Auchan, Intermarché e Leclerc recolhem frango contaminado em França

Os hipermercados Auchan, Intermarché, E.Leclerc e Netto procederam à recolha de frango contaminado das suas prateleiras em França. Em causa está o risco de conterem a bactéria listeria que causa uma doença que pode ser perigosa.

Foi uma recolha de produtos “em grande escala”, como reforça a Rádio francesa BFMTV, notando que diz respeito “a lotes vendidos em toda a França”.

Estão em causa embalagens de asas e coxas de frango potencialmente contaminadas com listeria, uma bactéria que causa pode causar uma infecção, levando ao aparecimento de listeriose.

No caso do Auchan, foram retiradas de circulação embalagens de asas de frango pertencentes ao lote 0244091521, como divulga o site governamental francês Rappel Conso que partilha com os consumidores informação sobre produtores retirados do mercado.

Quanto ao E.Leclerc, foram retiradas do mercado coxas de frango da marca Le Gaulois pertencentes ao lote 0244091716 que só terá sido comercializado em localidades da região da Normandia, designadamente Calvados, Eure, Manche e Seine-Maritime.

No Intermarché, retiraram as coxas de frango da marca Volaé referentes ao lote 0244091716.

E, finalmente, no Netto, loja de descontos do grupo Intermarché, foram removidas as coxas de frango do lote 0244091716.

Os clientes afectados devem deitar estes produtos ao lixo, ou devolvê-los aos hipermercados, pedindo o devido reembolso.

O que é a listeriose?

A listeriose é uma doença resultante de uma infecção causada pela listeria monocytogenes, uma bactéria que se pode encontrar no solo, no iodo e na água.

A transmissão pode ocorrer no contacto direto com animais portadores da bactéria, ou durante o “consumo de alimentos e produtos alimentares contaminados, de origem animal e vegetal”, como se explica no portal SNS24.

Também pode ocorrer transmissão da mãe para o feto e, neste caso, a doença pode ser mais complicada, provocando complicações neurológicas e danos maternos ou fetais.

Apresenta sintomas como febre, calafrios, náuseas, vómitos, diarreira e dores musculares que podem durar entre 5 e 10 dias.

Quem tenha estes sintomas, e tenha consumido frango dos referidos hipermercados, deve procurar o médico o mais rápido possível.

O período médio de incubação é de 24 horas, variando entre 6 horas e 10 dias.

Susana Valente, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.