Auditoria às contas de Mirandela deteta seis milhões de dívida escondida

PSD / Flickr

António Branco, ex-presidente da Câmara Municipal de Mirandela

As conclusões do relatório preliminar da auditoria às contas de Mirandela, reveladas pela presidente da autarquia, revelam seis milhões de dívida escondido.

De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a informação, Júlia Rodrigues, autarca de Mirandela, revelou que a dívida do município é substancialmente superior à que está registada na Direção-Geral das Autarquias Locais – a DGAL.

“Existe um diferencial de cerca de 6 milhões de euros relativamente à dívida global que nos tinha sido apresentada pelo anterior executivo, mas que ainda nem tem em conta as entidades participadas pelo Município, que ainda pode fazer aumentar esse diferencial”, disse Júlia Rodrigues.

A dívida de Mirandela registada na DGAL é de 18 milhões, mas com o resultado desta auditoria pode vir a aumentar para os 24 milhões. “Como o limite de endividamento líquido anda na ordem dos 27 milhões de euros, ficamos com mais limitações para a gestão no futuro”, lamenta a autarca socialista.

A autarca revelou ainda que o mesmo relatório aponta também para “indícios de passivos ocultos não revelados na contabilidade, bem como património municipal não registado e receitas próprias da autarquia mal geridas“.

Júlia Rodrigues decidiu pela realização de um auditoria às contas de Mirandela depois de ter encontrado surpresas ao inteirar-se do dossier relativo à gestão do seu antecessor, o social-democrata António Branco.

O executivo liderado por Júlia Rodrigues contratou os serviços da empresa Delloite para analisar a gestão financeira do município no último mandato.

“A ideia é auditar os procedimentos e os processos na câmara para conhecer a gestão, tendo em vista a transparência para que os mirandelenses possam conhecer o ponto de situação em que o município se encontra”, justificou a autarca.

A autarca do PS admite ainda que podem haver agora inquéritos internos de forma a averiguar responsabilidades nas decisões tomadas que podem levar a processos disciplinares e não exclui a possibilidade de denunciar algumas situações ao Ministério Público.

“Depois de conhecido o relatório final, vamos fazer uma avaliação e se houver casos que juridicamente justifiquem avançar para ações em tribunal, assim o faremos”, afirmou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …