O avião-baleia já está ao serviço da Airbus

O BelugaXL, da Airbus, é um avião-baleia e é a aeronave com mais espaço de carga do mundo. O avião foi desenvolvido para transportar peças de aviões entre as várias fábricas da empresa europeia e pontos das linhas finais de montagem. 

O BelugaXL não é um avião de passageiros, por isso não será possível viajar neste avião-baleia. Porém, o Beluga vai desempenhar um papel crucial na construção de muitos dos aviões comerciais de passageiros em que todos voaremos nas próximas décadas.

“O BelugaXL entrou em serviço, fornecendo à Airbus 30% de capacidade de transporte extra para apoiar o aumento contínuo da produção de programas de aeronaves comerciais”, informou a empresa em comunicado, confirmando a realização do “primeiro voo operacional” da “baleia voadora” na passada quinta-feira.

O avião foi anunciado em 2014 e apresentado publicamente em 2018. Tem 63 metros de comprimento e 8,8 metros de largura de fuselagem. Em termos de dimensões e capacidade, quando comparado com o avião anterior, o BelugaST, o XL pode transportar “duas asas do Airbus A350 XWB” enquanto o ST “só pode carregar uma”. Com uma carga potencial de 51 toneladas, pode voar quatro mil quilómetros.

A entrada ao serviço acontece depois de ter recebido a certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (AESA), que chegou “após uma campanha intensiva de voos de teste”. O BelugaXL realizou “mais de 200” voos, “somando mais de 700 horas de voos”.

A decoração do avião – que tem olhos azuis, uma “cabeça” de baleia e um largo sorriso no cockpit – foi escolhida democraticamente. Cerca de 20 mil funcionários da Airbus votaram em seis propostas diferentes, de acordo com a CNN.

O mapa de voos do avião-baleia deverá ser entre onze locais de produção na Europa e as linhas de montagem finais de aparelhos da empresa em Toulouse, na França, e Hamburgo, na Alemanha.

A Airbus planeia construir mais cinco BelugaXL e o próximo deverá entrar ao serviço até 2023.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pequenas correcções: o Airbus Beluga XL voou pela primeira vez a 19 de Julho de 2018 e entrou ao serviço da empresa, a Airbus Transport International, a 9 de Janeiro de 2020. Primeiro voo é entrada ao serviço são coisas diferentes; outro detalhe, é que o anterior era o ST, de Super Transporter, e não XT, como aparece no texto, ainda que sabendo que foi erro de digitação.

RESPONDER

"Ronaldo foi abandonado pela equipa". Imprensa italiana arrasa Juve e elogia CR7

O Lyon tirou partido do fator casa e surpreendeu a octocampeã italiana, Juventus, em França, e ganhou esta quarta-feira uma vantagem importante - embora ténue - na eliminatória com os bianconeri para a Liga dos …

Costa desaconselha viagens de finalistas. Associação de pais diz que "não vale o risco"

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quinta-feira que Portugal acabará por ter casos de coronavírus "mais cedo ou mais tarde". No entender líder do Executivo, que falava aos jornalistas em Bragança à margem da primeira …

Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas "não há drama")

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. "Acataremos, não há drama". Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo …

Reino Unido admite abandonar negociações com a União Europeia

O Governo britânico admite abandonar as negociações com a União Europeia (UE) para um acordo pós-Brexit se não houver progressos até junho, refere um documento publicado esta quinta-feira com a posição do Reino Unido. Num documento …

Bancos avisam: Proibir comissões vai levar a fecho de balcões e despedimentos

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) é contra a proibição de comissões bancárias ou a sua limitação em valor e em número, no MB Way e nos contratos de crédito. As propostas vão ser discutidas …

Juiz Vaz das Neves usou Relação de Lisboa para ganhar 280 mil euros com julgamento privado

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, usou o salão nobre do tribunal para um julgamento privado com o qual ganhou 280 mil euros. De acordo com o jornal Público, …

Sergio Ramos é rei e senhor dos cartões vermelhos. Domina em todas as provas

O central Sergio Ramos foi esta quarta-feira expulso pela 26.ª vez na derrota do Real Madrid no Bernabéu frente ao Manchester City (2-1), na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O futebolista espanhol …

Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos. Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital …

SC Braga eliminado da Liga Europa. FC Porto e Benfica obrigados a vencer

O Sporting de Braga perdeu esta quarta-feira por 1-0 na receção aos escoceses do Rangers, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, sendo eliminado da competição europeia. O …

Pássaro com 46 mil anos encontrado com penas e garras intactas na Sibéria

Os arqueólogos já descobriram muitos espécimes antigos notáveis no permafrost da Sibéria. Desta feita, encontraram os restos mumificados de um pássaro com 46 mil anos que ainda tem penas e garras intactas. De acordo com a …