Autoridades belgas encontram novo supeito de ligações aos ataques de Paris

Foi detido na Bélgica um novo suspeito de ligações aos atentados de Paris que ocorreram em novembro passado, anunciou esta quinta-feira a Procuradoria belga.

Esta detenção acontece um dia depois do Conselho de Ministros belga ter decidido manter 700 militares nas ruas até ao próximo dia 20 de janeiro.

De acordo com o Ministério Público belga, citado pela AFP, o novo suspeito de ligações aos ataques na capital francesa chama-se Abdullah C., nasceu em 1985 e tem nacionalidade belga.

O detido terá mantido contacto por telefone com o primo de Abdelhamid Abaaoud, o presumível cérebro dos ataques que aconteceram a 13 de novembro.

Abdullah é a nona pessoa indiciada na Bélgica como parte da investigação sobre os atentados. As anteriores detenções foram feitas no início de dezembro e envolvem o francês Samir Z. e o belga Pierre N, dois moradores do bairro de Molenbeek.

O suposto responsável pela logística dos atentados continua a monte. Salah Abdeslam é neste momento o homem mais procurado na Europa.

De acordo com o jornal Le Parisien, o belga confessou aos cúmplices que o ajudaram a fugir que participou no assassinato das 130 pessoas.

“Disse que estava num dos carros e que tinha usado uma arma kalashnikov para matar pessoas”, contou um dos dois cúmplices, que foram detidos e acusados de “assassinato e participação em atividades de uma organização terrorista”.

Abdeslam acrescentou ainda que deixou propositadamente o documento de identidade do seu irmão Brahim num carro abandonado, para que o seu nome fosse conhecido por todo o mundo.

De acordo com o relato, durante a viagem para a Bélgica, Abdeslam estava muito nervoso, disse que planeava vingar-se da morte do irmão e que “os franceses iam torturá-lo” se fosse apanhado.

O diário francês informa ainda que Abdeslam não foi para Molenbeek, tendo pedido que o deixassem em Schaerbeerk, nos subúrbios da capital belga, onde o esperava uma outra pessoa. Despediu-se e disse que nunca mais o voltariam a ver.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.