Austrália pondera abandonar a monarquia

tasmanianarchiveandheritageoffice / Flickr

A rainha Isabell II em visita ao seu reino da Austrália em 1977

A rainha Isabell II em visita ao seu reino da Austrália em 1977

A maior parte dos governadores dos estados e territórios australianos assinou um documento onde defende que o país deve abandonar a monarquia e transformar-se numa república.

O único dirigente político que se recusou a assinar foi o governador do estado da Austrália Ocidental, Colin Barnett, que diz apoiar o movimento, mas que ainda não é o momento certo para mudar o sistema de governo do país.

A Austrália é um dos reinos da Commonwealth, e tem como chefe do Estado a Rainha Isabel II, de Inglaterra, representada no país por um governador-geral.

Também o líder do Australian Labor Party, partido trabalhista na oposição, irá esta terça-feira, no Dia da Austrália – que assinala a chegada ao continente dos primeiros colonos britânicos – defender que o país abandone a monarquia e opte por um sistema político republicano, diz a BBC.

“Pela primeira vez na nossa história, os líderes dos maiores partidos do nosso país são todos republicanos assumidos”, realçou Bill Shorten.

A Austrália realizou um referendo em 1999 para decidir se o país continuaria a ser uma monarquia, com a rainha Isabel II como monarca, ou se deveria tornar-se uma república.

Na altura 54,87% os australianos votaram a favor da monarquia.

O actual primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, era o líder do movimento republicano no referendo de 1999, mas afirma agora não pretender mudanças enquanto durar o reinado de Isabel II.

Mas embora a maioria dos governadores, políticos e membros do governo australiano apoiem a mudança para um sistema republicano, talvez o mesmo não aconteça com os seus eleitores.

Em 2014, uma sondagem revelou que apenas 39% dos australianos apoia uma mudança de regime – o valor mais baixo dos últimos 20 anos.

A tendência pode no entanto alterar-se caso o príncipe Carlos suba ao trono. O herdeiro da coroa britânica não goza da mesma popularidade que a mãe – nem junto de políticos, nem dos australianos.

Tal poderá explicar o movimento tático de Turnbull: God Save the Queen, e depois logo se verá.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

AEK 2 - 4 Braga | “Guerreiros” saqueiam Atenas e apuram-se

O SC de Braga garantiu esta quinta-feira o apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa. Os minhotos foram à Grécia bater o AEK por 4-2, graças a uma exibição personalizada, num jogo em que …

Ciclone mortal deixou uma praia da Índia coberta de ouro

Centenas de pescadores, mulheres e crianças no distrito de East Godavari, no estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia, passaram o fim de semana a vasculhar a praia local em busca de ouro. Após o …

O Flamengo de Jorge Jesus foi "um mero acidente de percurso"

2019 foi uma exceção para a equipa brasileira que, depois de ter vencido (quase) tudo, neste ano já foi afastado da Taça do Brasil e da Libertadores: "O português foi embora e com ele toda …

Concorrência condena MEO a pagar 84 milhões por combinar preços com a NOWO

A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou uma coima de 84 milhões de euros à MEO por combinar preços e repartir mercados com a operadora NOWO nos serviços de comunicações móveis e fixas. “A Autoridade da Concorrência …

PEV quer reverter privatização dos CTT. PS admite todos os cenários

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) defendeu hoje, no parlamento, a “reversão da nacionalização” dos CTT, e ouviu o PS admitir “todos os cenários”. Numa declaração política no parlamento, o deputado José Luís Ferreira afirmou que, …

Voltar à normalidade "não está longe, mas não é já", avisa Pfizer

O administrador executivo da Pfizer, Albert Bourla, apelou na quarta-feira para que os governos de todo o mundo não reabram as suas economias demasiado depressa devido ao otimismo gerado pelas vacinas de covid-19. Bourla, de 59 …

Biden quer retomar acordo nuclear com o Irão, embora reconheça que será "difícil"

O vencedor das eleições presidenciais norte-americanas, Joe Biden, pretende retomar o acordo nuclear com Irão antes mesmo de novas negociações, assumiu o democrata numa entrevista ao New York Times. Joe Biden afirmou, durante a campanha eleitoral, …

Processo de reprivaticação da Efacec atrasado devido à discussão do OE2021

Apesar de as avaliações no âmbito do processo de nacionalização e futura reprivatização da Efacec já estarem concluídas, o processo esteve condicionado pela discussão do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021). De acordo com o Jornal …

Costa sobre vacinação: “Há uma luz ao fundo do túnel, mas o túnel é muito comprido e penoso”

O primeiro-ministro, António Costa, advertiu esta quinta-feira que o processo de vacinação terá imponderabilidades externas a Portugal, sendo também complexo ao nível interno, com as dificuldades a aumentarem quanto maior for o universo de cidadãos …

Alterações climáticas podem colapsar os sistemas de saúde, alertam especialistas

O quinto relatório anual da Lancet sobre saúde e clima revelou que todos os países enfrentam ameaças à saúde humana, "que se multiplicam e se intensificam" à medida que as alterações climáticas originam novas pandemias …