Atraso no envio de armas “dá permissão à Rússia para matar ucranianos”

3

Volodymyr Zelenskyy

O Presidente ucraniano admite ter ficado desiludido com alguns países, mas realça que continua a acreditar na vitória da Ucrânia.

Volodymyr Zelenskyy, na habitual mensagem da noite, afirmou que a população ucraniana estava a ser retirada das áreas mais atingidas pela guerra.

O chefe de Estado da Ucrânia também garantiu que todos os deslocados iriam receber ajuda financeira, segundo a Renascença.

“As pessoas estão a ser retiradas das zonas atingidas pela guerra e o Governo providencia locais para alojamento temporário e ajudas especiais”, diz Zelenskyy.

O líder ucraniano acrescenta ainda que “todos os deslocados podem receber assistência financeira para poderem viver e podem candidatar-se a este apoio já a partir de quarta feira”.

O Presidente ucraniano admitiu, em entrevista à CNN Internacional, ter ficado desiludido com alguns países, mas continua a acreditar na vitória da Ucrânia.

Na mensagem, Zelenskyy voltou a pedir aos líderes políticos internacionais mais ajuda: “Se são nossos amigos ou parceiros deem-nos armas, deem-nos apoio, deem-nos dinheiro. Parem a Rússia. Vocês podem fazer isso”.

De acordo com o chefe de Estado da Ucrânia, o atraso no envio de armas “dá permissão à Rússia para matar ucranianos”.

Nas suas declarações habituais, o Presidente garantiu ser essencial manter a região de Donbass, nomeadamente por uma questão de soberania e segurança nacional.

“A Ucrânia e o seu povo são claros. Não temos qualquer reivindicação sobre o território de mais ninguém, mas não vamos abdicar do nosso“, sublinhou.

A guerra já causou a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, e matou quase dois mil civis, de acordo com os dados das Nações Unidas, que alertam para a possibilidade de o número real de vítimas ser muito maior.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

ZAP //

3 Comments

  1. Foi noticiado na tv que o zelenski recusou cessar fogo com a rússia. Não sei quais eram as condições, mas ele está a arriscar muito. Ainda por cima está sempre a pedir aos países ocidentais que enttrem em guerra com a rússia. Será que ele ainda não percebeu que a rússia tem armamento nuclear e que um louco como o putin de certeza que o vai usar. Eu não queria nada ter um missil russo dirigido a Lx.

      • Se o putin decidir ir mais além do que a Ucrânia, temos sempre a NATO e os USA que devem servir para alguma coisa. A Eurásia foi referida pelos russos há muito tempo atrás a nivel económico. A intenção era criar uma especie de união europeia, a nivel económico mas envolvendo a Ásia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.