/

Atriz Tônia Carrero morre durante cirurgia

4

(dr)

Tônia Carrero

A atriz brasileira Tônia Carrero morreu, este sábado, aos 95 anos, no Rio de Janeiro, durante uma intervenção cirúrgica.

Maria Antonietta Portocarrero Thedim, conhecida pelo nome Tônia Carrero, teve uma paragem cardíaca enquanto era submetida a uma pequena cirurgia médica numa clínica em Cávea, no sul do Rio de Janeiro, onde estava internada desde sexta-feira, devido a uma úlcera no sacro, adianta a imprensa brasileira, que cita a família da artista.

Tônia é uma das atrizes da velha guarda mais consagradas no Brasil, com 64 anos de carreira, tendo integrado o elenco de 54 peças, 19 filmes e 15 novelas. Teve um único filho, o também ator Cécil Thiré.

A sua estreia no teatro foi em 1949, ao lado de Paulo Autran em “Um Deus Dormiu Lá em Casa”. O último trabalho televisivo foi a novela “Senhora do Destino” (2004) da TV Globo, onde interpretou a personagem ‘Madame Berthe Legrand’, e a última aparição no grande ecrã foi em “Chega de Saudade” (2008).

Tônia sofria de hidrocefalia oculta, enfermidade que provoca a acumulação de líquido cefalorraquidiano nas cavidades ventriculares cranianas, causando aumento na pressão intracraniana sobre o cérebro e aumento do volume do crânio. Os primeiros sintomas da doença apareceram em 1999.

A doença de Tônia Carrero impedia qualquer tipo de trabalho, por ter provocado a perda da fala e dos movimentos das mãos e pernas. A última aparição pública da atriz aconteceu em abril de 2011, para ver uma peça protagonizada pelo filho.

As cerimónias fúnebres vão realizar-se este domingo e na segunda-feira.

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.