Em Seattle, uma avaria numa arca originou uma corrida para dar 1.600 vacinas em poucas horas

Twitter

Fila para acesso às vacinas

Depois de um problema de refrigeração ameaçar a viabilidade de mais de 1.600 doses de vacinas contra a covid-19, hospitais em Seattle chamaram pessoas nas redes sociais para que viessem tomá-las o mais rápido possível.

As autoridades garantem que deram o seu melhor para dar as vacinas às pessoas que estavam previstas para a vacinação prioritária. Isto significa que tentaram recolher trabalhadores de alto risco na área da saúde, residentes e pessoal em lares, bem como pessoas com 65 anos ou mais.

“URGENTE: Temos 588 primeiras doses de Moderna, marcações disponíveis de 28 de Janeiro às 23h a 29 de Janeiro às 2h da manhã”, publicou no Twitter o Swedish Hospital, por volta das 23h com um link para as marcações, limitando-as às pessoas em grupos de alta prioridade, já autorizadas a receber a vacina.

De acordo com o Público, em vários locais, os trabalhadores chamaram os líderes sindicais, a polícia e os bombeiros, num esforço para não desperdiçar doses.

Durante toda a noite, profissionais e voluntários de um dos maiores sistemas de cuidados de saúde sem fins lucrativos em Seattle, o Swedish Health Services, apressaram-se a administrar centenas de doses da vacina contra o coronavírus, que expirariam de manhã cedo, após uma avaria numa arca congeladora.

Já nas últimas injeções, profissionais de saúde e voluntários correram para a rua numa noite fria. Chegaram a vacinar uma pessoa pela janela de um carro, contou Kevin Brooks, o chefe de operações que ajudou a coordenar o processo na clínica na Universidade de Seattle.

Confrontados com frascos a expirar, os profissionais de saúde distribuíram as doses de vacinas a alta velocidade, por vezes a quem quer que encontrassem.

No final, nenhuma das mais de 1.600 doses que em breve expirariam, em Seattle, foi desperdiçada, disseram os oficiais de saúde, após uma luta que mostrou tanto a enorme pressão sobre aqueles que imunizam milhões de americanos, como a esperança que estas doses de vacina trazem.

As últimas vacinas foram dadas por volta das 3h45 da manhã no meio da rua.

Todas as pessoas que receberam as vacinas durante a noite irão também ter acesso a segundas doses, independentemente da sua prioridade, disseram os responsáveis.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …

Seca pode ser a "próxima pandemia e não há vacinas que a curem", alerta a ONU

A seca e a escassez de água podem afetar o planeta de forma sistémica se não forem tomadas medidas urgentes sobre a gestão da água e dos solos, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) …

Três portugueses morrem em desabamento de escola na Bélgica

O desabamento de uma escola em construção em Antuérpia, na Bélgica, provocou, esta sexta-feira, a morte de três portugueses. As circunstâncias em que o desabamento ocorreu ainda não são conhecidas. Fonte consular portuguesa confirmou à RTP …

António Oliveira desiste de candidatura à Câmara de Gaia

Esta sexta-feira, numa reunião de emergência, António Oliveira, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou ao líder do PSD, Rui Rio, a sua desistência da corrida eleitoral. António Oliveira tinha sido a escolha de …

Elemento da comitiva olímpica portuguesa recusou vacina

Todas as outras pessoas que estarão em Tóquio, a representar Portugal, já foram vacinados contra a COVID-19. Quase todos os membros da comitiva olímpica portuguesa, que vão estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foram vacinados contra …

Os balões incendiários são a mais recente arma nas tensões Israel-Hamas

Durante a noite, forças israelitas voltaram a quebrar o cessar-fogo e lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários lançados pelo Hamas. Ativistas palestinianos lançaram dezenas de balões incendiários por cima …

Croácia 1-1 República Checa | Perisic empata e ninguém se chateia

A República Checa empatou hoje a um golo com a Croácia, em encontro da segunda jornada do Grupo D do Euro2020 de futebol, disputado em Glasgow, colocando-se em boa posição para chegar aos oitavos de …

Rio Ave não vai admitir adeptos nos jogos

Federação confirmou que o público pode voltar ao futebol mas o clube de Vila do Conde considera que a medida anunciada é injusta e tardia. Algumas competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol estão autorizadas a …

Parlamento levanta imunidade a André Ventura

O levantamento da imunidade parlamentar permite a André Ventura responder perante o Tribunal Judicial da Comarca de Braga sobre o jantar-comício nas presidenciais, que contou com mais de 170 pessoas. O Parlamento levantou, esta sexta-feira, a …