Não há duas sem três. Atos de vandalismo repetem-se com um autocarro e ecopontos incendiados

Rui Minderico / Lusa

Trinta caixotes do lixo e ecopontos foram incendiados durante a madrugada desta quinta-feira em toda a área do Comando Metropolitano de Lisboa, com especial incidência no concelho de Sintra.

De acordo com a PSP, não foi registado na área de atuação do COMETLIS qualquer caso de viaturas incendiadas, mas o mesmo não aconteceu em Setúbal, onde a polícia detetou um autocarro a arder pelas 02h35, na Avenida Bento de Jesus Caraça.

Fonte da PSP disse ainda que foram detidas três pessoas, mas a polícia ainda está a investigar se estão ou não relacionadas com o incidente do autocarro.

As últimas noites têm sido marcadas por diversos atos de vandalismo na Área Metropolitana de Lisboa e em Setúbal.

Na terça-feira, a esquadra da PSP no bairro da Bela Vista foi atingida por cocktails molotov e, na Póvoa de Santo Adrião e Odivelas, foram incendiados caixotes do lixo e viaturas.

Na quarta-feira, os atos repetiram-se. Desta feita, a PSP contabilizou mais de 20 ocorrências relacionadas com caixotes do lixo incendiados na Bela Vista, Massamá e Queluz. Em Loures, houve uma tentativa de incendiar um automóvel, que foi impedida pelas autoridades. Não há registo de feridos.

Estes atos começaram depois de uma manifestação, na segunda-feira, em Lisboa, contra a violência policial, após uma intervenção da PSP no bairro da Jamaica, no Seixal, no domingo, que resultou em incidentes entre os moradores e a polícia que provocaram cinco feridos civis e um agente.

Num comunicado anterior, a PSP esclareceu que “nada indicia, até ao momento, que estejam associados à manifestação” de protesto que decorreu na segunda-feira, em frente ao Ministério da Administração Interna. Após a manifestação de segunda-feira em Lisboa, quatro pessoas foram detidas na sequência do apedrejamento de elementos da PSP por participantes no protesto.

Entretanto, a PSP reforçou nos últimos dias o policiamento na Bela Vista, em Setúbal, e em algumas zonas dos concelhos de Loures, Odivelas e Sintra.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também esta a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …

Polícia recupera cópia roubada de "Salvator Mundi" de Leonardo da Vinci, a pintura mais cara do mundo

Uma cópia do século XVI do "Salvator Mundi" de Leonardo da Vinci, a pintura mais cara do mundo, foi recuperada pela polícia depois de ter sido roubada de um museu em Nápoles, em Itália. A obra, …

Rússia afirma que os Estados Unidos cortaram as linhas telefónicas do seu consulado em Nova Iorque

O consulado russo sediado na cidade de Nova Iorque afirma que os Estados Unidos cortaram, nesta segunda-feira, todas as suas linhas telefónicas, dando também conta que as suas instalações enfrentam falhas no acesso à Internet.  …

Desvendada causa de doença que infetou centenas de pessoas na Índia (mas ainda há questões por responder)

No mês passado, centenas de pessoas adoeceram com uma doença misteriosa na cidade de Eluru, na Índia. A causa da doença inicialmente permaneceu desconhecida, levando a uma grande confusão e preocupação, mas, desde então, pesticidas …

Mulher é condenada a 43 anos de prisão após ter criticado a monarquia tailandesa

A ex-funcionária pública foi condenada foi partilhar ficheiros áudio nas redes sociais, que continham duras críticas à monarquia da Tailândia. A sentença, proferida na terça-feira por um tribunal criminal em Banguecoque, foi de mais de …

Messi suspenso por dois jogos por expulsão na Supertaça

O argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, foi punido com dois jogos de suspensão, por ter sido expulso, no domingo, na final da Supertaça frente ao Athletic Bilbau, anunciou a Federação Espanhola de Futebol (RFEF). No …

PSD questiona Governo sobre procurador europeu. Costa diz não conhecer procuradores incómodos ou amigos do Governo

O primeiro-ministro, António Costa, disse esta terça-feira não conhecer “procuradores incómodos nem procuradores amigos do governo”, depois de ter sido novamente confrontado com alegadas contradições apontadas por PSD, a propósito da polémica na escolha do …

Fecho das escolas é "inevitável" (e todos o querem, menos o Governo, Marcelo e alguns pais)

O Governo insiste em manter as escolas abertas, apesar de especialistas, professores, sindicatos e os próprios alunos desejarem o encerramento devido ao agravar dos números da pandemia. Já entre os pais, há muita divisão... "Estamos a …