Estudo indica que aumento de preço de pastelaria reduz obesidade

A prevalência da obesidade no Reino Unido poderia ser reduzida em 2,7 pontos percentuais num ano, com medidas como um aumento de 20% no preço de produtos de pastelaria, de acordo com um estudo publicado este mês.

O trabalho, publicado este mês no British Medical Journal, foi realizado com dados recolhidos junto de 36.324 domicílios e respetivas despesas de consumo, entre 2012 e 2013.

Os dados foram usados para estimar as mudanças na compra de calorias, associada a um aumento de 20% no preço dos lanches com alto nível de açúcar, como bolos, bolachas, biscoitos e chocolates.

Foram também usados indicadores do Inquérito Nacional de Dieta e Nutrição, relativos a 5.544 adultos.

“O impacto de um aumento de 20% no preço de lanches com alto teor de açúcar na compra de energia (caloria) foi maior em famílias de baixo rendimento classificadas como obesas e menor em famílias de elevado rendimento sem excesso de peso”, lê-se no documento.

Essa constatação ocorreu no contexto do Reino Unido e o resultado foi o dobro do padrão obtido para um aumento de preço semelhante nas bebidas açucaradas.

Nas últimas décadas, a prevalência de obesidade aumentou acentuadamente, com as taxas a triplicarem globalmente entre 1975 e 2016.

Em 2016, dois mil milhões de adultos no mundo (com 18 anos ou mais) tinham excesso de peso, dos quais mais de 650 milhões foram classificados como obesos.

Os autores do estudo recordam que a obesidade é um fator de risco importante em determinadas situações crónicas, incluindo cardiopatia, acidente vascular cerebral, vários tipos de cancro e diabetes tipo 2.

“No Reino Unido, a prevalência de obesidade entre adultos foi estimada em 27,8% em 2016, superior à média de 19,5% reportada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico” (OCDE), segundo a publicação.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. realmente é de bradar aos ceus estas noticias.
    dizem que aumentar o preço dos produtos de pastelaria (bolos doces, etc) fazia baixar a obesidade,
    porque nao começam antes pelo pequeno almoço que est+a cheio de gordura?
    será que um bolo tem mais calorias do que o pequeno almoço ingles?
    o pequeno alço ingles é constituido por:
    4 fatias finas de bacon
    2 ovos
    2 salsichas pequenas
    2 fatias de pão de forma
    2 cogumelos frescos
    1 lata de feijão
    1 tomate
    Sal e pimenta, q.b.

    será que isto tem menos calorias do que um croissant?

    so mesmo os ingleses para darem noticias destas
    será que o brexit lhes está a dar a volta à massa cinzenta?

RESPONDER

Um ano após o confinamento de Wuhan o mundo continua em crise devido à covid-19

Quase um ano depois da imposição do confinamento na cidade de Wuhan para travar o vírus SARS-CoV-2, que se assinala este sábado, o mundo continua em luta contra a pandemia, apesar do aparecimento de vacinas. A …

Pessoas com certas características podem ser mais suscetíveis a "ouvir" os mortos

Uma equipa de cientistas identificou certas características que podem tornar as pessoas mais suscetíveis a alegar que “ouvem” os mortos. Um novo estudo sugere que as pessoas que se descrevem como "clariaudientes" - em oposição a …

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …