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Conduzir a 250 km/h: o país europeu (e único no mundo) sem limites em auto-estradas

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Para os amantes de velocidade (e do risco), será um destino atraente para estas férias. É único no mundo.

Este artigo não é para dar ideias.

Em altura de férias para milhares de portugueses, e em que muitos deles vão conduzir muito nas próximas semanas, fomos espreitar os limites de velocidade em auto-estradas de diversos países.

Por cá, já sabemos: máximo de 120 quilómetros por hora na grande maioria do percurso das auto-estradas portuguesas.

É um limite máximo partilhado por diversos países: Espanha, Irlanda, Índia, Macedónia do Norte, África do Sul ou Venezuela, por exemplo. Na Bielorrússia e no Vietname também, mas aqui há limites diferentes para as motas: 90 km/h e 100 km/h, respectivamente.

Na Ásia há topos distintos: na Indonésia e em Macau há auto-estradas com máximo de 60 km/h (em Macau não se passa dos 80 km/h em nenhuma) e no Irão há alguns limites de 70 km/h.

A maioria dos países (não vamos mencionar aqui todos) tem máximos que variam entre os 100 e os 130 quilómetros por hora.

E agora vamos aos números mais altos: 140 km/h no Cazaquistão, na Bulgária e há auto-estradas com o limite de 160 km/h nos Emirados Árabes Unidos.

A excepção

Mas realmente há um país no mundo – um só – que tem diversas auto-estradas sem limite de velocidade.

A Alemanha. Há estradas e secções que têm limites, normalmente entre os 80 e os 130 quilómetros por hora.

Mas, como lembra o portal Autobahn Speedhunter (nome apropriado), no geral não há limite de velocidade: o condutor tem o direito de conduzir à velocidade que quiser.

Eis o mapa das auto-estradas sem limite máximo de velocidade:

É um sistema que funciona, na globalidade. Uma viagem de 200 quilómetros faz-se em pouco mais de uma hora, muitas vezes. Sem problemas.

“Passas muito mais tempo a olhar pelos espelhos, já que a mancha a cerca de um quilómetro atrás de ti pode rapidamente transformar-se num BMW que te está a ultrapassar a 250 km/h“, lê-se numa partilha no Yahoo.

Há recomendações. Placas que vão aparecendo a indicar a velocidade que se recomenda conduzir naquela zona. Não é obrigatório por lei.

Mas nessas zonas, se há acidente, o condutor culpado é quase sempre aquele que não respeitou a velocidade recomendada – seja qual for o contexto do choque, a seguradora tem o direito de não pagar.

Voltando aos limites, há um limite mínimo na Alemanha: 60 km/h.

Na Islândia, no Liechtenstein ou em Gibraltar, foi fácil encontrar os limites: não há auto-estradas. Pelo menos, no conceito que conhecemos.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

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12 Comments

  1. Também neste artigo, seria indicar a % de acidentes em relação ao veículos que circulam nessas estradas, já que se diz que a velocidade é o monstro que causa acidentes, seria expectável que a Alemanha estivesse no top 1 de acidentes graves e muito, muito, muito à frente de Portuga!!!

  2. Exatamente como o Paulo L, coloco a mesma questão. Na verdade em nome da “segurança dos outros” criaram-se inúmeros empregos (vulgos tachos) que enchem os bolsos a si próprios e ao estado com multas e coisinhas. Evidentemente a velocidade não é o factor X para os acidentes, caso contrário há muito que as grandes construtoras Alemãs de automóveis já tinham fechado portas. Voltando à questão inicial, gostava de saber os números das estradas Alemãs que não têm limites de velocidade e comparar com a média europeia onde há limites de velocidade em todo o lado e as estradas são uma espécie de pachwork de erros de cálculo de engenharia e construção /manutenção.

  3. Vivo na Alemanha. Sendo verdade que não existe um limite máximo legal de velocidade nas auto-estradas alemãs, não conheço uma única em que seja possível percorrer todo o trajeto sem limitações de velocidade. Existem em todas as auto-estradas sinais de velocidade máxima a fixar o limite em determinados troços, temporária ou permanentemente. Já fui multado na A66, próximo a Frankfurt por ir a 138Km, num local que estaria limitado, por sinalização vertical, a 120Km/h.
    É também bastante comum, os portais com sinalização electrónica dos limites de velocidade. Estes podem estar apagados se as condições da via forem favoráveis, como podem estar a indicar um limite entre 60 e 130Km/h, dependendo de factores como tráfego, condições climatéricas, obras ou acidentes á frente, etc.

  4. Enquanto isso a parvice dos pesados não poder passar os 80 km a hora justamente no mesmo país que não há limite para os carros !!! Enquanto nos outros países
    limite é os 90 …. santa ignorância

  5. Aplaudo os dois comentários anteriores!!! De facto, com toda a melhoria e tecnologia que tem vindo a ser incluída na construção de novos carros, continuamos com o mesmo limite de ha 40 anos? ridículo… nem se disfarça sequer a caça a multa…

  6. As autoestradas alemães ja foram melhor.
    Foi Adolf Hitler que pedeu para demonstrar o que os alemães são capazes.
    Em 1938 foi estabelecido um recorde que até hoje permanece.
    De Frankfurt pare Darmstadt na A5 estabelecesse nesse ano um recorde 438 kilometros/hora!
    Sendo a Alemanha o únicos até hoje com estes atributos o que significa para o resto?

  7. B dia, ninguém fala das autoestradas cá a preços incomportáveis mal construídas sem sinalização confusa, depois temos condutores com um copo a mais e corredor de fórmula 3, já fizeram um cálculo à 120 km
    Outro a 300, há mais desastres a 120 .

  8. A cena da velocidade, e um esquema que interessa ao estado para arrecadar impostos depois as seguradoras que cobram e aumentam prêmios de seguro apesar das estatísticas terem concluído que as medidas tomadas reduziram os acidentes em 35%, os seguros deviam ser pagos em menor percentagem igual .

  9. Macau não tem autoestradas, as velocidades de 80 Km/h só são permitidas nas pontes entre a Taipa e Macau, no resto das estradas de Macau o limite é de 60 Km/h

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