//

Australianos exportam ar puro engarrafado para a China

1

(dr) Green and Clean Air

Theo Ruygrok, um dos fundadores da Green and Clean Air

Theo Ruygrok, um dos fundadores da Green and Clean Air, com o seu “sistema de colheita de ar”

Dois empreendedores australianos fundaram uma empresa cujo modelo de negócio se baseia em engarrafar ar australiano para o exporta para a China.

A ideia não é nova. Há 3 anos, um estudante francês montou um lucrativo negócio de venda de ar fresco da aldeia em lata. Antoine Deblay vendia latas de “Air de Montcuq, cheias de ar fresco da sua aldeia, por apenas 5 euros – mais 5 e meio para os portes de correio.

Mas agora, John Dickinson e Theo Ruygrok, dois empreendedores australianos, levaram o conceito mais longe e fundaram a Green and Clean Air, empresa que produz em massa “ar puro da Austrália engarrafado” para exportação.

Destino: a China, um dos países mais poluídos do Mundo.

A ideia ocorreu a Ruygrok no regresso de uma viagem à China, há cerca de um ano, e inicialmente pretendia oferecer aos turistas uma recordação da Austrália – uma garrafa de ar do país.

“Queremos dar às pessoas de todo o Mundo a oportunidade de provar o sabor do nosso maravilhoso ar”, explicou John Dickinson ao Sydney Morning Herald.

No entanto, rapidamente os empreendedores perceberam que os turistas chineses, em particular, se interessavam mais pela perspectiva saudável do produto.

Os consumidores chineses já têm um apetite voraz por tudo o que seja australiano, mas neste caso, “ar puro da Austrália” é mais do que uma simples questão de moda ou consumo.

poluição na China mata 4 mil pessoas por dia, está a tornar os chineses inférteis, a pintar os rios de cor-de-rosa, a obrigar empresas a fechar – e até permite construir tijolos com a poluição do ar.

Para os chineses, respirar ar puro australiano engarrafado é uma questão de saúde – ao alcance de quem o puder comprar.

Cada garrafa de Green and Clean Air custa 12 euros, e permite “130 a 140 inalações profundas”.

Na sua loja online, a empresa tem já à venda sabores de ar das Blue Mountains, da Praia de Bondi, do Vale de Yarra, da Nova Zelândia e da Tasmânia.

E se há alturas em que se pode falar de um negócio da China, esta é seguramente uma delas.

AJB, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.