Atropelamento deliberado faz dezenas de feridos em Melbourne

Joe Castro / EPA

Pelo menos 14 pessoas ficaram feridas depois de um atropelamento deliberado em Melbourne, na Austrália. O condutor e outro indivíduo foram detidos pelas autoridades.

Esta quinta-feira, mais de uma dezena de pessoas ficaram feridas depois de um carro ter “investido contra vários peões” na Flinders Street, em Melbourne.

Segundo as autoridades, há registo de 14 feridos, vários em estado “crítico”. De acordo com os media locais, entre estes feridos incluía-se pelo menos uma criança em idade pré-escolar. A polícia do Estado de Victoria informou ter detido o condutor do veículo e um segundo indivíduo.

As autoridades já informaram que se tratou de “um ato deliberado”. O caso não foi qualificado como um caso de terrorismo, mas Russel Barret, comandante da polícia de Victoria, adianta que se tratou de um ataque intencional.

A polícia australiana avança que Saeed Noori é o nome do suspeito, de 32 anos. O indivíduo tem nacionalidade australiana e é de origem afegã. Segundo o CM, o autor do atropelamento apresenta um historial de problemas mentais e tem cadastro criminal.

O segundo indivíduo detido tem 24 anos, mas ainda não é certo o seu grau de envolvimento no atropelamento.

O incidente aconteceu pelas 16h30 desta quinta-feira (05h30 em Lisboa) e teve como alvo um grupo de peões que atravessavam a passadeira depois de o sinal ter ficado verde. A carrinha branca do tipo SUV, depois de atropelar os peões, terá embatido contra uma barreira de betão perto de uma paragem, adianta o The Guardian.

A polícia apela a que todos aqueles que presenciaram o atropelamento se dirijam à esquadra para prestar depoimento. Quem tiver outras informações sobre o incidente deve igualmente contactar as autoridades.

Em janeiro, recorda a Reuters, quatro pessoas foram mortas e mais de 20 feridas quando um condutor avançou deliberadamente contra os peões num local que fica a apenas alguns metros do sítio onde aconteceu o incidente de hoje. O caso de janeiro não estava relacionado com terrorismo.

Segundo o Expresso, o primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, garantiu que as autoridades e os serviços de informações estão a trabalhar juntos na investigação do ataque. “Os nossos pensamentos e orações estão com as vítimas e os serviços de emergência estão a tratá-las”, conclui o governante.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …