Autarca argentina denunciada por corrupção pelo próprio pai

(cv) Cadena 3

Verónica Morales, autarca de San Cosme, Argentina

Verónica Morales, autarca de San Cosme, Argentina

Verónica Morales, presidente da Câmara da cidade de San Cosme, no norte da Argentina, foi denunciada pelo seu seu pai, vereador do município, por supostamente ter ficado com fundos públicos destinados a obras que não saíram do papel.

O insólito caso gerou um grande número de comentários na imprensa e nas redes sociais, depois de os meios de comunicação locais terem divulgado a denúncia apresentada por Eduardo Morales, vereador da autarquia de San Cosme, de cerca de 6.500 habitantes.

A ex-mulher de Morales, mãe da acusada, foi também anteriormente presidente da Câmara da mesma cidade, onde outra das suas filhas foi vereadora.

“Sabia que o meu pai é instável, bipolar. Mas que tenha feito uma coisa assim, ainda mais sabendo que eu tenho forma de provar que tudo isso é mentira, surpreende-me”, declarou a presidente da Câmara de San Cosme, Verónica Morales, à imprensa local.

Eduardo Morales, que foi eleito vereador em 2015, mas não chegou a assumir funções, acusou a filha de ser responsável pela falta de obras concluídas, pagas com facturas alegadamente adulteradas, e de ter ficado com o dinheiro destinado pelo Estado à sua realização.

Fez isso em conivência com os actuais vereadores. Por isso não me deixam assumir a vereação, porque têm problemas. Porque sou uma pedra no sapato“, disse Morales ao canal “Todo Notícias”.

Morales citou como exemplo os 325.000 pesos, cerca de 20 mil euros, que terão sido alegadamente atribuídos pela autarca à compra de um camião para os bombeiros. “Mas não há corpo de bombeiros em San Cosme“, denuncia Morales.

Segundo explicou o próprio, Eduardo Morales está separado da família devido a “uma manobra maligna” contra si. “Verónica e a mãe deixaram-me na rua”, conta Morales, que acusa a filha e a ex-mulher de o afastar da construtora da familia.

A construtora é minha. O meu pai nunca teve nenhuma empresa. Nunca foi deixado de fora de nada porque nunca teve nada”, esclareceu Verónica Morales, que salienta que o pai tinha “uma vida paralela” e estava a “endividar-se para construir a casa da sua amante”.

“Acredito que está apenas a procurar desprestigiar a minha gestão, mas não vai conseguir, porque tenho as contas em dia. Estou muito tranquila“, garantiu a autarca da cidade, situada na província de Corrientes, no norte da Argentina.

Questionada sobre o facto de tantos membros da sua família terem, ou terem tido, cargos no governo local, a actual autarca realçou que não são postos hereditários. “Todos nós nos submetemos à vontade popular para chegar ao cargo“, argumentou.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

"Tofu nunca causou uma pandemia", publica PETA em outdoors

A organização de direitos dos animais PETA está a incentivar os norte-americanos a experimentar tofu, através de anúncios em 'outdoors' nos Estados Unidos (EUA) onde defendem que o produto de soja "nunca causou uma pandemia". A …

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …