Austrália queixa-se da China à Organização Mundial do Comércio por tarifas sobre o vinho

Scott Morrison (ScoMo) / Facebook

Scott Morrison, primeiro-ministro da Austrália

A Austrália queixou-se formalmente à Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as tarifas que Pequim impôs aos vinhos australianos, disse hoje o Governo.

A queixa surge na sequência de consultas intensivas com os produtores de vinho australianos, explicou o Governo, que afirmou estar aberto a negociações diretas com a China para resolver a questão.

Este é mais um passo na disputa comercial da Austrália com o seu maior parceiro comercial e surge após avisos do primeiro-ministro, Scott Morrison, de que o seu Governo responderia a qualquer país que tentasse usar “coerção económica” contra o país.

O decisão aparece também depois de uma cimeira dos sete países mais industrializados, o G7, no Reino Unido, onde a Austrália defendeu uma posição mais dura sobre as práticas comerciais da China.

Pequim impôs nos últimos meses sanções económicas a uma série de produtos australianos, incluindo tarifas sobre produtos agrícolas, carvão e vinho (até 218% em novembro), bem como medidas focadas no turismo.

As medidas chinesas praticamente fecharam o maior mercado internacional de vinhos australianos, com as vendas a cair de 1,1 mil milhões de dólares australianos (708 milhões de euros) para apenas 20 milhões de dólares australianos (12,6 milhões de euros), de acordo com os números oficiais.

“As ações do Governo chinês causaram danos significativos à indústria vinícola australiana”, disse hoje o ministro do Comércio, Dan Tehan, numa conferência de imprensa.

A Austrália acredita que a posição de Pequim trata-se sobretudo de uma retaliação contra a rejeição do investimento chinês em setores considerados estratégicos e aos apelos de Camberra a uma investigação sobre as origens do surto do novo coronavírus, que começou na China em finais de 2019.

A Austrália já tinha apresentado uma queixa contra a China na OMC sobre as tarifas de exportação de cevada.

// Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Twitter oferece 3.000 euros a quem ajudar a resolver o enviesamento racial do seu algoritmo

A rede social Twitter anunciou um novo concurso destinado a investigadores e hackers para identificar e resolver o enviesamento racial do algoritmo usado para cortar as imagens que são carregadas pelos utilizadores. Segundo anunciou no Twitter, …

EUA. Universidade na Florida perdoa milhões em propinas

A Florida A&M University, nos Estados Unidos (EUA), perdoou aos estudantes as dívidas relativas ao ano académico de 2020 a 2021, no valor total de 16 milhões de dólares (cerca de 13,5 milhões de euros). "Esta …

Startup cria saco para lavar roupa que evita envio de microplásticos para oceanos

A startup Skizo, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou um saco para lavagem de roupa que recolhe os microplásticos libertados pelas fibras e evita o envio dos …

Pegasus. Advogado que luta para libertar a princesa Latifa do Dubai também foi espiado

O ativista de direitos humanos David Haigh — envolvido na libertação da princesa Latifa — é a primeira vítima britânica de espionagem confirmada através do software israelita Pegasus. O advogado britânico e ativista de direitos humanos …

Autor de ataque com faca em Londres queria "matar a rainha"

O autor do ataque extremista com uma faca, em 2020, em Londres, que acabou por morto pela polícia, era conhecido quando esteve na prisão pelo seu radicalismo e por querer "matar a rainha", segundo um …

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …

Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …