“Declaração infeliz.” PSD quer audição urgente, Santos Silva está “completamente disponível”

Mario Cruz / Lusa

Ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE), Augusto Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros está “completamente disponível” para prestar esclarecimentos na Assembleia da República sobre o apoio aos portugueses retidos no estrangeiro devido à pandemia, como pediu esta sexta-feira o PSD.

O PSD quer ouvir, com urgência, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, sobre o apoio que está a ser dado no âmbito da pandemia de Covid-19 aos portugueses que se encontram no estrangeiro.

Esta sexta-feira, o partido enviou um requerimento para que sejam prestadas todas as informações relativas aos procedimentos que estão a ser postos em prática pelo Governo e pela rede diplomática e consular.

António Maló de Abreu, deputado social-democrata, não concorda com a forma como o governante tem gerido a situação. “Infelizmente teve uma declaração infeliz, dizendo que os consulados e representações portuguesas no estrangeiro não são agências de viagens, quando neste momento temos de nos preocupar com todos os portugueses e com cada um deles”, disse, citado pela TSF.

“Precisamos que o ministro esclareça o que quis dizer com essas declarações nesse momento, em que todos temos de ter dose de humildade e evitar situações de arrogância“, acrescentou.

Desta forma, o PSD considera ser de máxima urgência o Governo explicar como está a lidar com a situação dos portugueses que se encontram no estrangeiro, que, devido ao surto do Covid-19, têm tido dificuldades em regressar a casa.

No requerimento, assinado pelos deputados Adão Silva, António Maló de Abreu, Carlos Gonçalves e José Cesário, o PSD chama a atenção para as dificuldades da rede consular em garantir “em alguns casos, com grandes atrasos” a proteção dos portugueses no estrangeiro.

O PSD aponta ainda o caso específico de algumas das comunidades, como a da Venezuela ou de outros países de África e da América Latina, “que têm grandes dificuldades, em alguns casos, no acesso aos medicamentos essenciais em consequência da situação social e política que se vive nesses países”,

No requerimento, os sociais-democratas referem que a TAP “interrompeu abruptamente parte significativa dos seus voos, o que em muitas situações deixou sem alternativas imediatas” muitos portugueses.

Santos Silva já fez saber que está “completamente disponível” para prestar esclarecimentos na Assembleia da República “no mais curto prazo” sobre o apoio aos portugueses retidos no estrangeiro devido à pandemia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cães conseguem detetar covid-19, mas não estão a ser usados. "Podiam salvar tantas vidas"

Um cão pode cheirar um pano que antes esteve no pulso ou no pescoço de alguém e identificar imediatamente se a pessoa contraiu o vírus até cinco dias antes do aparecimento de qualquer sintoma. Parece …

Noruega com poucos casos de infeções nas escolas. Medidas podem ser aliviadas

A Noruega mantém as escolas com o segundo nível das medidas para combate à pandemia. Contudo, pondera aliviá-las caso se confirme que as crianças não têm um papel acrescido na transmissão do vírus. As autoridades de …

Ex-SCUT com descontos para passageiros frequentes e transporte de passageiros

Os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de janeiro, anunciou esta quinta-feira o Governo. De acordo com a …

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …

Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia. "Este sítio arqueológico era já …

Farmacêutica Purdue aceita declarar-se culpada em processo sobre analgésico opiáceo

A farmacêutica Purdue concordou em declarar-se culpada pela promoção agressiva do analgésico opiáceo OxyContin. O acordo foi anunciado pelo ministério da Justiça norte-americano e está avaliado em cerca de 8,3 mil milhões de dólares. A farmacêutica …

Norte pode ultrapassar os 2.000 casos diários esta semana e os 4.000 na próxima

As novas infeções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 podem ultrapassar esta semana a "barreira dos dois mil casos" na região Norte, alertaram especialistas esta quinta-feira, afirmando que o atual índice de transmissibilidade (o designado RT) "permite …