Atriz Tônia Carrero morre durante cirurgia

(dr)

Tônia Carrero

A atriz brasileira Tônia Carrero morreu, este sábado, aos 95 anos, no Rio de Janeiro, durante uma intervenção cirúrgica.

Maria Antonietta Portocarrero Thedim, conhecida pelo nome Tônia Carrero, teve uma paragem cardíaca enquanto era submetida a uma pequena cirurgia médica numa clínica em Cávea, no sul do Rio de Janeiro, onde estava internada desde sexta-feira, devido a uma úlcera no sacro, adianta a imprensa brasileira, que cita a família da artista.

Tônia é uma das atrizes da velha guarda mais consagradas no Brasil, com 64 anos de carreira, tendo integrado o elenco de 54 peças, 19 filmes e 15 novelas. Teve um único filho, o também ator Cécil Thiré.

A sua estreia no teatro foi em 1949, ao lado de Paulo Autran em “Um Deus Dormiu Lá em Casa”. O último trabalho televisivo foi a novela “Senhora do Destino” (2004) da TV Globo, onde interpretou a personagem ‘Madame Berthe Legrand’, e a última aparição no grande ecrã foi em “Chega de Saudade” (2008).

Tônia sofria de hidrocefalia oculta, enfermidade que provoca a acumulação de líquido cefalorraquidiano nas cavidades ventriculares cranianas, causando aumento na pressão intracraniana sobre o cérebro e aumento do volume do crânio. Os primeiros sintomas da doença apareceram em 1999.

A doença de Tônia Carrero impedia qualquer tipo de trabalho, por ter provocado a perda da fala e dos movimentos das mãos e pernas. A última aparição pública da atriz aconteceu em abril de 2011, para ver uma peça protagonizada pelo filho.

As cerimónias fúnebres vão realizar-se este domingo e na segunda-feira.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …

"Estranho, muito estranho". Ana Gomes comenta morte do marido de Isabel dos Santos e é criticada

O empresário congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu no Dubai, durante a prática de mergulho. Uma morte prematura aos 48 anos que leva Ana Gomes a comentar o assunto como "estranho", "muito …

Conselho Europeu. Vacinas distribuídas de forma justa e fronteiras não vão fechar

O presidente do Conselho Europeu garantiu, esta quinta-feira, no final de uma videoconferência entre os líderes da União Europeia, que os 27 estão "unidos" para enfrentar a "luta difícil" contra a segunda vaga da covid-19. "A …

Teletrabalho sim, confinamento não. O que vai sair do Conselho de Ministros de sábado

O Conselho de Ministro reúne no próximo sábado para discutir novas medidas para conter a propagação do novo coronavírus e em cima da mesa está o regresso ao teletrabalho e medidas de restrição à circulação. A …

Conselho de Disciplina instaura dois processos disciplinares a Varandas

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou, esta quinta-feira, dois processos disciplinares ao presidente do Sporting, na sequência das declarações proferidas sobre o seu homólogo do FC Porto e das …