Atlântica e Portucalense perdem estatuto de universidade

Universia

Universidade Portucalense Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) divulgou um despacho, assinado pelo ministro Manuel Heitor a 28 de janeiro deste ano, no qual retira o estatuto de universidade à Universidade Atlântica e à Universidade Portucalense (UPT).

A decisão é definitiva, mas encontra-se suspensa uma vez que ambas as instituições de Ensino Superior recorreram judicialmente da decisão.

A proposta, que partiu da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e foi aprovada pelo MCTES, justifica-se pelo facto de ambas as instituições não terem o número de doutoramentos exigido para possuir a designação de universidades.

O Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) prevê que as instituições tenham um mínimo de três doutoramentos em funcionamento.

Contra este facto, a Universidade Atlântica nada pode fazer, uma vez que não possui nem nunca possuiu qualquer doutoramento.

Já a Universidade Portucalense manteve, até 2012, quatro doutoramentos acreditados, que se prolongaram até setembro do ano passado, não tendo, atualmente, qualquer tipo de programa de doutoramento acreditado.

Conforme refere num comunicado, “em outubro de 2015, a UPT submeteu para acreditação mais cinco doutoramentos em diferentes áreas científicas” que, até agora, ainda não foram aprovados.

Quanto à posição da Universidade Atlântica, num comunicado, a instituição anuncia que já “apresentou ao ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior um conjunto de argumentos sólidos com o objetivo de clarificar a situação e de permitir reverter o teor do despacho ministerial que determina a alteração da natureza jurídica da Universidade”.

A Universidade Atlântica encontra-se assim ainda “à espera de resposta definitiva do ministério”.

Até à decisão final dos tribunais, no entanto, ambos os estabelecimentos de ensino vão poder continuar a designar-se por universidades.

Francisca Figueiredo / JPN

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não vou comentar a notícia sobre a Atlântica e Portucalense, mas aproveitar este espaço de “destaque”, porque é neste espaço que quando certos clubes (estou a falar de futebol) fazem um mau resultado, aparece a notícia, em destaque, pouco tempo depois desse mau resultado acontecer. Ora, como TODA a gente sabe o Benfica empatou 2 a 2 com o Bayern e foi afastado da competição. Por incrível que pareça o “nosso” querido(a) ZAP não teve conhecimento de tal, nem em destaque nem meio destaque. Não é nada contra o Benfica nem contra os benfiquistas mas é lamentável que a miopia, de alguns, chegue a tal desplante…

RESPONDER

Governo com margem política para abdicar de 15% do Novo Banco

Em 2022, o Governo tem margem política para abdicar do direito de entrar como acionista no Novo Banco (NB), inicial­mente com uma participação de mais de 2%, mas que pode subir a 15%. Para já, nem …

Tóquio2020. Biles renuncia também às finais de salto e barras assimétricas

A ginasta norte-americana Simone Biles, que renunciou à final do concurso geral individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também não vai participar das finais de domingo de salto e barras assimétricas, informou esta sexta-feira a Federação …

Governo não pediu parecer à CNPD sobre as "bodycams" em polícias. Método vai "aumentar a transparência"

A proposta da nova lei da videovigilância, que vai permitir que os polícias passem a usar câmaras nos uniformes, já foi aprovada em Conselho de Ministros, mas ainda não chegou ao Parlamento. Também não foi …

Marcelo reuniu com Lula, mas não revela o teor da conversa. Presidente diz que visita é apenas de cariz cultural

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse sexta-feira à chegada a São Paulo que a cultura tem um "papel fundamental" na convergência entre Portugal e o Brasil, rejeitando que a agenda alargada de …

PSP abre processos disciplinares por uso indevido de farda em manifestação

A PSP abriu processos disciplinares, por uso indevido e incorreto do uniforme, a agentes que participaram em 21 de junho, em Lisboa, numa manifestação organizada pelo Movimento Zero, confirmou esta sexta-feira à Lusa o porta-voz, …

Por onde passou o caminho bíblico da Judeia a Edom? Cientistas encontram respostas

Por onde passava o caminho bíblico que ligava o reino de Judeia à nação vizinha de Edom? Um novo estudo dá novas pistas sobre o possível percurso da estrada. Os investigadores israelitas sugerem que havia, pelo …

PCP diz que acusação a grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial evidencia "cartelização"

O PCP considerou esta sexta-feira que a acusação da Autoridade da Concorrência a cinco grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial, confirma a “prática parasitária e de cartelização” destes grupos, que fazem “da doença um negócio”. O …

Ensino Superior. Vagas voltam a aumentar com Porto, Lisboa e Aveiro na frente

O concurso nacional de acesso ao ensino superior volta a registar um aumento do número de vagas, segundo dados divulgados este sábado, que mostram Lisboa, Porto e Aveiro com o maior crescimento. Depois de, no ano …

Os pterossauros conseguiam voar assim que eclodiam dos ovos

Os pterossauros tinham asas suficientemente longas e ossos suficientemente fortes para conseguirem sustentar o voo depois de eclodirem. Uma equipa de cientistas da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, descobriu que os pterossauros recém-nascidos seriam capazes …

Madeira começa hoje a vacinar jovens a partir dos 12 anos. Açores não vacinam crianças "para já"

A Madeira começa este sábado a vacinar contra a covid-19 jovens a partir dos 12 anos, numa altura em que mais de metade da população adulta residente no arquipélago já está inoculada com a segunda …