Cientistas observaram pela primeira vez uma ave marinha a usar ferramentas

Jon Gretarsson / Wikimedia

Fradinho, também chamado papagaio-do-mar

O primeiro exemplo do uso de ferramentas por parte de aves marinhas foi documentado nos fradinhos, também chamados papagaios-do-mar, que utilizam paus para coçar-se.

Nas últimas décadas, os cientistas têm encontrado muitos exemplos de animais que usam ferramentas. Por exemplo, em outubro do ano passado, investigadores observaram, pela primeira vez, javalis das Visayas a usar paus para cavar e construir ninhos.

Apesar de várias aves também o fazerem, este comportamento ainda não tinha sido observado em aves marinhas. Até agora. De acordo com a agência Europa Press, um fradinho, também chamado papagaio-do-mar, foi visto a usar um pau para coçar-se.

Os três investigadores da Universidade de Oxford e do Centro de Investigação de Natureza do Sul da Islândia relatam esta descoberta no estudo publicado, em dezembro de 2019, na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Para além de representar o primeiro uso conhecido de uma ferramenta por uma ave marinha, também se trata da primeira observação de uma ave que utiliza uma ferramenta para se coçar.

Os investigadores destacam que o pássaro habitava a ilha de Grimsey, na Islândia, local onde as aves sofrem com parasitas na sua plumagem. Além disso, a equipa aponta que, no ano passado, era também conhecido pelas infestações de carraças.

Apesar dessa situação, os cientistas assinalam que presenciaram a este comportamento em dois lugares separados por uma grande distância, o que pode mostrar que o uso de ferramentas entre os fradinhos é comum.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Finanças admitem queda de 9% no PIB. Governo prepara-se para rever projeção inicial de 6,9%

O Ministério das Finanças admite a possibilidade de que a queda do PIB se aproxime dos 9%, revelou esta quinta-feira o Jornal de Negócios, adiantando que o Governo se prepara para rever a projeção inicial …

Vacina de Oxford testada em humanos com "resultados promissores"

Os testes clínicos em humanos da potencial vacina contra a covid-19 que a Universidade de Oxford criou tiveram "resultados prometedores" e desencadearam a resposta imunitária que se pretendia. Os testes em humanos, que desde abril envolveram …

Goa decreta novo confinamento, com Índia a rondar um milhão de casos

Depois de ter aberto portas ao turismo, Goa decreta um novo confinamento de três dias. Registaram-se 198 novos casos nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia. O estado de Goa, …

Tribunal da Concorrência confirma coima de 75 mil euros a Ricardo Salgado

O Tribunal da Concorrência confirmou, esta quinta-feira, a coima de 75 mil euros aplicada pelo Banco de Portugal a Ricardo Salgado, no caso do financiamento do Grupo Alves Ribeiro (GAR) para compra de ações da …

Mais três mortes e 339 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 339 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da DGS. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos …

Crise entrou em nova fase mas mundo "não está fora de perigo", diz FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse esta quinta-feira que a crise provocada pela pandemia entrou numa nova fase, que exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa", alertando que o mundo …

China bane importação de ovelhas portuguesas

As alfândegas chinesas baniram as importações de ovelhas e produtos relacionados de Portugal, alegando um aviso da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de paraplexia enzoótica dos ovinos na Guarda. A notícia foi avançada …

Tânia já pode abraçar os filhos. Livrou-se do coronavírus ao 16º teste após 4 meses isolada

A algarvia Tânia Poço foi, finalmente, dada como "curada" de covid-19 após quatro meses de confinamento. Aquele que terá sido o caso mais prolongado da infecção em Portugal, chegou ao fim com o 16º teste …

Exame de Matemática A criticado. Prova "infeliz" não permite "distinguir" alunos

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) criticou esta quinta-feira a elaboração do exame nacional de Matemática A, prova realizada por mais de 38.699 alunos que pretendem concorrer ao Ensino Superior. No entender da SPM, "o …

Ninguém quer o novo aeroporto do Montijo. Medina apela a "avanço" na decisão

Autarcas e ambientalistas foram ouvidos, esta quarta-feira, no Parlamento, onde se discutiu o projeto do novo Aeroporto do Montijo. A posição de ambos parece clara: ninguém quer avançar com a ideia. A construção do aeroporto …