Australianos exportam ar puro engarrafado para a China

(dr) Green and Clean Air

Theo Ruygrok, um dos fundadores da Green and Clean Air

Theo Ruygrok, um dos fundadores da Green and Clean Air, com o seu “sistema de colheita de ar”

Dois empreendedores australianos fundaram uma empresa cujo modelo de negócio se baseia em engarrafar ar australiano para o exporta para a China.

A ideia não é nova. Há 3 anos, um estudante francês montou um lucrativo negócio de venda de ar fresco da aldeia em lata. Antoine Deblay vendia latas de “Air de Montcuq, cheias de ar fresco da sua aldeia, por apenas 5 euros – mais 5 e meio para os portes de correio.

Mas agora, John Dickinson e Theo Ruygrok, dois empreendedores australianos, levaram o conceito mais longe e fundaram a Green and Clean Air, empresa que produz em massa “ar puro da Austrália engarrafado” para exportação.

Destino: a China, um dos países mais poluídos do Mundo.

A ideia ocorreu a Ruygrok no regresso de uma viagem à China, há cerca de um ano, e inicialmente pretendia oferecer aos turistas uma recordação da Austrália – uma garrafa de ar do país.

“Queremos dar às pessoas de todo o Mundo a oportunidade de provar o sabor do nosso maravilhoso ar”, explicou John Dickinson ao Sydney Morning Herald.

No entanto, rapidamente os empreendedores perceberam que os turistas chineses, em particular, se interessavam mais pela perspectiva saudável do produto.

Os consumidores chineses já têm um apetite voraz por tudo o que seja australiano, mas neste caso, “ar puro da Austrália” é mais do que uma simples questão de moda ou consumo.

poluição na China mata 4 mil pessoas por dia, está a tornar os chineses inférteis, a pintar os rios de cor-de-rosa, a obrigar empresas a fechar – e até permite construir tijolos com a poluição do ar.

Para os chineses, respirar ar puro australiano engarrafado é uma questão de saúde – ao alcance de quem o puder comprar.

Cada garrafa de Green and Clean Air custa 12 euros, e permite “130 a 140 inalações profundas”.

Na sua loja online, a empresa tem já à venda sabores de ar das Blue Mountains, da Praia de Bondi, do Vale de Yarra, da Nova Zelândia e da Tasmânia.

E se há alturas em que se pode falar de um negócio da China, esta é seguramente uma delas.

AJB, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …