/

Autárquicas: PS reivindica vitória e acredita que ganha em Lisboa

(dr) PSocialista / Flickr

José Luis Carneiro

O secretário-geral adjunto do PS reivindicou hoje vitória do seu partido nas eleições autárquicas, dizendo que irá vencer em número de câmaras e de freguesias, e manifestou-se confiante no quinto triunfo consecutivo em Lisboa.

Esta posição foi transmitida por José Luís Carneiro numa declaração em que também assinalou que a abstenção nas eleições autárquicas deste domingo será inferior àquela que se registou nas eleições presidenciais de janeiro passado.

“De acordo com todos os indicadores, o PS vai voltar a ganhar as eleições autárquicas e constitui-se como a grande referência do Poder Local democrático. É o maior partido nos municípios e nas freguesas”, afirmou.

O “número dois” da direção dos socialistas apontou que o PS “vence pela terceira vez consecutiva, o que é digno de merecer um sublinhado especial”.

Interrogado sobre a situação de empate técnico em Lisboa, que segundo as projeções se verifica entre as coligações lideradas pelo PS e pelo PSD, José Luís Carneiro começou por dizer que não pretendia pronunciar-se sobre sondagens.

“Importa destacar que, das seis sondagens conhecidas, o PS ganha em três dos municípios, em dois deles reforçando a sua posição”, disse, numa alusão a Almada e Amadora.

No caso de Lisboa, José Luís Carneiro procurou desvalorizar o resultado da coligação liderada pelo PSD na capital do país. Para o efeito, somou os resultados alcançados pelos sociais-democratas e CDS-PP em 2017.

Quer o Rui Rio, quer Carlos Moedas, nada trouxeram de significativo ao resultado de 2017. Caso se some o resultado do CDS e do PSD em 2017, verifica-se que se está na ordem dos 32%. O PS, tudo indica, ganhará pela quinta vez consecutiva”, declarou.

O secretário-geral adjunto do PS deixou depois “uma palavra de reconhecimento a Fernando Medina”, presidente da Câmara e recandidato socialista à autarquia.

As primeiras projeções da SIC dão um empate entre o presidente da Câmara, Fernando Medina, e o candidato do PSD, Carlos Moedas. Também a projeção RTP dá resultados muito próximos entre os dois candidatos, com Fernando Medina a obter 31-35% dos votos (6 a 8 mandatos), e Carlos Moedas com 32-36% (também 6 a 8 mandatos).

Em Coimbra, segundo as primeiras projeções desta noite, o ex-bastonário da Ordem dos Médicos e candidato do PSD, José Manuel Silva, conquista ao PS a Câmara Municipal de Coimbra, com margem confortável.

Segundo a projeção SIC, José Manuel Silva obterá 43.6 a 47.6% dos votos (5 a 7 mandatos) seguido do atual presidente da Câmara, Manuel Machado, com 28.9 a 32.9% (3 a 5). Estas projeções perspectivam uma maioria absoluta para o candidato do PSD.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.