Aumento do salário do presidente da EDP para 6.800 euros por dia gera indignação

(dr) EDP.pt

António Mexia, presidente da EDP

O aumento do salário do presidente da EDP, António Mexia, está a causar indignação, nomeadamente entre deputados do PS. Com o incremento salarial proposto, o gestor pode ganhar até cerca de 6.800 euros por dia.

A Comissão de Vencimentos da EDP, liderada por Yang Ya, do grupo China Three Gorges (o maior accionista da empresa), propôs um aumento anual de 600 mil euros para o vencimento máximo de Mexia.

O presidente da EDP deverá assim, passar a ter um salário anual de 800 mil euros, ao invés dos 600 mil euros ganhos no ano passado.

No entanto, se os objectivos definidos para a empresa forem cumpridos, no final do ano, Mexia pode amealhar um total de 2,5 milhões de euros – uma média de 6.850 euros por dia, o que constitui um aumento de 31% em relação à globalidade dos rendimentos que obteve em 2015, que se situaram nos 1,9 milhões, de acordo com o Jornal de Negócios.

A proposta de aumento salarial ainda vai ser votada na Assembleia-Geral de accionistas, no próximo dia 19 de Abril.

Entre as justificações para este incremento no ordenado, aponta-se a intenção de “alinhar a actual política com as praticadas no mercado” e o objectivo de “um maior alinhamento com o interesse dos accionistas“.

O caso está já a causar polémica, nomeadamente entre deputados do Bloco de Esquerda e do PS.

O socialista Tiago Barbosa Ribeiro fala em “imoralidade”, salientando que estão em causa a “decência” e as “desigualdades salariais”, conforme comentário escrito na sua página de Facebook.

“Vale a pena lembrar que o milionário Mexia queria pôr os contribuintes a pagar o alargamento da tarifa social de electricidade que, entre outras coisas, pagariam parte do seu salário”, escreve ainda o deputado do PS.

A bloquista Mariana Mortágua, também no seu perfil do Facebook, releva por seu lado que houve “tanta indignação porque o salário mínimo vai aumentar 25 euros, para 6.360 euros ao ano” e que agora há “tão pouca indignação por isso ser o mesmo que Mexia ganha num dia (à custa das contas de electricidade pagas por quem trabalha com o salário mínimo)”.

A Comissão de Vencimentos da EDP também propõe o aumento dos salários do director-financeiro Nuno Alves e do presidente executivo da EDP Renováveis, João Manso Neto, dos 480 mil euros anuais para os 560 mil euros cada um.

ZAP

68 COMENTÁRIOS

  1. O que este senhor faz para ganhar tal fortuna quando se pede sacrificios….
    Um escandalo, sera que ninguem da cobro a estas situações.

    • Onde está a consciência das pessoas que permitem que um indivíduo receba todo este dinheiro, quando há tantas crianças a passar fome neste país!!!….. Por favor …..tenham VERGONHA!… seus “miseráveis”!…….

    • Falta de vontade política…. e falta de vergonha do governo !
      Bastava criar um imposto mensal às empresas que pagam vencimentos acima do PR, imposto esse igual ao vencimento pago.
      Mexia podia receber esses milhões, mas a EDP pagaria igual quantia ao Estado !
      Alguém se opõe a isto, exceto o Mexia e a EDP ?

  2. Nesta republica das bananas vale tudo, desde que seja esmifrar o povo. Este é o tal que ficou indignado com a tarifa social da electricidade e gás, não quer que seja a empresa a pagar, para meter mais uns milhares ao bolso no fim do mês, este é o tal que se indigna com o imposto lançado pelo anterior governo sobre o sector energético, este é o tal que não tem um pingo de vergonha na cara, nem moral nem ética.

  3. O Sr. Mexias foi ministro e agora colhe, colheu e vai continuar a colher o que protegeu quando ministro.
    Cá em Portugal é assim e depois ainda têm a cara de pau e com o assento dos nossos belos desgovernastes de aumentar a porcaria de energia em 2,5% por ser a energia mais barata da Europa.
    Todos nós vemos o que se passa em Angola, no Brasil estes dois países foram alunos de PORTUGAL portanto nada de anormal e já está OUTRA à espera para a colheita de rendimentos extras.

  4. por estas e por outras é que nao podem baixar o preço da luz. podia-se ter a luz mais barata mas para pagar estes ordenados a estes “c……” pagamos mais caro. é escandaloso quando ha pessoas a passar dificuldades (apesar de ser uma empresa privada nao se admite).

  5. Cambada de hipócritas. se fossem vocês a ganhar metade do que este senhor ganha certamente iam doar para caridade.
    A EDP é uma empresa privada, detida maioritariamente pelo grupo China Three Gorges. Se este grupo decidi aumentar o ordenado de um dos seus funcionários o que é que o governo tem a ver com isso.
    Se vocês todos “comentarista” fossem donos de uma empresa certamente gostariam de ver qualquer labrego a dar opiniões de como a gerir.
    AHAHAHAHAHAHAH

    • Meu grande corno!!!!!! Labrego de merda…e quem privatizou por 2 tostões? Grande filho da puta armado em liberal de meia tigela.

      • Não será por falar mal que terá mais razão. Aliás não tem nenhuma, pois não foi o Mexia que privatizou a edp, foi o governo!
        Por outro lado, não vo ninguém indignado pelos 4 milhões que o J. Jesus ganhou no SLB ou pelos muitos que o C. Ronaldo ganha.
        Cá para mim é dor de cotovelo…

    • O problema é que a EDP nem concorrência tem em Portugal, fazem o que querem, Põe os preços que querem e também acho vergonhoso o que este senhor ganha independentemente de ser privada ou não. É que nos países desenvolvidos os vencimentos não podem ser superiores a 10 vezes o mais baixo da Empresa (publica ou privada) cá nesta espécie de País é preciso anos para ganhar o que um senhor destes ganha por dia acha isso justo?
      Certamente também anda a mamar nalgum lado que não devia.
      Bendito Salazar. Que falta nos fazes.

      • Muitos medicamentos também não têm concorrentes e o estado resolveu o problema indexando o preço de venda a um mix dos preços praticados noutros países, façam a mesma coisa para a electricidade e para os combustíveis que veriamos os preços baixar.

    • O grande prblema num caso como este é que a edp é um monopolio e nesse caso se tivessemos governos decentes deviam ser regularizados porque nao se pode permitir que um monopolio faça aquilo que lhe apetece .EU sou liberal mas so se pode aceitar o liberalismo onde a concorrencia é possivele eu nao vejo maneira de se fazer concorrencia sadia com a electricidade

  6. Apenas mais uma achega. O senhores deputados que tanto estão a reclamar, como o Tiago Barbosa Ribeiro e a Mariana Mortágua, já se esqueceram quando amentaram os seus próprios salários. Esse dinheiro sim, sai do meu bolso e de todos os portugueses.

  7. Mas quanto se paga por dia ao melhor jogador da bola em Portugal? Para a bola tá tudo bem, não é? Mas para quem põe o seu saber ao serviço de um empresa que dá emprego a milhares de trabalhadores, ai, ai que já não pode ser. Tenham juizo senhores deputados de “esquerda” trauliteira.

    • Qual saber? lembro que este senhor não tem de vender nada a ninguém, limita-se a cobrar o que quer pelas tarifas, porque o povo português não tem alternativa e o estado deixa… desculpe tem…acende uma vela e dá à manivela. Gostava de o ver era numa empresa privada com concorrência, para ver se conseguia ganhar estes valores.

    • Os ordenado sua bola são os adeptos que pagam
      Já o mexia é fácil atingir os objetivos da empresa aumenta se a luz outra vez e já está mais uns milhões no bolso dele e nós não temos por onde fugir pois só eles é que vendem a luz.

    • ESTE ZAPPA É UM IMBECIL…. QUEM PAGA A ESSE MEXIA?? QUEM PAGA AO RONALDO ? OU MELHOR QUEM PAGA A ESSA CAMBADA SOMOS NÓS, E TU TMBEM, MINHA ANEDOTA. QUEM PAGA AOS RONALDOS, SÃO OS TOLITOS, ASSIM COMO TU. DEVES SER DAQUELES QUE AS ORELHAS TAPAM-TE OS OLHOS E O –CEREBRO— SE É QUE TENS

      • Alto lá Filipe Faria, ao Ronaldo paga-lhe o Real Madrid pelo seu talento!
        A estes gajos, pagam-lhe com o dinheiro que nos extorquem a nós no preço inflacionado da electricidade!

  8. Porque será que existe um salário mínimo e não existe um máximo??? Num país falido como o nosso – ou qualquer outro – não é humanamente aceitável que uma pessoa (por muito mérito que tenha) possa ganhar num dia o que muitos outros não ganham num ano.É imoral e “pornográfico”. Depois há quem se admire de este país ser dos mais desiguais da europa e (cúmulo da hipocrisia) diga não saber de onde derivam tais assimetrias.Indecente e inaceitável!!!…

  9. Palavras para quê ?? vamos ver se o benemérito do António Costa tem coragem de colocar máximos nas tarifas de energia a cobrar aos portugueses e se assim for, (ainda acredito no pai natal) gostaria de ver se ainda mantinham estes valores de vencimento para este senhor.

  10. Sinceramente não compreendo tanta revolta! A empresa é privada, os seus acionistas pagam-lhe o que bem entenderem e aquilo que consideram merecido. O dinheiro é deles, não é meu seguramente. Quanto aos que reclamam é fácil. Mudem de operador. Não concordam com as práticas da empresa, têm mais por onde escolher. Escolham outro operador.

    • A empresa EDP, era “uma das galinhas de ovos de oiro” dos portugueses, que o anterior governo vendeu a preço de saldo, talvez a troco de alguns lugares na empresa, pagos a peso de oiro a alguns dos seus comparsas.

      • Por acaso tem noção de que a privatização da EDP foi decidida e iniciada em 1997? E de que quando o anterior governo entrou em funções, em 2011, o Estado só tinha 21% da EDP?
        E já agora, era a galinha dos ovos de ouro em que aspecto? Dava dinheiro aos portugueses? Ou colectava dinheiro aos portugueses?

    • Não compreendes porque, como é costume, a ignorância é má conselheira!
      Empresa privada?!
      A EDP foi construída por quem e com o dinheiro de quem?!
      É uma empresa publica que foi roubada ao povo!!
      Vê lá se acordas!!…

  11. O Mexia já ganhava bem, mas o aumento não está a ocorrer agora no tempo dos socialistas, comunistas e bloquistas? Porque esperam por intervir? Por a EDP ser chinesa?

  12. E é este a Merda do Pais a que pertencemos, falavam do SALAZAR mas Merdas destas não se viam,
    Estamos melhor agora não estamos?
    Andamos a ser roubados nos nossos vencimentos nas nossas reformas para sustentarmos este CHULOs ,não basta já termos que dar dinheiro a quem nem Português é e que recebem muito mais que certos trabalhadores que trabalharam uma vida inteira e que têm reformas de Merda (exemplo; Ciganos,etc,etc.
    Cumpri tropa no tempo de SALAZAR obrigado mas se fôr necessário pegar novam ente numa arma para acabar com todos estes Gatunos Oportunistas e CHULOS que surgiram depois do dia 25 de Abril podem contar comigo pois cá estou e ainda me sinto capaz para tal.
    Morto sim mas constantemente a ser roubado sem que nada seja feito pelos POLITICOS curruptos e seus campangas NÂO.

    • Plenamente de acordo…
      Hoje pergunta-se que são estes assassinos de bandeiras pretas que recrutam jovens em todas as nações… Eu respondo são almas perdidas que deixaram de acreditar que este mundo tem cura e que procuram na violência sem fronteiras uma razão para viver… que fazem de mal matar inocentes, pessoas que só querem viver a sua vida com dignidade… o que deviam fazer matar esta cambada de ladroes corruptos e assassinos que são a calasse política Portuguesa e mundial e claro a classe empresarial e bancaria!
      Que matam diariamente em troca de milhões, só olham a números… para eles as pessoas não passam de números, estatísticas…
      Ver alguém ganhar em 1 mês sem fazer nada, uma quantia que a maioria das famílias ganha em 30 ou mais anos de duro trabalho… se fosse uma empresa 100% privada sem qualquer ajuda estatal estaria tudo bem… mas assim… com o dinheiro do povo… Não
      Todos os anos aumentam as tarifas… para quê para manter estes ladroes e matar mais uns quantos à fome!
      Respeitem a inteligência das pessoas tenham vergonha!

  13. Como é possível?
    Será que estes F…. D. P… são tão burros, ao ponto de não terem a noção do que estão a fazer……………………GUERRA

  14. A EDP é privada mas o Estado tem sempre modo de acabar com estas poucas vergonhas. Imaginem que todas as empresas privadas teriam de pagar ao estado mensalmente o mesmo valor que estes privilegiados auferem acima do vencimento do PR ! Alguém contestaria esse imposto ?

  15. O ordenado é absurdo, sem dúvida, mas o porquê de tanta revolta se a empresa é privada? Os deputados estão indignados? Eu também estou indignado pelo ordenado que se paga aos políticos por “trabalharem” umas horas por semana, dinheiro esse que sai dos bolsos dos contribuintes… O mercado da energia é suposto ser liberalizado. Que eu saiba existem muitos outros comercializadores de energia elétrica. No entanto, independentemente do “operador” o custo é basicamente o mesmo.

  16. Salários tão elevados nos elementos de topo na EDP são um absurdo, sobretudo porque basta-lhes elevar (quase sem controlo externo) o preço de venda da energia em função dos resultados anuais pretendidos……grandes gestores !
    A teia envolvente do sistema tarifário da EDP é demasiado complexa. Mas, à nossa custa, o negócio rende-lhes bem.

  17. Por favor , mais cuidado ao escrever . No último parágrafo onde se lê 550 mil euros mensais deverá ler-se anuais. Não deixa no entanto de ser um atentado

      • Eu respondo a todos vós, não vos exalteis sejam serenos, se tiverem que fazer guerra saiam para a rua de arma em punho, porque esta forma de contestação nas redes sociais não faz sentido eles continuam a vangloriarem-se nos seus aposentos feudais e mais vos digo se tivéssemos Homens a governar estilo Salazar querendo enriquecer o país e não o bolso (morreu pobre e até a própria casa está abandonada e não tem Quintas por ai espalhadas como esse palhaço) não teríamos estas disparidades
        Enfim vos digo vivi no tempo da sua governação e daquilo que vejo atualmente clamo para que desenterrem os mortos e enterrem os vivos

  18. Com tanto gatuno a roubar-nos como é que podemos ter energia a um preço justo? E as empreitadas e sub-empreitadas por conta da EDP, quem controla e com que rigor o real valor das mesmas?

  19. Ninguém por muito suprassumo que seja, não pode usufruir de tal salário.
    Trata-se de uma injustiça a toda a prova e imoral, sem mais adjectivos.
    Ainda deve ser levado em linha de conta, quem paga? Pessoalmente não tenho dúvidas de quem paga é o ZÉ POVO.
    Este tipo de provocações tem os culpados e quem são, sem paixões clubistas SÃO OS POLÍTICOS.
    Se o ZÉ POVO um dia vier a acordar da bebedeira que lhe ministraram à custa da DEMOCRACIA, vai ser um tsunami.

  20. Face aos resultados apresentados, ficar a pão e água, já seria principescamente pago. Assim é mais uma afronta nacional.
    VERGONHOSO.

  21. Nem o próprio peso do “Sr” em ouro valia tanto!!!
    Quanto mais num Portugal em que na maioria das famílias tem alguém desempregado e os restantes a ganhar o extraordinário ordenado de 530€, em que o agregado familiar mal mete 1200€ em casa é impensável e descabido que o ordenado desse “Sr” de apenas um dia daria para pagar o ordenado de um ano a um trabalhador honesto que corre diariamente vários perigos de de acidentes de trabalho horrorosos em fabricas ou oficinas de exploradores que só pagam 530€ e metem no bolso grandes ordenados e boas vidas.
    O mais triste ainda é que ninguém faça nada quanto a estas abismais diferenças salariais entre trabalhadores honestos de 530€ e aqueles “Sr’s” que ganham (ou dão-lhe) estas absurdas quantias de dinheiro…

  22. Não vejo nada de errado nisto. Os accionistas de uma empresa privada a decidirem aumentar o ordenado do CEO, isso acontece todos os dias em todo o mundo. E há uma e uma só razão para isso acontecer. Acreditam que o CEO está a fazer um bom trabalho e a trazer-lhes um bom retorno do investimento. Ninguém paga um monte de dinheiro a um CEO só porque sim, ou porque é quem é, pagam se a dita pessoa trouxer resultados, e para evitar que se vá embora. Se ele fizer um mau trabalho podem ter a certeza que é corrido em 3 tempos. Acho piada quem diz que é trabalho fácil e tal, que não há concorrência.

    Há vários operadores de fornecimento de eletricidade, quem não muda é porque não quer.

    Infelizmente em Portugal ainda há a mentalidade pequenina que se ganha muito dinheiro é porque é ladrão. Às vezes é assim, mas isso aplica-se a Portugal e a qualquer outro país.

    Entre pagar 1 milhão a alguém que gere bem a empresa e gera emprego, e pagar 50 mil a alguém que gere mal a empresa e envia pessoas para o desemprego, a opção certa parece óbvia, mas aparentemente assim não é para muita gente. É pena.

  23. Viva os capitalismo selvagem com apoio dos mafiosos da EU!…
    Ficaram com o empresa que o povo construiu e pagou, não querem colaborar com tarifas sociais e depois dão estes bónus aos ladrões, perdão, gestores!!Isto é só
    .
    Isto é apenas mais uma amostra dos resultados das doações (privatizações) do património publico para o entregar aos parasitas!…

  24. Só?!?!?!!?’ Só isso?!?!’..lol..temos um país tão rico…e só vai ganhar isso?!!»!»rsrs…alguns dizem…” ah ..a EDP é privada”…O BES, o BANIF, o BPP e o BPN também não eram privados!??! E afinal quem paga isso?!?!? Foram os accionistas!? Foram os gestores e administradores desses bancos?!?!? Não pois não?!?!?…Agora podem dizer…ah a EDP não é um banco!!! Pois não é…mas também tal como os bancos também diziam que estava tudo bem…com administradores nomeados pelo banco de Portugal para supervisionar e deu no que deu…enfim….país medíocre a saque….mas vocês não se esqueçam de uma coisa: a EDP tem o monopólio da electricidade em portugal…quer seja directamente ou indirectamente…e se começar a dar prejuízo como vão dar a volta a isso?!?!? Pensem lá um pouco….é fácil…aumentam o preço do kw/h…

  25. Sendo uma empresa privada só os accionistas podem ter opiniões . As imoralidades da comunistada devem ser respondidas com um meta se na sua vida .

  26. Tanta indignação… este senhor pelo menos é gestor de uma empresa com algum renome… e os jogadores de futebol que nada fazem e muito mais ganham??
    Mas em Portugal é assim… chuto na bola é que é…

  27. Quem tem culpa são todos os traidores políticos que têm desgovernado, PILHADO, ROUBADO E ESCRAVIZADO este PAÍS, que deviam ser julgados como TRAIDORES À PÁTRIA! A edp funciona perante os seus utentes (escravos, como uma empresa nazista ou estalinista

  28. Este f. da p. está há demasiado tempo a EDP. Ora bem, o vento, quando sopra, é de todos; o petróleo são os ISP que o pagam, que o mesmo é dizer, o povo; o carvão é pago também com os impostos do povo; o povo paga também a factura eléctrica e os biocombustíveis. Afinal o que é que o cabr. faz de especial para receber por ano mais de milhão e meio, quando é certo que temos a segunda electricidade mais cara da europa e uma das mais caras do mundo, quando é certo que os nossos níveis salariais são equiparados à Turquia? Como alguém disse neste forum, quando o povo acordar de bebedeira democrática, talvez o cabr. do maxia seja enforcado e os seus bens nacionalizados. Até lá arranjem defesas, como tirar a energia eléctrica dos cabos que passam à sua porta. É um dever quando estamos a ser roubados e insultados com os 6500 € por dia que o maxia ganha. A que título, por que carga de água?

  29. Grande parte do negócio atual da EDP não passa sequer por Portugal! Deixem-se de merdas de uma vez por todas. As pessoas falam e escrevem sobre o que desconhecem. Informem-se antes de mandar para aqui estas enormidades. Quem conhece um mínimo do setor só se pode mesmo rir com as asneiradas que para aqui vão.

  30. Isto precisava era de manisfestações como no Brasil…e pensar que há gente que não pode pagar a luz, dado q virou LUXO e aldeias ainda sem ela em pleno sec.XXI. este ordenado é PORNOGRÁFICO!!!

  31. Eis um dos principais motivos porque pagamos uma das energias mais caras do Mundo. E a notícia é intencionalmente falsa.
    Não são os chineses que lhe vão paga mais. Somos todos nós…

  32. Não poucas vezes temos ouvido por parte de políticos de direita ou das políticas de direita que «não há dinheiro, estamos a viver acima das nossas possibilidades» e, para quem ainda possa não ter entendido bem, aqui está um flagrante exemplo,
    enquanto se regateia até à exaustão o aumento do ordenado mínimo nacional em meia dúzia de euros.
    Enquanto neste País, o problema das desigualdades sociais e das injustiças não forem resolvidos será impossível criarmos desenvolvimento económico e uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.

  33. Como todos os adjectivos estarão esgotados para tal situação, com o seu expoente máximo na notícia de que “Vale a pena lembrar que o milionário Mexia queria pôr os contribuintes a pagar o alargamento da tarifa social de electricidade que, entre outras coisas, pagariam parte do seu salário”, deixarei apenas duas questões. Primeira: quando se fala em falta de carácter, falta de vergonha, hipocrisia, banditismo, máfia, roubo, prática reiterada de violência, serão estes termos conhecidos e percebidos por este tipo de gente? Segunda questão: Haverá justiça que valha ao cidadão, ou espera-se por uma verdadeira justiça popular, para acabar com estes comportamentos e com esta estirpe de gente? Quem souber, que me diga.

  34. Eu não quero saber se o Sr. Mexia ganha muito ou pouco…eu só estou preocupado é que se a EDP for à falência quem paga essa factura?!!? É que no caso do BES, do Banif, do BPN e do BPP quem pagou foi o contribuinte…Esses também não ganhavam bem demais?!?!? E no entanto quem se lixou foi o português…A ideia que me fica no pensamento é: “vamos meter para o bolso e se isto algum dia der porcaria, o povo que pague!” A ideia que ficou com os bancos privados foi essa…também diziam que como eram privados não havia problema..e neste caso é mais do mesmo…agora rezem para que os abutres não lixem a EDP e que depois venham pedir a factura ao povo…como de costume…

  35. este e sim um verdadeiro miguel de vasconcelos que e capaz de trair a patria que o pariu pelo dinheiro que os chinos lhe dao outro negocio dos laranjas podres agora da lucro e dantes não dava porque era gamado porque alguem mais mexia……. no dinheiro esse patife se tivesse vergonha e o cartola e o mesmo deixavam os chinos irem para a china que la e que e aterra deles

  36. Isto realmente não é só revoltante como aviltante. Este senhor que é pago com os nossos impostos e consumos, tem o descaramento de num País de pobres, aceitar tal situação? Isto é falta de etica e moral, se tem alguma. O que é que este senhor faz ou fez para ser pago como é? O presidente da Peugeot, um portugues, quando em França se falou na vergonha do vencimento que tinha e o aumento que lhe queriam dar, o próprio governo frances se levantou contra e em portugal o que é que se faz? Será que não há ninguém que acabe com este estado de coisas. Ainda veremos a curto prazo a sua condecoração pelo excelente gestor que dizem ser, como os outros da PT. VERGONHA

  37. Comentários de …comentadores carregados de inveja… Quanto ganha um Cristiano Ronaldo? um Messi e muitos outros? Não tenham inveja dos salários dos Administradores de Empresas Internacionais ou Multinacionais. O Governo é que necessita de alterar a Lei do IRS, para Escalonar os Impostos a pagar em função dos diversos patamares salariais auferidos pelos Contribuintes. Se esses salários não fossem cá pagos, seriam transferidos para a China. Tenham juizo.

RESPONDER

Condenado ex-agente secreto alemão que fingia ser um terrorista

Um tribunal alemão condenou, esta terça-feira, um antigo agente dos serviços secretos alemães a uma pena suspensa de um ano por ter tentado partilhar informação confidencial com grupos radicais salafistas na Internet. Segundo a Deutsche Welle, o …

Mosquito do dengue detetado pela primeira vez em Portugal

Uma espécie de mosquito que é transmissor do vírus da dengue foi identificado pela primeira vez em Portugal, na região Norte do país, anunciou esta quarta-feira a Direção-geral da Saúde (DGS) e o Instituto Doutor …

Organização de Direitos Humanos denuncia abuso sexual de menores na Coreia do Norte

A organização Human Rights Watch (HRW) instou esta quarta-feira as Nações Unidas a pressionarem a Coreia do Norte para prevenir e investigar os abusos sexuais a menores, crime que o regime de Pyongyang diz não …

Cidadão de Baião é candidato pela CDU à Câmara e pelo PSD em freguesia

Em Baião, distrito do Porto, há um cidadão que se candidata à Câmara pela CDU e a uma Junta de Freguesia pelo PSD, nas autárquicas do próximo 1 de Outubro, confirmou a Lusa no tribunal …

MAI ordena à Proteção Civil auditoria para verificar todas as licenciaturas

O secretário de Estado da Administração Interna ordenou à Autoridade Nacional de Proteção Civil que realize uma auditoria para verificar as licenciaturas de todos os dirigentes e elementos da sua estrutura operacional, que deve estar …

Theresa May quer pagar 20 mil milhões de euros para saldar saída da UE

A primeira-ministra britânica vai propor o pagamento de 20 mil milhões de euros para saldar a separação entre o Reino Unido e a União Europeia, segundo fontes conhecedoras do tema citadas pelo jornal Financial Times. Olly …

BE quer que menores possam contestar em tribunal pais que lhes neguem mudança de sexo

Menores de 16 anos de idade a requerer mudanças de sexo, sem ser obrigatório apresentar um relatório médico, e a mover acções judiciais contra a eventual recusa dos pais em iniciarem esse processo. Estas são …

Ao primeiro dia de campanha, Catarina e Jerónimo já trocam farpas

A paz no seio da geringonça parece "ferida de morte" depois das declarações azedas trocadas entre Jerónimo de Sousa e Catarina Martins, líderes de PCP e Bloco de Esquerda. E tudo por causa das eleições …

Funcionária da PJ acusada de desviar 178 mil euros em barras de ouro

Uma funcionária da Polícia Judiciária foi acusada de, juntamente com o seu companheiro, aceder ao cofre desta força policial para se apropriar de objectos em ouro, nomeadamente de duas barras daquele metal precioso avaliadas em …

André Ventura foi a um bairro de ciganos, mas evitou-os

No primeiro dia de campanha, André Ventura visitou o bairro Quinta da Fonte, uma das zonas de Loures que o candidato considera ter maiores problemas com a insegurança. Segundo os jornais que o acompanharam, o …