Autarca “caixeiro-viajante” demora um dia a percorrer a maior freguesia do país

andré.luís / Fickr

Alcácer do Sal

Alcácer do Sal

Arlindo José Passos, que preside à maior freguesia do país, a união de freguesias de Alcácer do Sal, considera que a dimensão do território que tem a cargo “é uma aberração” criada pela reforma administrativa.

Com uma área superior à ilha da Madeira para cuidar, 916 quilómetros quadrados, Arlindo José Passos faz de “caixeiro-viajante” do Estado, visitando de 15 em 15 dias cada aldeia, onde passa atestados a quem lhe solicita e trata das competências que lhe estão confiadas enquanto autarca.

“Pela primeira vez estou a tempo inteiro na Junta, mas, mesmo assim, é insuficiente e não se consegue fazer nada de jeito. Só para dar a volta à freguesia leva-se um dia inteiro”, disse à agência Lusa.

A união de freguesias a que preside corresponde a 70% do concelho de Alcácer e abrange 60% da população, mas, além da cidade, compreende mais 15 aldeias, as mais distantes a 30 quilómetros da sede da nova freguesia.

“Assim é difícil haver proximidade e para as populações a situação piorou bastante [com a agregação]” avalia o autarca eleito pela CDU.

Para minimizar os efeitos e não penalizar a população, a união de freguesias vai alternando entre as sedes das freguesias que foram agregadas e que mantém em funcionamento, para evitar maiores deslocações aos habitantes.

“É um crime o que fizeram à freguesia de Santa Susana, porque fica a 15 quilómetros da sede, e localidades ainda mais distantes. Se fossemos a fechar a delegação, algumas pessoas para pedir um atestado tinham de se deslocar 30 quilómetros”, justifica.

Segundo o autarca, “da junção das três freguesias resultou uma redução real de três mil euros” do Fundo de Financiamento das Freguesias (FFF), sendo uma das uniões de freguesia com maior percentagem do Fundo.

O contraste com a Madeira, realidade que só em área se assemelha, é inevitável no discurso dos autarcas: “o nosso orçamento é de 625 mil euros para uma área de 916 quilómetros quadrados, com 18 funcionários. Com as novas competências, o que é que podemos fazer?”, interroga-se.

O título de autarca da maior freguesia do país não é novidade para Arlindo Passos. Presidiu à que era a maior antes da reforma administrativa, Santa Maria do Castelo, com 436 quilómetros quadrados.

Recorda que a mesma havia já sofrido alterações territoriais, mas de sentido inverso e sem polémicas, porque foi feita “por vontade das populações e com o acordo dos eleitos locais, o que não aconteceu” com a reforma recente.

“Em 1975, Santa Maria do Castelo tinha 850 quilómetros quadrados e foram criadas duas freguesias, a de São Martinho e a da Comporta, por vontade própria da população e dos eleitos locais e não houve nenhuma contestação, ao contrário do que se passa” agora, sublinha.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Batalha campal" assola a Catalunha: 40 mil pessoas nas ruas, 50 detidos e mais de 100 feridos

Pelo menos 51 pessoas foram detidas e 70 polícias ficaram feridos desde o início dos atos de violência que começaram na segunda-feira na região espanhola da Catalunha após a sentença que condenou políticos separatistas catalães …

Kristalina Georgieva exige maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional exigiu esta terça-feira, nos Encontros Anuais, uma maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho, dizendo que quando um país ignora "parte das suas capacidades" enfraquece o desempenho económico. Kristalina …

Cientistas nazis criaram um pesticida alternativo ao DDT (que até era melhor)

Cientistas nazis criaram uma alternativa ao inseticida DDT, que alegadamente seria menos tóxica para os mamíferos e de ação mais rápida. A sua produção viria a terminar abruptamente por intervenção das forças Aliadas. O DDT é …

Operação Rota do Cabo leva à detenção de 22 pessoas

A Procuradoria-geral Distrital de Lisboa (PGDL) anunciou hoje a detenção de 22 pessoas no âmbito a operação Rota do Cabo, efetuada para desmantelar uma alegada rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. Em comunicado, a PGDL …

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …