Atlas do século XV com Descobrimentos portugueses vai ser leiloado em Londres

Christie's

Atlas do século XV de Grazioso Benincasa

Atlas do século XV de Grazioso Benincasa

Um raro atlas marítimo do século XV, que mostra os descobrimentos feitos pelos portugueses em África, desenhado 24 anos antes de Colombo descobrir a América, vai ser leiloado pela Christie’s, a 19 de novembro, em Londres.

De acordo com a leiloeira, o atlas ilustrado, mostrando os limites das costas marítimas então conhecidas – assinado pelo cartógrafo e navegador italiano Grazioso Benincasa (1400-1482) – irá a leilão com uma estimativa de venda de dois a três milhões de euros.

Ainda segundo a Christie’s, sobreviveram até hoje apenas 58 atlas do século XV, sendo este, desenhado à mão em Veneza, em 1468, um dos três que ainda permanecem em mãos de privados.

Julian Wilson, especialista da leiloeira em manuscritos antigos, indicou que o atlas de 600 anos “está desenhado numa larga escala invulgar, e representa 3.000 milhas do litoral da Europa ocidental e da costa africana, desde a Escócia, no norte, até à Serra Leoa, no sul”.

“Quatro dos mapas mostram os descobrimentos mais recentes dos portugueses, à época, na África ocidental, na sua tentativa de liderar a via marítima em redor daquele continente, para serem os primeiros a alcançar as Índias orientais e ter acesso à lucrativa rota das especiarias”, acrescenta o especialista, num texto sobre o manuscrito.

O atlas contém sete mapas, que mostram a atual Guiné-Bissau, Guiné e Serra Leoa; a costa ocidental africana, de Cabo Branco a Cabo Roxo, com uma das mais antigas representações conhecidas de Cabo Verde; as Ilhas Canárias e a Mauritânia; Portugal e África ocidental, a norte, pelo estreito de Gibraltar até Agadir, em Marrocos; a Europa ocidental, com Portugal, Espanha e França; e a Grã-Bretanha e a Irlanda.

Christie's

Quatro dos mapas mostram os descobrimentos mais recentes dos portugueses à época.

Quatro dos mapas mostram os descobrimentos mais recentes dos portugueses à época.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Antártida está em perigo. "Glaciar do juízo final" está a derreter a um ritmo alarmante

Novas estudos deixam um alerta: A Antártica está a correr sérios perigos de desaparecer. Os cientistas já apelidaram o Thwaites - um glaciar do tamanho da Grã-Bretanha localizado no oeste do continente -  de "glaciar …

Revelada origem das galáxias mais "extremas"

Os astrónomos descobriram que a chave para entender as galáxias com tamanhos "extremos", pequenas ou grandes, pode estar nos seus arredores. Em dois estudos relacionados, uma equipa internacional descobriu que as galáxias que são "ultracompactas" ou …

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …