Relatório: salários aumentam 3,2% em 2023

2

Previsão para o próximo ano, em Portugal. Mercado de trabalho mais restrito preocupa maioria dos empregadores portugueses.

A inflação em Portugal deverá ser de 2,7% no próximo ano mas os aumentos salariais ficarão acima disso: 3,2%.

A conclusão consta no relatório mais recente da WTW, o Salary Budget Planning – o planeamento de orçamento salarial.

O estudo foi realizado entre Abril e Maio deste ano, com mais de 22 mil respostas de empresas, provenientes de 168 países. 305 empresas portuguesas contribuíram para esta contabilidade.

A previsão da inflação foi partilhada pelo Banco de Portugal, no mês passado, mas de acordo com este inquérito os empregadores portugueses prevêem subir em 3,2% o orçamento para gastar em salários, no próximo ano.

Mais de metade dos empregadores (57%) está preocupada com o facto de o mercado de trabalho se tornar mais restrito.

Praticamente a mesma percentagem (56%) tem receios em relação à inflação, que tem subido muito desde o início da guerra na Ucrânia, e 43% responderam que precisam de corresponder a novas expectativas e preocupações dos seus funcionários.

A questão salarial é uma pressão para muitas empresas portuguesas: 36% têm um orçamento salarial superior ao que seria suposto. Quase todas as empresas inquiridas (98%) vão rever os salários duas vezes por ano.

Um problema ainda maior será a fuga de talentos: 84% das empresas têm esse problema (eram 20% há dois anos). 90% das empresas lusas têm dificuldade em contratar bons trabalhadores – essa percentagem era 28% há dois anos.

“O clima económico desafiante e o avanço de novas formas de trabalho estão a forçar as organizações a manterem-se atentas aos orçamentos salariais. As que não o fizerem, não vão ser competitivas, perderão os seus colaboradores e terão de lutar mais para os substituir”, avisou Sandra Bento.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

  1. Ó Costa.. a inflação já está em quase 9% e os ordenados aumentam 3.2% em 2023??? Vais te de dar mesmo à sola para a Europa…..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.