Não renuncia nem suspende. Autarca de Barcelos vai governar o concelho à distância

Município de Barcelos & Facebook

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes

Apesar de estar proibido de contactar com os funcionários da autarquia, o executivo municipal e o advogado de Miguel Costa Gomes adiantam que o presidente da Câmara de Barcelos se mantém em pleno exercício de funções.

Joaquim Couto, autarca de Santo Tirso, renunciou a todos os cargos na autarquia e no aparelho do Partido Socialista, mas Miguel Costa Gomes, autarca de Barcelos, vai manter-se “no pleno exercício das suas funções e competências, garantindo o normal funcionamento dos serviços à população”, refere a Câmara de Barcelos.

O autarca ficou proibido de contactar os funcionários do município, medida de coação que “não esclarece se é ou não extensiva aos vereadores”, mas isso não o impede de continuar a exercer funções, segundo adianta a Câmara Municipal um dia depois de o Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto ter decretado a prisão domiciliária por crimes de corrupção passiva e prevaricação.

Nuno Cerejeira Namora, advogado do autarca, refere ao Expresso que o alcance da inibição imposta pelo juiz “não ficou explícita”, o que terá acontecido, segundo a defesa, “propositadamente e intencionalmente para que não exerça o mandato até ao fim“.

Contudo, o advogado afirma que o autarca não irá renunciar ou suspender o mandato. Miguel Costa Gomes justifica a decisão com a máxima ‘quem não deve não teme’ e por se recusar a “entregar o poder”, legitimado em eleições, “por ordem do poder judicial”, avança o mesmo jornal.

Para tirar a dúvida se o presidente pode ou não contactar a vereação, o advogado vai entregar na quinta-feira ao TIC um pedido de aclaração a requerer que o juiz Artur Guimarães Ribeiro explique “qual o conceito de funcionário, adjuntos, diretores e assessores” ou ainda o que são contactos.

O Expresso adianta ainda que, por prudência, o executivo municipal adiou uma reunião agendada para a próxima sexta-feira. Até ter resposta do tribunal, Miguel Costa Gomes irá governar o concelho à distância. Para isso, alguém “externo à Câmara” irá entregar-lhe em casa a documentação e despachos a assinar.

Como não está proibido de ser presidente, vai exercer o mandato a partir de casa”, afirma o advogado Cerejeira Namora, que adianta ainda que irá recorrer da prisão domiciliária e uso de pulseira eletrónica.

O advogado pretende também que o juiz esclareça se o autarca de Barcelos, que vive com a filha, o neto e o genro, vai ter de “despejar o genro”, adjunto de um vereador da autarquia.

“Vai ter de dizer se o adjunto do vereador é funcionário e, se o é, terá de ser despachado da família”, remata o advogado, criticando a dureza das medidas de coação pelo facto de Costa Gomes não ter renunciado ao mandato autárquico, ao contrário do que fez Joaquim Couto, que saiu em liberdade mediante caução de 40 mil euros.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O quê?!
    Esta “artista”, depois das burlas na ACIB, foi para Câmara de Barcelos e agora, mesmo assim, não quer lagar o osso?
    Se bem que, até pode ser que a Câmara funcione melhor!…

  2. Vai-te embora chulo…
    Como é barcelences vão deixar esse gajo continuar a meter-vos o dedo mais p’ra dentro?
    … vocês nem parecem do Norte!

RESPONDER

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …

À boleia da pandemia, Parlamento da Hungria reforça poderes de Viktor Orbán

O Parlamento húngaro aprovou, esta segunda-feira, uma série de medidas para fazer face à pandemia de covid-19, entre as quais um projeto de lei que permite o estado de emergência por tempo indeterminado. De acordo com …

Portugal deverá perder dois milhões de habitantes até 2080

A população residente em Portugal poderá baixar dos atuais 10,3 milhões de habitantes para 8,2 milhões em 2080, de acordo com projeções do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira divulgadas. Os mesmos dados indicam, porém, …