“Ato que nenhum fim pode justificar”. Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

catholicism / Flickr

O papa Francisco

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa.

O Vaticano referiu no documento publicado hoje – e aprovado pelo Papa Francisco – que “a eutanásia é um ato de homicídio que nenhum fim pode justificar, e que não tolera qualquer forma de cumplicidade ou colaboração ativa ou passiva”

O documento defende que “é gravemente injusto promulgar leis que legalizem a eutanásia ou justifiquem e apoiem ​​o suicídio, invocando um falso direito de escolher uma morte indevidamente caracterizada como respeitável apenas porque foi escolhida”.

A eutanásia e o suicídio assistido são atos diferentes. A primeira representa a morte sem dor de um paciente que sofre de uma doença física ou mental. No suicídio assistido, os pacientes administram drogas letais a si próprios sob supervisão médica.

Na Colômbia, no Canadá e em algumas regiões da Austrália, a Eutanásia é legal. O suicídio assistido é legal na Suíça, Alemanha e vários estados dos EUA, incluindo na Califórnia, Washington e Nova Jersey.

O Parlamento da Espanha está a discutir a aplicação de uma lei que tornaria o país no quarto da Europa a legalizar a eutanásia, depois da Holanda, Bélgica e Luxemburgo. Na Alemanha, o parlamento deixou cair a lei que proibia o suicídio assistido.

Em Portugal, a lei também está a ser discutida e o processo legislativo, no parlamento, sobre a realização de um referendo à eutanásia deverá estar concluído até à primeira semana outubro.

O cardeal Luis Ladaria Ferrer, chefe do escritório doutrinário do Vaticano, disse que o novo documento “é oportuno e necessário à luz da situação atual, caracterizada por um contexto legislativo civil internacional cada vez mais permissivo em relação à eutanásia, suicídio assistido e disposições sobre o fim da vida”.

O documento afirma que a cultura contemporânea incentiva a eutanásia através de um individualismo generalizado, uma falsa compreensão da compaixão, e um ênfase na qualidade de vida, em vez de ver a vida humana como um bem intrínseco, revela o WSJ.

Apesar de concordar com o documento, o Papa Francisco tende a adotar uma abordagem mais conciliatória sobre a eutanásia, minimizando as proibições dogmáticas em favor da promoção de cuidados paliativos para mitigar o sofrimento dos doentes. Ainda assim, o Papa mantém os princípios tradicionais da religião.

O novo documento afirma que as instituições católicas de saúde que se desviem da conduta da Igreja Católica sobre o assunto, colocarão em risco o seu direito de se identificarem como católicas.

Em 2017, o conselho da rede de hospitais Irmãos da Caridade na Bélgica, votou a favor da eutanásia de pacientes psiquiátricos não terminais. Essa medida desencadeou discussões com o Vaticano que terminaram no início deste ano com a decisão de que a rede não poderia continuar a identificar-se como católica.

A rede Irmãos da Caridade declarou que não vê necessidade de mudar suas políticas, “já que estamos convencidos de que estamos a fazer a coisa certa”. Contudo, o novo documento do Vaticano insiste no direito dos médicos, e de outro pessoal relacionado, à objeção de consciência contra a participação na eutanásia e no suicídio assistido.

O Vaticano enfatiza assim o “direito de morrer com a maior serenidade possível e com a dignidade humana e cristã adequada intacta”, sem a imposição de tratamentos médicos agressivos ou fúteis.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …