Autárquicas: PS reivindica vitória e acredita que ganha em Lisboa

(dr) PSocialista / Flickr

José Luis Carneiro

O secretário-geral adjunto do PS reivindicou hoje vitória do seu partido nas eleições autárquicas, dizendo que irá vencer em número de câmaras e de freguesias, e manifestou-se confiante no quinto triunfo consecutivo em Lisboa.

Esta posição foi transmitida por José Luís Carneiro numa declaração em que também assinalou que a abstenção nas eleições autárquicas deste domingo será inferior àquela que se registou nas eleições presidenciais de janeiro passado.

“De acordo com todos os indicadores, o PS vai voltar a ganhar as eleições autárquicas e constitui-se como a grande referência do Poder Local democrático. É o maior partido nos municípios e nas freguesas”, afirmou.

O “número dois” da direção dos socialistas apontou que o PS “vence pela terceira vez consecutiva, o que é digno de merecer um sublinhado especial”.

Interrogado sobre a situação de empate técnico em Lisboa, que segundo as projeções se verifica entre as coligações lideradas pelo PS e pelo PSD, José Luís Carneiro começou por dizer que não pretendia pronunciar-se sobre sondagens.

“Importa destacar que, das seis sondagens conhecidas, o PS ganha em três dos municípios, em dois deles reforçando a sua posição”, disse, numa alusão a Almada e Amadora.

No caso de Lisboa, José Luís Carneiro procurou desvalorizar o resultado da coligação liderada pelo PSD na capital do país. Para o efeito, somou os resultados alcançados pelos sociais-democratas e CDS-PP em 2017.

Quer o Rui Rio, quer Carlos Moedas, nada trouxeram de significativo ao resultado de 2017. Caso se some o resultado do CDS e do PSD em 2017, verifica-se que se está na ordem dos 32%. O PS, tudo indica, ganhará pela quinta vez consecutiva”, declarou.

O secretário-geral adjunto do PS deixou depois “uma palavra de reconhecimento a Fernando Medina”, presidente da Câmara e recandidato socialista à autarquia.

As primeiras projeções da SIC dão um empate entre o presidente da Câmara, Fernando Medina, e o candidato do PSD, Carlos Moedas. Também a projeção RTP dá resultados muito próximos entre os dois candidatos, com Fernando Medina a obter 31-35% dos votos (6 a 8 mandatos), e Carlos Moedas com 32-36% (também 6 a 8 mandatos).

Em Coimbra, segundo as primeiras projeções desta noite, o ex-bastonário da Ordem dos Médicos e candidato do PSD, José Manuel Silva, conquista ao PS a Câmara Municipal de Coimbra, com margem confortável.

Segundo a projeção SIC, José Manuel Silva obterá 43.6 a 47.6% dos votos (5 a 7 mandatos) seguido do atual presidente da Câmara, Manuel Machado, com 28.9 a 32.9% (3 a 5). Estas projeções perspectivam uma maioria absoluta para o candidato do PSD.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vacinação simultânea contra gripe e covid-19 arranca na segunda-feira

A vacinação em simultâneo contra a covid-19 e a gripe inicia-se na segunda-feira, abrangendo cerca de dois milhões de pessoas com 65 ou mais anos, adiantou à agência Lusa a diretora-geral da Saúde. "A norma vai …

Dois caranguejos à beira-mar

Os caranguejos são "hipnotizados" pelos campos eletromagnéticos dos cabos submarinos

Um novo estudo mostrou que os cabos submarinos podem estar a ter um "efeito hipnotizante" nos caranguejos castanhos. Mais preocupante: o campo eletromagnético produzido pelos cabos pode causar alterações celulares nos caranguejos comestíveis, tornando-os mais …

Método usa "capa de invisibilidade sonora" para fazer desaparecer objetos

Uma equipa de investigadores do Instituto de Geofísica de Zurique, na Suíça, desenvolveu um método que usa a acústica para ocultar objetos.  Quando ouvimos música, não ouvimos apenas as notas produzidas pelos instrumentos: estamos também imersos …

O planeta Vénus

Vénus já teve oceanos? De maneira nenhuma, dizem astrofísicos

Vénus já teve oceanos? Não, segundo o novo estudo de uma equipa de astrofísicos da Universidade de Genebra e da NCCR PlanetS, na Suíça. Nos últimos anos, vários estudos têm sugerido que Vénus pode já ter …

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …