Na Austrália, os drones já entregam comida em casa (mas os moradores não estão a gostar)

Em Camberra, na Austrália, a comida cai do céu. Os drones da Wing, empresa detida pela Alphabet, que está por trás da Google, entregam em casa comida, café e medicamentos.

O projeto começou a ser testado em 2014. O cliente faz o pedido no conforto da sua casa e um drone surge no céu com a comida, sobrevoa o jardim e deixa cair a embalagem com a ajuda de uma corda.

A Wing foi projetada para permitir que os utilizadores façam pedidos através de uma aplicação, com entregas feitas por drone em poucos minutos. Alimentos frescos, café, gelados e medicamentos, são alguns dos produtos mais comercializados.

Inicialmente, as entregas do Wing serão limitadas a cem residências em três subúrbios – Crace, Palmerston e Franklin. A Wing espera expandir-se gradualmente para mais dois bairros nos próximos meses. A entrega será gratuita nos primeiros três meses.

Até agora o processo tem sido seguro, mas, mesmo assim, os drones não podem sobrevoar estradas com muito movimento nem passar por cima de multidões. Estão também limitados a entregas diurnas.

O problema deste método é o barulho. Vários moradores têm-se queixado que os drones fazem demasiado ruído, tanto a chegar como a partir. O cliente mata a fome, mas os seus vizinhos sofrem com isso. Comparam o som ao de um aspirador em esteróides, por isso a presença das máquinas é “intrusiva”.

“O feedback que recebemos durante os testes foi valioso, ajudando-nos a melhorar as nossas operações para atender às necessidades e expetativas das comunidades nas quais operamos”, afirmou a Wing. A empresa prometeu melhorias e adiantou ter criado um drone mais silencioso, mas que ainda não começou a ser usado.

Outras empresas afirmaram ter lançado o primeiro serviço de entrega comercial de drones do mundo. Isso inclui a Flytrex, que lançou um serviço na Islândia em 2017 em parceria com a AHA, a maior retalhista online do país.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …

Estranha síndrome genética está a cegar famílias inteiras

Médicos na Austrália descobriram uma condição ultra-rara que está gradualmente a cegar famílias inteiras em redor do mundo. Agora, estão a tentar encontrar uma cura. Os primeiros sinais da condição surgiram na Austrália, quando uma mãe, …

Juventus é campeã pela oitava vez consecutiva. E Ronaldo estava lá

A Juventus conquistou este sábado a Serie A pela oitava vez consecutiva, depois de vencer em casa a Fiorentina por 2-1, em jogo da 33ª jornada. Poucos dias após a eliminação nos quartos de final da …

Coletes Amarelos: novo sábado de violência em Paris

Mobilizados há mais de cinco meses, os "coletes amarelos" voltaram este sábado às ruas para o seu "acto XXIII" marcado por uma nova escalada da tensão entre manifestantes e forças de autoridade. Tiros de gás lacrimogéneo, …

Porto vs Santa Clara | Dragão suficiente assume liderança

O FC Porto venceu hoje o Santa Clara por 1-0, em partida da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que permite aos ‘dragões' regressarem, à condição, ao comando do campeonato. O FC Porto cumpriu …

Notre-Dame pode não ser a única. Vários monumentos em todo o mundo estão em risco

O incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, levantou questões sobre a forma como os órgãos responsáveis pelo património cultural realizam políticas de conservação e detetam possíveis problemas. Além disso, a Unesco indicou que vários locais de …

Hubble espreita aglomerado cósmico azul

Os enxames globulares são objetos inerentemente belos, mas o alvo desta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, Messier 3, é frequentemente reconhecido como um dos mais esplêndidos de todos. Contendo, incrivelmente, meio milhão de estrelas, …

Comer carne vermelha (mesmo moderadamente) aumenta risco de cancro do intestino

O maior estudo alguma vez realizado no Reino Unido sugere que devemos reduzir (ainda mais) o consumo de carne vermelha. Um estudo financiado pela Cancer Research UK e desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, …