/

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a enfrentar uma “bonança” de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é muito provável que estas criaturas se proliferem.

A Austrália já teve de lidar com incêndios florestais extremos, inundações, tempestades de areia e até granizo. Agora, um grupo de especialistas está alertar para o perigo de aranhas mortais se proliferarem no país, devido às “condições perfeitas” que existem atualmente.

“Estamos a emitir uma mensagem de alerta ao público, já que as recentes condições de clima húmido, seguidas de dias quentes, criaram as condições perfeitas para que as aranhas-teia-de-funil prosperem”, lê-se numa publicação no Facebook do Australian Reptile Park.

Ainda que pareça assustador, esta não é uma experiência totalmente nova para Sydney. A Austrália é a casa de, pelo menos, 40 espécies de aranha-teia-de-funil. Uma delas é considerada a aranha mais letal para os seres humanos.

Quando o clima fica húmido, estes aracnídeos abandonam as suas tocas. As aranhas macho desta espécie têm um veneno seis vezes mais potente do que as fêmeas – e, segundo os especialistas, os machos são os únicos observados até agora.

No entanto, segundo o Science Alert, o Australian Reptile Park está preparado. Desde que o programa anti-veneno começou, na década de 1980, não houve uma única morte humana provocada por uma aranha-teia-de-funil.

Todos os anos, são relatadas entre 30 e 40 picadas, mas o veneno das aranhas que vivem neste parque australiano é usado para criar um antiveneno que já salvou centenas de vidas. Para o produzir, os cientistas retiram o veneno das aranhas, injetam-no num coelho e, de seguida, usam o anticorpo que este mamífero produz posteriormente para desenvolver um soro que evita um ataque semelhante em humanos.

Se por um lado a perspetiva de uma “bonança” de aranhas mortais na Austrália parece assustadora, também é emocionante: o parque está a pedir a todos os corajosos para capturarem as aranha-teia-de-funil que encontrarem.

No vídeo publicado no Facebook, um funcionário do parque explica como capturar estas criaturas velozes: basta usar um recipiente e uma colher (ou outro utensílio semelhante). Uma vez presa no recipiente, o especialista aconselha a colocar um pouco de algodão embebido em água, para que o animal não desidrate.

“Ao doar uma aranha ao parque de répteis, está a contribuir para salvar a vida das pessoas”, remata.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.