Atriz Tônia Carrero morre durante cirurgia

(dr)

Tônia Carrero

A atriz brasileira Tônia Carrero morreu, este sábado, aos 95 anos, no Rio de Janeiro, durante uma intervenção cirúrgica.

Maria Antonietta Portocarrero Thedim, conhecida pelo nome Tônia Carrero, teve uma paragem cardíaca enquanto era submetida a uma pequena cirurgia médica numa clínica em Cávea, no sul do Rio de Janeiro, onde estava internada desde sexta-feira, devido a uma úlcera no sacro, adianta a imprensa brasileira, que cita a família da artista.

Tônia é uma das atrizes da velha guarda mais consagradas no Brasil, com 64 anos de carreira, tendo integrado o elenco de 54 peças, 19 filmes e 15 novelas. Teve um único filho, o também ator Cécil Thiré.

A sua estreia no teatro foi em 1949, ao lado de Paulo Autran em “Um Deus Dormiu Lá em Casa”. O último trabalho televisivo foi a novela “Senhora do Destino” (2004) da TV Globo, onde interpretou a personagem ‘Madame Berthe Legrand’, e a última aparição no grande ecrã foi em “Chega de Saudade” (2008).

Tônia sofria de hidrocefalia oculta, enfermidade que provoca a acumulação de líquido cefalorraquidiano nas cavidades ventriculares cranianas, causando aumento na pressão intracraniana sobre o cérebro e aumento do volume do crânio. Os primeiros sintomas da doença apareceram em 1999.

A doença de Tônia Carrero impedia qualquer tipo de trabalho, por ter provocado a perda da fala e dos movimentos das mãos e pernas. A última aparição pública da atriz aconteceu em abril de 2011, para ver uma peça protagonizada pelo filho.

As cerimónias fúnebres vão realizar-se este domingo e na segunda-feira.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Desconfinar creches e 1.º ciclo em março é possível, mas com "botão de pânico"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera que é possível a partir de meados deste mês abrir creches e primeiro ciclo. Contudo, tem de se estar "sempre pronto para parar". O plano de descofinamento será anunciado pelo …

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …

Parlamento Europeu levanta imunidade a Carles Puigdemont

O Parlamento Europeu levantou, esta terça-feira, a imunidade parlamentar de que gozavam três eurodeputados independentistas da Catalunha, entre eles o antigo presidente da região, fugidos da justiça espanhola após a tentativa de independência de 2017. O …

Sem zaragatoas, basta gritar. Empreendedor cria teste inovador para detetar covid-19

O empreendedor holandês Peter van Wees criou um teste que pode ser o método mais rápido e fácil de detetar covid-19. Basta gritar ou cantar. Peter van Wees criou um teste para detetar a covid-19 que …

Inspetores do SEF com processos disciplinares por causa de Ihor voltam ao aeroporto

O Tribunal de Sintra chumbou o despacho do SEF que afastava do exercício de funções do aeroporto de Lisboa quatro inspetores, que são alvo de processos disciplinares por causa da morte do cidadão ucraniano. Esta decisão …