O avião-baleia já está ao serviço da Airbus

O BelugaXL, da Airbus, é um avião-baleia e é a aeronave com mais espaço de carga do mundo. O avião foi desenvolvido para transportar peças de aviões entre as várias fábricas da empresa europeia e pontos das linhas finais de montagem. 

O BelugaXL não é um avião de passageiros, por isso não será possível viajar neste avião-baleia. Porém, o Beluga vai desempenhar um papel crucial na construção de muitos dos aviões comerciais de passageiros em que todos voaremos nas próximas décadas.

“O BelugaXL entrou em serviço, fornecendo à Airbus 30% de capacidade de transporte extra para apoiar o aumento contínuo da produção de programas de aeronaves comerciais”, informou a empresa em comunicado, confirmando a realização do “primeiro voo operacional” da “baleia voadora” na passada quinta-feira.

O avião foi anunciado em 2014 e apresentado publicamente em 2018. Tem 63 metros de comprimento e 8,8 metros de largura de fuselagem. Em termos de dimensões e capacidade, quando comparado com o avião anterior, o BelugaST, o XL pode transportar “duas asas do Airbus A350 XWB” enquanto o ST “só pode carregar uma”. Com uma carga potencial de 51 toneladas, pode voar quatro mil quilómetros.

A entrada ao serviço acontece depois de ter recebido a certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (AESA), que chegou “após uma campanha intensiva de voos de teste”. O BelugaXL realizou “mais de 200” voos, “somando mais de 700 horas de voos”.

A decoração do avião – que tem olhos azuis, uma “cabeça” de baleia e um largo sorriso no cockpit – foi escolhida democraticamente. Cerca de 20 mil funcionários da Airbus votaram em seis propostas diferentes, de acordo com a CNN.

O mapa de voos do avião-baleia deverá ser entre onze locais de produção na Europa e as linhas de montagem finais de aparelhos da empresa em Toulouse, na França, e Hamburgo, na Alemanha.

A Airbus planeia construir mais cinco BelugaXL e o próximo deverá entrar ao serviço até 2023.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pequenas correcções: o Airbus Beluga XL voou pela primeira vez a 19 de Julho de 2018 e entrou ao serviço da empresa, a Airbus Transport International, a 9 de Janeiro de 2020. Primeiro voo é entrada ao serviço são coisas diferentes; outro detalhe, é que o anterior era o ST, de Super Transporter, e não XT, como aparece no texto, ainda que sabendo que foi erro de digitação.

RESPONDER

Para Costa, proposta de orçamento da UE não é "adequada" nem "justa" para Portugal

O primeiro-ministro reafirmou, esta segunda-feira, a sua oposição à proposta de orçamento para a União Europeia (UE) por "não corresponder às necessidades" da Europa, nem conter um financiamento "adequado e justo" para Portugal. "O presidente do …

Guterres diz que a crise climática é o maior obstáculo para a paz mundial

No Paquistão, o quinto país mais ameaçado pelos efeitos das mudanças climáticas, o secretário-geral das Nações Unidas destacou a questão da água como o maior perigo para o país. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, …

Ministério Público abre inquérito aos insultos racistas a Marega

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou, esta segunda-feira, a instauração de um inquérito aos insultos racistas ao jogador maliano do FC Porto, no passado domingo. Em resposta a vários meios de comunicação portugueses, nomeadamente o jornal …

BdP sem poder para sancionar Revolut ou N26 por incumprimento de normas

O Banco de Portugal não tem poder para sancionar instituições estrangeiras que operam em Portugal pela livre prestação de serviços, pelo que reclamações e eventuais sanções pelo não cumprimento de normas de conduta cabem às …

É oficial. Casillas é candidato à presidência da federação espanhola

O guarda-redes espanhol anunciou, esta segunda-feira, que vai candidatar-se à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), confirmando o fim próximo da carreira profissional. "Sim, vou candidatar-me à presidência da RFEF quando se convocarem eleições. …

Jorge Miranda considera que eutanásia "fere flagrantemente" a Constituição

Jorge Miranda, considerado o pai da Constituição Portuguesa por ter sido um dos principais autores do primeiro texto constitucional pós-25 de abril, não tem dúvidas de que a eutanásia "fere flagrantemente" a Constituição. O Constitucionalista Jorge …

Novo caso suspeito de Covid-19 em Portugal. Outros dois deram negativo

Os exames aos casos suspeitos em Portugal de infeção do novo coronavírus de uma criança em Lisboa e de uma outra pessoa no Porto deram resultado negativo, informou a Direção-Geral de Saúde, que anunciou, porém, …

BBC está na mira de Boris (e pode deixar de existir como a conhecemos)

Há uma guerra entre Boris Johnson e a emissora britânica BBC que pode levar a uma remodelação profunda. Nos planos do executivo está acabar com a taxa da televisão e fazer com que os telespetadores …

Desapareceram brinquedos doados ao hospital de Évora. Utentes levaram-nos para casa

Foi graças a uma campanha nas redes sociais que uma enfermeira conseguiu equipar a pediatria do Hospital de Évora com brinquedos, para humanizar o espaço. Mas em poucos dias, estes brinquedos foram desaparecendo porque alguns …

Centeno "não vai fazer fretes" ao Governo no Banco de Portugal

No seu habitual espaço de comentário da SIC, Luís Marques Mendes disse que Mário Centeno "não vai fazer fretes nem favores ao Governo" quando estiver no Banco de Portugal. Marques Mendes defende que a passagem direta …