Mais de 2.200 pessoas trans foram mortas desde 2008

RedeTrans

Yasmin Montoy, uma jovem trans assassinada em São Paulo em outubro deste ano

Yasmin Montoy, uma jovem trans assassinada em São Paulo em outubro deste ano

Quase 300 pessoas trans foram mortas no ano passado, e 240 nos primeiros 10 meses deste ano, segundo o relatório da TGEU – Transgénero Europa, que contabilizou mundialmente 2.264 mortes desde 2008 até outubro de 2016.

Por ocasião do 18º aniversário do Dia Internacional da Memória Trans, que lembra as vítimas mortais de crimes transfóbicos ou de género, a rede europeia TGEU – Transgénero Europa, constituída por 150 organizações, espalhadas por 42 países, revela que nos primeiros seis meses deste ano foram mortas 166 pessoas. Uma atualização recente aumenta este número para 240 até 30 de setembro.

A contabilização é feita através do projeto “Monitorização das Mortes Trans”, que começou o trabalho em 2008 e tem vindo, ano pós ano, a relatar quantas pessoas são mortas em todo o mundo por serem trans ou terem distúrbios de género.

Nesse primeiro ano foram assassinadas 149 pessoas, um número que teve “um enorme aumento” nos cinco anos seguintes, com 224 pessoas mortas em 2009, 233 no ano seguinte, 268 em 2011 e 311 em 2012.

Em 2013, o número de mortes desce ligeiramente para 271, aumentando novamente no ano seguinte para 294 e baixando o ano passado para 274 pessoas. Tudo somado dá 2.190 mortes entre 2008 e junho de 2016, valor que cresce para 2.264 quando contabilizadas as 74 mortes que ocorrem nos meses de julho, agosto e setembro de 2016.

“Estas mortes foram relatadas a partir de todas as grandes regiões do mundo (África, Ásia, América Central e América do Sul, Europa, América do Norte e Oceânia) e, tendo em conta que em muitos locais só conseguimos informação parcial, estas 2.190 mortes são apenas a ponte do icebergue“, lê-se no relatório, referindo-se à contabilização entre 2008 e junho de 2016.

R7

Larissa foi morta a tiros e atirada para um passeio, em São Paulo, em junho de 2016

Larissa foi morta a tiros e atirada para um passeio, em São Paulo, em junho de 2016

No global, a região da América Central e América do Sul, incluindo a zona do Caribe, é a que regista o maior número de mortes, com 1.711 pessoas trans assassinadas nos oito anos e meio, entre 23 países.

“Este número representa mais de 78% de todas as mortes reportadas a nível mundial“, refere a Transgénero Europa.

Na Europa, por outro lado, 113 pessoas foram mortas neste período de tempo, sete delas entre janeiro e julho deste ano.

Na maior parte dos casos, as vítimas foram baleadas (43.93%) ou esfaqueadas (24,23%). Em quase 65% as pessoas eram trabalhadoras sexuais.

Por outro lado, fazendo uma contabilização desde o dia 1 de outubro de 2015 até 30 de setembro de 2016, a TGEU registou 295 pessoas assassinadas, havendo relatos de mortes em 33 países nos últimos 12 meses.

A maioria ocorreu no Brasil (123), México (52), Estados Unidos (23), Colômbia (14) e Venezuela (14). Na Ásia, a maior parte dos casos aconteceu na Índia (6) e Paquistão (5). Já na Europa, os casos aconteceram sobretudo em Itália (5) e na Turquia (5).

Significa isto que, entre o dia 01 de janeiro de 2008 e 30 de setembro deste ano, 2.264 pessoas trans ou com distúrbios de género foram mortas.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estes possivelmente andam pela rua e não só de forma provocatória sentindo-se no direito a tudo, por isso estou mais preocupado com o comum dos cidadãos que sem fazer mal a ninguém é roubado, assassinado e são aos milhares sem governos nem organizações que tomem medidas a seu favor.

RESPONDER

Cientistas medem, pela primeira vez, a distância até um magnetar na Via Láctea

Com a ajuda do observatório Very Long Baseline Array (VLBA), uma equipa de astrónomos conseguiu medir, pela primeira vez, a distância até ao magnetar XTE J1810-197, localizado na Via Láctea.  Os magnetares são um tipo de …

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …