Médicos enviam atualizações em vídeo a meio da operação através de “histórias”

Médicos enviaram atualizações em vídeo durante uma cirurgia através de uma aplicação, ao estilo das “histórias” do Instagram. Apenas os familiares e amigos do paciente as conseguem ver e desaparecem passado uma hora.

O conceito é inovador, mas é na verdade bastante simples. A Electronic Access to Surgical Events (EASE) é uma aplicação para smartphones que permite aos familiares e amigos do paciente que está ser operado receberem atualizações durante a cirurgia. Uma hora depois de enviados, os vídeos são automaticamente apagados — muito ao estilo das “histórias” do Instagram ou do Snapchat.

Tradicionalmente, as pessoas são obrigadas a ficar na sala de espera e aguardar que o médio chegue com feedback. Este avanço permite que não só os que estão no hospital tenham acesso instantâneo às atualizações da operação, mas também aqueles que não podem estar presentes saibam das novidades.

A aplicação já está disponível em 57 hospitais nos Estados Unidos e, segundo Dawn Lipthrott, familiar de um dos pacientes, “foi como da noite para o dia, comparativamente ao que tinha experienciado antes”.

A ideia partiu de dois irmãos, Kevin e Patrick de la Roza. Kevin, que é anestesiologista cardíaco pediátrico no Hospital Arnold Palmer for Children, disse que a ideia surgiu quando há seis anos atrás o hospital usou as redes sociais para fazer a cobertura de uma cirurgia cardíaca realizada a uma criança, como parte de uma campanha de marketing.

Foi então que um dos pais de um paciente pediu que o mesmo fosse feito para o seu filho. A faísca levou a que mais pais se mostrassem interessados e então nasceu a EASE. O outro irmão, Patrick, tem experiência em marketing e administração de saúde e tinha os conhecimentos necessários para desenvolver a aplicação.

Há atualmente outros serviços que fornecerem um serviço semelhante, mas apenas permitem a comunicação através de mensagens de texto entre o bloco operatório e a sala de espera. Os vídeos enviados pela aplicação EASE têm um código QR exclusivo para o paciente e são seguras e unidirecionais.

Desta maneira, a aplicação não viola as leis de privacidade médica, já que toda a informação é criptografada. Nem todas as notícias que podem sair de lá são positivas, mas a aplicação permite que o cirurgião decida se quer partilhar a informação pela app ou não.

“Apesar de toda esta modernização que a sala de cirurgia do hospital teve no último século — seja ressonância magnética, radiologia ou outros avanços de alta tecnologia — a sala de espera nada mudou”, disse Patrick, citado pelo OZY.

“Tradicionalmente, é um quartinho horrível e apertado, com muitas cadeiras e outras pessoas que sentem a mesma ansiedade, o mesmo medo, essa mesma falta de controlo”, acrescentou.

Apesar de ser usada em menos de 1% dos hospitais americanos, a EASE já foi usada em mais de 300 mil intervenções cirúrgicas. O preço da subscrição pode variar entre os 20 mil dólares ou as centenas de milhares, dependendo do tamanho dos hospital.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …

Termina o prazo para limpar terrenos. Fiscalização arranca segunda-feira

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina este domingo, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19. Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e …