Não renuncia nem suspende. Autarca de Barcelos vai governar o concelho à distância

Município de Barcelos & Facebook

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes

Apesar de estar proibido de contactar com os funcionários da autarquia, o executivo municipal e o advogado de Miguel Costa Gomes adiantam que o presidente da Câmara de Barcelos se mantém em pleno exercício de funções.

Joaquim Couto, autarca de Santo Tirso, renunciou a todos os cargos na autarquia e no aparelho do Partido Socialista, mas Miguel Costa Gomes, autarca de Barcelos, vai manter-se “no pleno exercício das suas funções e competências, garantindo o normal funcionamento dos serviços à população”, refere a Câmara de Barcelos.

O autarca ficou proibido de contactar os funcionários do município, medida de coação que “não esclarece se é ou não extensiva aos vereadores”, mas isso não o impede de continuar a exercer funções, segundo adianta a Câmara Municipal um dia depois de o Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto ter decretado a prisão domiciliária por crimes de corrupção passiva e prevaricação.

Nuno Cerejeira Namora, advogado do autarca, refere ao Expresso que o alcance da inibição imposta pelo juiz “não ficou explícita”, o que terá acontecido, segundo a defesa, “propositadamente e intencionalmente para que não exerça o mandato até ao fim“.

Contudo, o advogado afirma que o autarca não irá renunciar ou suspender o mandato. Miguel Costa Gomes justifica a decisão com a máxima ‘quem não deve não teme’ e por se recusar a “entregar o poder”, legitimado em eleições, “por ordem do poder judicial”, avança o mesmo jornal.

Para tirar a dúvida se o presidente pode ou não contactar a vereação, o advogado vai entregar na quinta-feira ao TIC um pedido de aclaração a requerer que o juiz Artur Guimarães Ribeiro explique “qual o conceito de funcionário, adjuntos, diretores e assessores” ou ainda o que são contactos.

O Expresso adianta ainda que, por prudência, o executivo municipal adiou uma reunião agendada para a próxima sexta-feira. Até ter resposta do tribunal, Miguel Costa Gomes irá governar o concelho à distância. Para isso, alguém “externo à Câmara” irá entregar-lhe em casa a documentação e despachos a assinar.

Como não está proibido de ser presidente, vai exercer o mandato a partir de casa”, afirma o advogado Cerejeira Namora, que adianta ainda que irá recorrer da prisão domiciliária e uso de pulseira eletrónica.

O advogado pretende também que o juiz esclareça se o autarca de Barcelos, que vive com a filha, o neto e o genro, vai ter de “despejar o genro”, adjunto de um vereador da autarquia.

“Vai ter de dizer se o adjunto do vereador é funcionário e, se o é, terá de ser despachado da família”, remata o advogado, criticando a dureza das medidas de coação pelo facto de Costa Gomes não ter renunciado ao mandato autárquico, ao contrário do que fez Joaquim Couto, que saiu em liberdade mediante caução de 40 mil euros.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O quê?!
    Esta “artista”, depois das burlas na ACIB, foi para Câmara de Barcelos e agora, mesmo assim, não quer lagar o osso?
    Se bem que, até pode ser que a Câmara funcione melhor!…

  2. Vai-te embora chulo…
    Como é barcelences vão deixar esse gajo continuar a meter-vos o dedo mais p’ra dentro?
    … vocês nem parecem do Norte!

RESPONDER

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …

A automatização pode acabar com 800 milhões de empregos em cerca de 15 anos

Uma análise do Bank of America Merrill Lynch revelou que cerca de 800 milhões de empregos podem desaparecer em todo o mundo até 2035. Esse resultado deve-se à diminuição do custo de automatização. Segundo noticiou o …

Portugueses que ganham até 660 euros mensais podem ficar isentos de IRS em 2020

Os portugueses que auferem até 660 euros mensais, num total de 14 meses, alcançando um máximo anual de 9.224,2 euros podem ficar isentos de IRS em 2020, avança o Jornal de Negócios. De acordo com o …

Milhares de aves encontradas mortas junto a lago na Índia. Desconhecem-se ainda as razões

No passado domingo, 2.400 pássaros - incluindo 20 espécies migratórias - foram encontrados mortos perto do Sambhar Salt Lake, na Índia. Os locais alertaram as autoridades florestais, que esperam os resultados das análises para determinar …

João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana

O internacional português João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana e pode mesmo vir a ser opção do Atlético de Madrid para o jogo frente ao Granada, marcado para o próximo dia 23 …

Vítimas do franquismo pedem investigação à origem das jóias que a família Franco vai leiloar

A Associação para a Recuperação da Memória Histórica (ARMH), que inclui familiares das vítimas do franquismo, pediu ao Governo espanhol que investigue a origem das jóias que a família Franco vai leiloar. De acordo com …

"Sem dúvida". Montenegro diz que era capaz de derrotar Costa

O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro, que é agora candidato à liderança do partido, afirmou, em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, que era capaz de derrotar António Costa.  "Acho que era …

Rússia quer legalizar comércio de 'diamantes de sangue' africanos

Os diamantes exportados da República Centro-Africana estão associados à corrupção, à violência, à guerra civil, a violações e assassinatos. Agora, Moscovo anunciou que quer o fim do embargo internacional, buscando legalizar na totalidade a sua …

Economia abrandou, mas ainda é possível cumprir meta de crescimento

O Produto Interno Bruto cresceu 0,3% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores, metade do registado no segundo trimestre, mantendo o ritmo de crescimento, de 1,9%, na comparação com o mesmo período de 2018. Segundo …

Sporting vai avançar com ação de despejo das claques

A SAD leonina vai avançar com uma ação de despejo para que as claques Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI deixem os espaços que ocupam no Estádio José Alvalade, avança A Bola esta quarta-feira. De …