Em Seattle, uma avaria numa arca originou uma corrida para dar 1.600 vacinas em poucas horas

Twitter

Fila para acesso às vacinas

Depois de um problema de refrigeração ameaçar a viabilidade de mais de 1.600 doses de vacinas contra a covid-19, hospitais em Seattle chamaram pessoas nas redes sociais para que viessem tomá-las o mais rápido possível.

As autoridades garantem que deram o seu melhor para dar as vacinas às pessoas que estavam previstas para a vacinação prioritária. Isto significa que tentaram recolher trabalhadores de alto risco na área da saúde, residentes e pessoal em lares, bem como pessoas com 65 anos ou mais.

“URGENTE: Temos 588 primeiras doses de Moderna, marcações disponíveis de 28 de Janeiro às 23h a 29 de Janeiro às 2h da manhã”, publicou no Twitter o Swedish Hospital, por volta das 23h com um link para as marcações, limitando-as às pessoas em grupos de alta prioridade, já autorizadas a receber a vacina.

De acordo com o Público, em vários locais, os trabalhadores chamaram os líderes sindicais, a polícia e os bombeiros, num esforço para não desperdiçar doses.

Durante toda a noite, profissionais e voluntários de um dos maiores sistemas de cuidados de saúde sem fins lucrativos em Seattle, o Swedish Health Services, apressaram-se a administrar centenas de doses da vacina contra o coronavírus, que expirariam de manhã cedo, após uma avaria numa arca congeladora.

Já nas últimas injeções, profissionais de saúde e voluntários correram para a rua numa noite fria. Chegaram a vacinar uma pessoa pela janela de um carro, contou Kevin Brooks, o chefe de operações que ajudou a coordenar o processo na clínica na Universidade de Seattle.

Confrontados com frascos a expirar, os profissionais de saúde distribuíram as doses de vacinas a alta velocidade, por vezes a quem quer que encontrassem.

No final, nenhuma das mais de 1.600 doses que em breve expirariam, em Seattle, foi desperdiçada, disseram os oficiais de saúde, após uma luta que mostrou tanto a enorme pressão sobre aqueles que imunizam milhões de americanos, como a esperança que estas doses de vacina trazem.

As últimas vacinas foram dadas por volta das 3h45 da manhã no meio da rua.

Todas as pessoas que receberam as vacinas durante a noite irão também ter acesso a segundas doses, independentemente da sua prioridade, disseram os responsáveis.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …

Casa Branca oferece "telefonema educativo" a Nicki Minaj para acalmar apreensões sobre a vacina

Depois de um tweet de Nicki Minaj se ter tornado viral por associar a vacina contra a covid-19 à impotência, a Casa Branca convidou a rapper para um telefonema com especialistas para esclarecerem as suas …

Baterias de lítio-enxofre melhores e mais baratas? O segredo é uma pitada de açúcar

Uma colher cheia de açúcar pode ser o suficiente para permitir que um veículo elétrico faça uma viagem de Melbourne a Sidney (878 km) com uma única carga. Atualmente, os automóveis elétricos e os telemóveis utilizam …