Astrónomos descobrem atividade num centauro distante (agora reclassificado como cometa)

Astrónomos de uma universidade norte-americana descobriram atividade no centauro 2014 OG392. Os investigadores sugerem que dióxido de carbono ou amónia são os candidatos mais prováveis para justificar este acontecimento – que alterou a designação do objeto planetário para cometa.

Centauros são pequenos planetas que se acredita terem origem no Cinturão de Kuiper e que têm características semelhantes às de cometas – têm caudas e comae (nuvens de partículas de poeira e gás), embora orbitem numa região entre Júpiter e Neptuno, onde é demasiado frio para a água passar diretamente do estado sólido para o gasoso.

De acordo com o SciTechDaily, apenas 18 centauros ativos foram descobertos desde 1927, o que é um desafio visto que estes corpos celestes são subtis, raros e difíceis de observar, necessitando de muito tempo ao telescópio.

Uma equipa de astrónomos, liderada por Colin Chandler do doutoramento em Astronomia e Ciências Planetárias da Northern Arizona University, nos Estados Unidos, anunciou no início deste ano a descoberta de atividade proveniente do Centaur 2014 OG392, um objeto planetário encontrado em 2014.

O artigo foi publicado no The Astrophysical Journal Letters e a pesquisa envolveu o desenvolvimento de um algoritmo de base de dados para localizar imagens de arquivo do Centauro, bem como uma campanha observacional de acompanhamento.

“O nosso artigo relata a descoberta de atividade proveniente do Centaur 2014 OG392, com base em imagens de arquivo que revelamos, além das nossas próprias evidências observacionais adquiridas com a Dark Energy Camera no Observatório Interamericano em Cerro Tololo, o Telescópio Walter Baade no Observatório Las Campanas e o grande gerador de imagens monolíticas no telescópio Discovery Channel do Observatório Lowell em Happy Jack”, revelou Chandler.

“Detetamos atividade até 400 mil quilómetros do centauro 2014 OG392 e a nossa análise de processos de sublimação e de vida dinâmica sugere que dióxido de carbono e/ou amónia são os candidatos mais prováveis ​​para causar atividade neste e noutros centauros ativos”, explicou.

Além disso, a equipa de astrónomos desenvolveu “uma nova técnica que combina medições observacionais, por exemplo cor e massa de poeira, com esforços de modelagem para estimar características como a sublimação volátil do objeto e a dinâmica orbital”.

Como resultado da descoberta, o Centauro foi recentemente reclassificado como um cometa e será conhecido como C/2014 OG392 (PANSTARRS).

“Estou muito animado por o Minor Planet Center ter concedido uma nova designação de cometa condizente com a atividade que descobrimos neste objeto incomum”, disse o investigador.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …

Hungria quer proibir conteúdos sobre homossexualidade a menores de 18

O Governo conservador húngaro preparou nova legislação que proíbe a exibição de material pornográfico de qualquer tipo e de quaisquer conteúdos que encorajem a mudança de género ou a homossexualidade a menores de 18 anos. O …