/

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos.

Os porcos não gostam só de chafurdar na lama e dão provas de que até são capazes de alguns comportamentos socialmente inteligentes. Caso disso foi o vídeo registado por cientistas que mostra um grupo destes animais a usar ferramentas pela primeira vez.

De acordo com o IFLScience, os protagonistas deste registo são javalis das Visayas (Sus cebifrons), uma espécie ameaçada nativa de duas ilhas das Filipinas. Os animais foram filmados a usar paus para cavar e construir ninhos no Ménagerie, le zoo du Jardin des Plantes, um jardim zoológico em Paris, França.

A autora do estudo, Meredith Root-Bernstein, publicado na revista Mammalian Biology, apercebeu-se desta situação quando uma das fêmeas, de seu nome Priscilla, estava a escavar para fazer um ninho com um pau na boca.

Numa série de experimentos em 2016 e 2017, a investigadora e a sua equipa documentaram três dos quatro porcos a cavar o solo usando um pau na boca. Isto sugere que o comportamento foi transmitido socialmente entre a família.

Há muitos animais que conseguem usar ferramentas, desde orangotangos a gibões, passando por polvos e insetos. Na verdade, algumas espécies, como os primatas, podem até usar ferramentas para dezenas de usos diferentes.

No entanto, o uso de ferramentas não significa necessariamente que um animal é super inteligente. Por exemplo, as formigas usam-nas para procurar comida e possivelmente têm consciência de si mesmas. Porém, não as consideramos animais “inteligentes” no mesmo sentido dos chimpanzés ou golfinhos.

Embora os investigadores ainda não consigam encaixar de forma clara o comportamento destes porcos, argumentam que esta situação pode ser definida como a primeira ferramenta espontânea observada na família Suidae, o grupo de mamíferos que inclui porcos e javalis.

“Muito poucas espécies sabem usar ferramentas em benefício próprio e, em relação aos porcos, é praticamente inédita a observação deste comportamento”, disse a cientista à CNN, citada pela revista Visão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.