/

Austrália pondera abandonar a monarquia

tasmanianarchiveandheritageoffice / Flickr

A rainha Isabell II em visita ao seu reino da Austrália em 1977

A rainha Isabell II em visita ao seu reino da Austrália em 1977

A maior parte dos governadores dos estados e territórios australianos assinou um documento onde defende que o país deve abandonar a monarquia e transformar-se numa república.

O único dirigente político que se recusou a assinar foi o governador do estado da Austrália Ocidental, Colin Barnett, que diz apoiar o movimento, mas que ainda não é o momento certo para mudar o sistema de governo do país.

A Austrália é um dos reinos da Commonwealth, e tem como chefe do Estado a Rainha Isabel II, de Inglaterra, representada no país por um governador-geral.

Também o líder do Australian Labor Party, partido trabalhista na oposição, irá esta terça-feira, no Dia da Austrália – que assinala a chegada ao continente dos primeiros colonos britânicos – defender que o país abandone a monarquia e opte por um sistema político republicano, diz a BBC.

“Pela primeira vez na nossa história, os líderes dos maiores partidos do nosso país são todos republicanos assumidos”, realçou Bill Shorten.

A Austrália realizou um referendo em 1999 para decidir se o país continuaria a ser uma monarquia, com a rainha Isabel II como monarca, ou se deveria tornar-se uma república.

Na altura 54,87% os australianos votaram a favor da monarquia.

O actual primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, era o líder do movimento republicano no referendo de 1999, mas afirma agora não pretender mudanças enquanto durar o reinado de Isabel II.

Mas embora a maioria dos governadores, políticos e membros do governo australiano apoiem a mudança para um sistema republicano, talvez o mesmo não aconteça com os seus eleitores.

Em 2014, uma sondagem revelou que apenas 39% dos australianos apoia uma mudança de regime – o valor mais baixo dos últimos 20 anos.

A tendência pode no entanto alterar-se caso o príncipe Carlos suba ao trono. O herdeiro da coroa britânica não goza da mesma popularidade que a mãe – nem junto de políticos, nem dos australianos.

Tal poderá explicar o movimento tático de Turnbull: God Save the Queen, e depois logo se verá.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.