Audiência de extradição de Assange adiada para setembro, avança WikiLeaks

acidpolly / Flickr

Julian Assange, fundador do WikiLeaks

O portal WikiLeaks informou na segunda-feira que o seu fundador Julian Assange, acusado de espionagem pelos Estados Unidos (EUA), terá de esperar pelo menos até setembro até que a justiça britânica se pronuncie sobre o pedido de extradição requerido por Washington.

Julian Assange encontra-se atualmente detido na prisão de Belmarsh, em Londres, e contesta as acusações norte-americanas, noticiou a agência Lusa.

Num vídeo divulgado através das redes sociais, e citado pela agência Associated Press, o editor-chefe do portal WikiLeaks, Kristinn Hrafnsson, afirmou ser “completamente inaceitável” que Assange tenha de passar previsivelmente mais quatro meses detido.

Com o agendamento da audiência de extradição do fundador da WikiLeaks para setembro, Assange irá completar mais de um ano em prisão preventiva desde que foi retirado, em abril de 2019, da Embaixada do Equador em Londres.

Assange foi preso pelas autoridades britânicas depois de ter estado sete anos exilado na Embaixada do Equador na capital britânica.

Segundo Kristinn Hrafnsson, o fundador da WikiLeaks não compareceu na audiência realizada hoje num tribunal londrino por videoconferência devido a motivos de saúde.

Os advogados de Assange têm tentado que o ativista e jornalista seja libertado, mediante o pagamento de uma caução, alegando receios de uma possível infeção pelo novo coronavírus no estabelecimento prisional em Londres onde este se encontra detido.

Uma nova audiência administrativa deverá ocorrer em 01 de junho.

A extradição de Julian Assange, de 48 anos, foi pedida pelos EUA por 18 presumíveis delitos de espionagem e conspiração por cometer ingerência informática, arriscando 175 anos de prisão caso seja considerado culpado.

Lusa //

PARTILHAR

RESPONDER

Confinamento ao fim de semana é pouco eficaz, diz estudo

Um novo estudo avaliou as medidas aplicadas em Portugal contra a covid-19, e chegou à conclusão que o impacto da inibição de circulação entre concelhos não é assim tão eficaz. Pelo contrário, optar pelo ensino …

Ação liderada por Ana Gomes reclama indemnização de 400 milhões à Mastercard

Uma associação de defesa de consumidores liderada por Ana Gomes, candidata à Presidência da República, entregou no Tribunal da Concorrência uma ação popular que visa indemnizar todos os consumidores portugueses por práticas lesivas da Mastercard, …

Prémio para profissionais de saúde. Dias de isolamento e doença também contam para receber compensação

O prémio de desempenho para profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que trabalharam no combate à covid-19 na primeira vaga da pandemia foi publicado esta sexta-feira em Diário da República. "O diploma vem …

Injeção no Novo Banco sem Retificativo? Especialistas levantam dúvidas

O Governo diz conseguir fazer a injeção no Novo Banco sem recurso a um Orçamento Retificativo no próximo ano, mas especialistas em finanças públicas consultados pelo ECO duvidam. Tanto António Costa como João Leão dizem que …

Tudo pronto para Marcelo anunciar recandidatura. Mas recolha de assinaturas está a ser dificultada

Marcelo Rebelo de Sousa já tem o discurso escrito e o local escolhido, mas é improvável que o anúncio da recandidatura avance esta semana. De acordo com o Público, Marcelo Rebelo de Sousa está preparado para …

Biden vai pedir aos norte-americanos 100 dias com máscara (e convida Fauci para a sua equipa)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta quinta-feira que vai pedir aos americanos para usarem máscaras faciais durante 100 dias para ajudar a reduzir a disseminação de covid-19 no país. "Vou pedir às …

PSD ataca o Congresso, PCP as Festas Nicolinas. Tudo pelo cumprimento das regras anticovid

Esta quinta-feira, o PSD e o PCP trocaram farpas sobre o cumprimento das regras impostas pela pandemia no Congresso dos comunistas e nas Festas Nicolinas de Guimarães. João Oliveira, líder parlamentar do PCP, defendeu a opção …

"Um péssimo orçamento". Teodora Cardoso arrasa OE2021 e realça "os estragos" que provoca

A antiga presidente do Conselho das Finanças Públicas, Teodora Cardoso, critica duramente o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) aprovado no Parlamento, considerando que é "péssimo" e apontando "os riscos" que acarreta. "Este é, a todos …

Vacina da Moderna confere imunidade de pelo menos três meses

Um novo estudo publicado esta quinta- feira, mostra que a vacina da Moderna contra a covid-19, que recentemente demonstrou ter 94 por cento de eficácia, faz com que o sistema imunológico humano produza anticorpos que …

Ljubomir Stanisic acusado de corromper polícia com garrafas para furar confinamento

O chef Ljubomir Stanisic, um dos empresários da restauração que esteve em greve de fome durante sete dias, está a ser acusado pelo Ministério Público (MP) de ter corrompido um agente da PSP para poder …