aparece no texto, ainda que sabendo que foi erro de digitação.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.