Autarquias gastam mais de 5 milhões de euros com iluminações de Natal

Um pouco por todo o país, as autarquias deverão gastar mais este ano com as iluminações de Natal. Os maiores investimentos por parte das autarquias resultam num valor superior a cinco milhões de euros, que representa cerca de mais dois milhões face aos 3,6 milhões investidos no ano anterior.

De acordo com o Correio da Manhã, que avança as estimativas de gastos nesta segunda-feira, é a Madeira que regista mais investimento: cerca de 1,8 milhões de euros que, para além da iluminação do Funchal, incluem também o fogo de artifício para a Passagem de Ano, e as iluminações do Carnaval de 2019.

Segue-se depois Lisboa, que ocupa o segundo lugar das autarquias com mais gastos. Face aos 650 mil euros aplicados no ano anterior, a capital reforça este ano o investimento, tendo gasto 800 mil euros para a colocação de mais de dois milhões de lâmpadas led para a iluminações deste Natal.

No total, Lisboa canaliza mais 670 mil euros para um conjunto de atividades culturais e lúdicas. O orçamento integra as festividades da Passagem de Ano no Terreiro do Paço que contam com fogo de artifício.

Vila Nova de Gaia ocupa o terceiro posto com um investimento de 335 mil euros. As celebrações de Natal deste ano contam com um jardim encantado, na zona do centro cívico, com um castelo de luz, explica ainda o diário.

Já em Aveiro, celebrar o Natal representa um custo de 253 mil euros, em Óbidos a tradicional Vila Natal custa 250 mil euros e, na cidade do Porto, o valor orçamentado pel autarquia ronda os 210 mil euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novos modelos de carros elétricos vão triplicar. Produção em Portugal "será praticamente inexistente"

O número de modelos de veículos elétricos irá triplicar no mercado europeu até 2021, mas a produção destes veículos em Portugal será praticamente inexistente até 2025, indica um estudo da Federação Europeia dos Transportes e …

Microsoft quer usar a inteligência artificial para salvar a história

Muitas pessoas associam a tecnologia àquilo que vai condenar a nossa espécie, mas a Microsoft planeia agora usar inteligência artificial para preservar a cultura, a linguagem e a história. O projeto "AI for Good", que em …

Bruxelas investiga Amazon por alegado uso de dados pessoais de vendedores

A Comissão Europeia abriu, esta quarta-feira, uma investigação à Amazon para determinar se a empresa usou informações pessoais “confidenciais” de vendedores independentes, quebrando as regras comunitárias na área da concorrência. A Comissão Europeia abriu uma investigação …

Parlamento não sabe o que fazer ao Acordo Ortográfico

Depois de dois anos de meio, foram ouvidas 16 entidades, recebidos 20 contributos escritos, houve uma petição, um projeto de resolução chumbado e uma iniciativa legislativa de cidadãos. Mas a Assembleia da República continua sem …

Ministério da Educação quer reduzir peso excessivo das mochilas dos alunos

O Ministério da Educação lançou esta quinta-feira uma campanha para sensibilizar pais, alunos, professores e diretores escolares a adotar medidas que reduzam o peso excessivo das mochilas dos alunos. A campanha de sensibilização lançada esta quinta-feira …

Morreu o eurodeputado do PS André Bradford. Estava em coma induzido

O eurodeputado do PS André Bradford, que estava em coma induzido desde dia 8 deste mês, faleceu nesta quinta-feira no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, revelou à agência Lusa fonte do PS/Açores. Bradford, …

Crise dos opióides nos EUA: 76 mil milhões de comprimidos e 70 mil overdoses

Entre 2006 e 2012 foram distribuídos setenta e seis mil milhões de comprimidos de duas substâncias opióides, a oxicodona e a di-hidrocodeína. As mais de 70 mil registadas em 2017 representam um aumento para o …

Erosão da costa portuguesa é grave (e vai piorar)

As zonas da costa com ocupação humana são as mais atingidas pelos efeitos da erosão costeira em Portugal, uma situação que vai agudizar-se, apesar das medidas que têm sido tomadas e que custam anualmente milhões …

Oito pessoas sofreram intoxicação por cloro nas piscinas de Odivelas

Oito pessoas sofreram uma intoxicação por cloro na sequência de um derrame nas piscinas municipais de Odivelas, na manhã de quarta-feira. Quatro dos feridos – com reações a nível respiratório – receberam assistência no local e …

BE vai propor a despenalização da morte assistida

No programa eleitoral das próximas eleições legislativas, o Bloco de Esquerda vai voltar a propor a despenalização da morte assistida. Catarina Martins defende que se trata de uma decisão que "alarga o espaço da liberdade, …