Autarca “caixeiro-viajante” demora um dia a percorrer a maior freguesia do país

andré.luís / Fickr

Alcácer do Sal

Alcácer do Sal

Arlindo José Passos, que preside à maior freguesia do país, a união de freguesias de Alcácer do Sal, considera que a dimensão do território que tem a cargo “é uma aberração” criada pela reforma administrativa.

Com uma área superior à ilha da Madeira para cuidar, 916 quilómetros quadrados, Arlindo José Passos faz de “caixeiro-viajante” do Estado, visitando de 15 em 15 dias cada aldeia, onde passa atestados a quem lhe solicita e trata das competências que lhe estão confiadas enquanto autarca.

“Pela primeira vez estou a tempo inteiro na Junta, mas, mesmo assim, é insuficiente e não se consegue fazer nada de jeito. Só para dar a volta à freguesia leva-se um dia inteiro”, disse à agência Lusa.

A união de freguesias a que preside corresponde a 70% do concelho de Alcácer e abrange 60% da população, mas, além da cidade, compreende mais 15 aldeias, as mais distantes a 30 quilómetros da sede da nova freguesia.

“Assim é difícil haver proximidade e para as populações a situação piorou bastante [com a agregação]” avalia o autarca eleito pela CDU.

Para minimizar os efeitos e não penalizar a população, a união de freguesias vai alternando entre as sedes das freguesias que foram agregadas e que mantém em funcionamento, para evitar maiores deslocações aos habitantes.

“É um crime o que fizeram à freguesia de Santa Susana, porque fica a 15 quilómetros da sede, e localidades ainda mais distantes. Se fossemos a fechar a delegação, algumas pessoas para pedir um atestado tinham de se deslocar 30 quilómetros”, justifica.

Segundo o autarca, “da junção das três freguesias resultou uma redução real de três mil euros” do Fundo de Financiamento das Freguesias (FFF), sendo uma das uniões de freguesia com maior percentagem do Fundo.

O contraste com a Madeira, realidade que só em área se assemelha, é inevitável no discurso dos autarcas: “o nosso orçamento é de 625 mil euros para uma área de 916 quilómetros quadrados, com 18 funcionários. Com as novas competências, o que é que podemos fazer?”, interroga-se.

O título de autarca da maior freguesia do país não é novidade para Arlindo Passos. Presidiu à que era a maior antes da reforma administrativa, Santa Maria do Castelo, com 436 quilómetros quadrados.

Recorda que a mesma havia já sofrido alterações territoriais, mas de sentido inverso e sem polémicas, porque foi feita “por vontade das populações e com o acordo dos eleitos locais, o que não aconteceu” com a reforma recente.

“Em 1975, Santa Maria do Castelo tinha 850 quilómetros quadrados e foram criadas duas freguesias, a de São Martinho e a da Comporta, por vontade própria da população e dos eleitos locais e não houve nenhuma contestação, ao contrário do que se passa” agora, sublinha.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …