Ativistas paquistaneses querem abrir a primeira mesquita LGBT do país

Hashoo Foundation / Flickr

-

A Shemale Association For Fundamental Rights (SAFFAR), uma ONG que luta pelos direitos fundamentais no Paquistão, está a planear abrir uma mesquita LGBT na cidade de Islamabad, onde vivem aproximadamente 2.700 transgéneros.

A organização, que já arrecadou cerca de 7 mil dólares para a construção da mesquita, quer assegurar o direito dos LGBT’S poderem deslocar-se a um templo religioso em segurança, já que muitas vezes são expulsos das mesquitas, ou então são forçados ir para um local que não é dedicado ao culto.

“A principal razão para construir esta mesquita é transmitir a mensagem de que as pessoas que são transgéneros também são muçulmanas, e têm o direito de praticar orações dentro de uma mesquita, e de recitar ou ensinar o Alcorão”, disse Nadeem Kashish, fundadora do SAFFAR.

A mesquita será grande o suficiente para acomodar até mil pessoas e estará “aberta a qualquer pessoa, independentemente da crença religiosa”, destaca a organização no Facebook.

Em todo o mundo, os transgéneros enfrentam várias dificuldades culturais e sociais que as tornam alvo de violência e assassinato – sendo, muitas vezes, rejeitadas pela família.

Quase 300 pessoas trans foram mortas no ano passado, e 240 nos primeiros 10 meses deste ano, segundo o relatório da TGEU – Transgénero Europa, que contabilizou mundialmente 2.264 mortes desde 2008 até outubro de 2016.

A maioria ocorreu no Brasil (123), México (52), Estados Unidos (23), Colômbia (14) e Venezuela (14). Na Ásia, a maior parte dos casos aconteceu na Índia (6) e Paquistão (5). Já na Europa, os casos aconteceram sobretudo em Itália (5) e na Turquia (5).

A primeira mesquita transgénero do mundo foi fundada em 2008 por Shinta Ratri, na Indonésia, como um lugar de culto e ensino. Chamada de “Pondok Pesantren Waria”, o local foi encerrado em fevereiro deste ano devido a ameaças da Jihad Islâmica.

Várias mesquitas LGBT foram fundadas na África do Sul, Paris e outros países, mas todas têm lutado contra a ameaça constante de violência.

ZAP / Hypeness

PARTILHAR

RESPONDER

Pintura de Van Gogh de Paris nunca antes vista exibida pela primeira vez

Uma pintura de Vincent Van Gogh de uma rua de Paris foi exposta pela primeira vez depois de passar mais de 100 anos "escondida" pelos seus proprietários. Uma cena de rua em Montmartre, em Paris, pertenceu …

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …

João Almeida termina Volta aos Emirados no pódio, o seu primeiro numa prova do World Tour

O ciclista português, da equipa Deceuninck-QuickStep, assegurou, este sábado, o primeiro pódio numa prova do World Tour, ao ser terceiro na Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima e última etapa. João Almeida concluiu a prova …

Alemanha vai autorizar vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha vai alterar a recomendação que limitava o uso da vacina da farmacêutica AstraZeneca para maiores de 65 anos. O anúncio foi feito, este sábado, por Thomas Mertens, chefe da …

Éter, Teia e Tutti-Frutti. PS e PSD decidem "os bons e os maus" entre uma centena de autarcas suspeitos

PS e PSD estão na recta final da escolha dos candidatos às próximas eleições autárquicas e os dois partidos coincidem na forma como estão a avaliar os potenciais candidatos que estão envolvidos em processos judiciais. …

"Lei Khashoggi". Estados Unidos restringem vistos a 76 cidadãos sauditas

Os Estados Unidos anunciaram a restrição à atribuição de vistos a 76 cidadãos da Arábia Saudita acusados de "ameaçar dissidentes no estrangeiro", nomeadamente o jornalista saudita assassinado, em outubro de 2018, na Turquia. Segundo o secretário …

OMS quer isenção de direitos de propriedade intelectual para vacinas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reclamou, esta sexta-feira, o uso de "todas as ferramentas" para aumentar a produção de vacinas contra a covid-19, incluindo a transferência de tecnologia e a isenção de direitos de …