Wisdom é uma albatroz que perdeu recentemente o seu companheiro de vida. Encontrou um novo a semana passada e, com a sua ajuda, tornar-se-á em breve a mãe mais velha do mundo (das aves) aos 74 anos.
A maioria dos albatrozes nem sequer passa dos 45 anos, mas Wisdom, a ave mais velha do mundo, pôs um ovo aos 74 anos, depois de encontrar um novo companheiro de acasalamento.
A velha albatroz vai ser “mãe”, pouco depois de ter perdido o seu parceiro ao qual se manteve fiel durante 60 anos.
SHE DID IT AGAIN!
Wisdom, the world’s oldest known wild bird, is back with a new partner and just laid yet another egg.
At an approximate age of 74, the queen of seabirds returned to Midway Atoll National Wildlife Refuge last week and began interacting with a male. pic.twitter.com/6qomvs0rKL
— USFWS Pacific (@USFWSPacific) December 3, 2024
O notável acontecimento teve lugar no Atol de Midway, no Norte do Oceano Pacífico, local ao qual Wisdom tem regressado anualmente desde que lá foi colocada pela primeira vez por biólogos, em 1956. Chandler Robbins colocou um localizador num albatroz aleatório. Durante 46 anos, o pássaro deixou de ser visto, até reaparecer em 2002, altura em que o biólogo analisou novamente a ave. A sua aparente idade avançada e boa saúde renderam-lhe o nome de Wisdom (inglês para “sabedoria”).
Normalmente, os albatrozes começam a pôr ovos por volta dos cinco anos de idade, o que leva os investigadores a supor que Wisdom tem, pelo menos, 74 anos.
Ao longo da sua vida, estima-se que tenha posto entre 50 e 60 ovos, dos quais 30 se tornaram crias. A maior parte da sua descendência foi criada com o seu companheiro de longa data, Akeakamai, com quem partilhou uma ligação de seis décadas.
Akeakamai deixou de regressar ao seu local de nidificação há alguns anos — presume-se que tenha falecido. Em março deste ano, Wisdom foi observada a cortejar outros albatrozes, aumentando as esperanças de que pudesse encontrar um novo parceiro.
Os albatrozes geralmente acasalam para toda a vida, mas podem formar novos laços se sobreviverem aos seus parceiros. Nada que uma bela dança de acasalamento não resolva:
Em novembro, Wisdom regressou ao atol e foi vista com um novo parceiro. Esta terça-feira, o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA confirmou que ela tinha posto um ovo outra vez: “VOLTOU A FAZÊ-LO!”.
“A cada ano que Wisdom volta, aprendemos mais sobre quanto tempo as aves marinhas podem viver e criar filhotes”, explicou a bióloga do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, Dra. Beth Flint, em comunicado de 2021: “O seu regresso não só inspira os amantes de aves em todo o lado, como também nos ajuda a compreender melhor como podemos proteger estas graciosas aves marinhas e o habitat de que necessitam para sobreviver no futuro.”
“Ela é única”, disse, citado pelo IFL Science, o biólogo Jon Plissner à BBC. “Não conhecemos nenhuma outra que esteja sequer perto da sua idade. O mais próximo que conhecemos e que está aqui atualmente tem cerca de 45 anos, por isso é muito raro.”
O período de incubação dos ovos de albatroz é de 64-65 dias, o que significa que se espera que a cria de Wisdom nasça em janeiro ou fevereiro do próximo ano. De acordo com o biólogo Jon Plissner, o ovo tem grandes hipóteses de sobreviver, uma vez que cerca de 70-80% dos ovos postos em Midway eclodem anualmente, com sucesso, voando para fora do ecol quando preparados.
Uma história de amor na velhice.