//

Atleta polaca leiloou a sua medalha de prata para financiar cirurgia de um bebé

Javier Soriano / AFP

Maria Andrejczyk

A atleta polaca, que conquistou a prata na prova feminina do lançamento do dardo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, leiloou a sua medalha para arrecadar fundos para pagar a cirurgia cardíaca urgente de um bebé de oito meses.

De acordo com a cadeia televisiva CNN, Maria Andrejczyk, de 25 anos, conquistou recentemente a medalha de prata em Tóquio 2020 – a sua primeira medalha olímpica –, tendo ficado atrás da chinesa Liu Shiying.

Porém, apesar da importância desta conquista, a atleta polaca anunciou na sua conta de Facebook, na semana passada, que iria leiloar a medalha para arrecadar fundos para Miłoszek Małysa, um bebé de oito meses que precisava de uma cirurgia cardíaca urgente.

“Não passei muito tempo a pensar nisto, foi a primeira arrecadação de fundos que encontrei e sabia que era a certa”, escreveu a atleta de lançamento do dardo, explicando que a família (que já tinha angariado metade do dinheiro) precisava de 1,5 milhão de zlotis, cerca de 330 mil euros.

De acordo com a mãe da criança, já não há mais opções médicas viáveis na Polónia que ajudem a salvar Miłoszek, portanto, a última esperança é uma cirurgia em Stanford, na Califórnia, Estados Unidos.

Depois de iniciar o leilão por 200 mil zlotis (cerca de 44 mil euros), Andrejczyk anunciou, esta segunda-feira, também através do Facebook, que a cadeia de supermercados polaca Żabka foi a vencedora, tendo feito uma oferta de quase 107 mil euros.

Mas, depois de vencer o leilão, Żabka anunciou que iria devolver a medalha à atleta. “Ficámos comovidos com o gesto bonito e extremamente nobre da nosso atleta olímpica. Por isso, decidimos apoiar a arrecadação de fundos mas também que a medalha de prata de Tóquio vai ficar com Andrejczyk, que mostrou o quão grande é”, escreveu a empresa na sua página de Facebook.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.