Astrónomos descobrem atividade num centauro distante (agora reclassificado como cometa)

Astrónomos de uma universidade norte-americana descobriram atividade no centauro 2014 OG392. Os investigadores sugerem que dióxido de carbono ou amónia são os candidatos mais prováveis para justificar este acontecimento – que alterou a designação do objeto planetário para cometa.

Centauros são pequenos planetas que se acredita terem origem no Cinturão de Kuiper e que têm características semelhantes às de cometas – têm caudas e comae (nuvens de partículas de poeira e gás), embora orbitem numa região entre Júpiter e Neptuno, onde é demasiado frio para a água passar diretamente do estado sólido para o gasoso.

De acordo com o SciTechDaily, apenas 18 centauros ativos foram descobertos desde 1927, o que é um desafio visto que estes corpos celestes são subtis, raros e difíceis de observar, necessitando de muito tempo ao telescópio.

Uma equipa de astrónomos, liderada por Colin Chandler do doutoramento em Astronomia e Ciências Planetárias da Northern Arizona University, nos Estados Unidos, anunciou no início deste ano a descoberta de atividade proveniente do Centaur 2014 OG392, um objeto planetário encontrado em 2014.

O artigo foi publicado no The Astrophysical Journal Letters e a pesquisa envolveu o desenvolvimento de um algoritmo de base de dados para localizar imagens de arquivo do Centauro, bem como uma campanha observacional de acompanhamento.

“O nosso artigo relata a descoberta de atividade proveniente do Centaur 2014 OG392, com base em imagens de arquivo que revelamos, além das nossas próprias evidências observacionais adquiridas com a Dark Energy Camera no Observatório Interamericano em Cerro Tololo, o Telescópio Walter Baade no Observatório Las Campanas e o grande gerador de imagens monolíticas no telescópio Discovery Channel do Observatório Lowell em Happy Jack”, revelou Chandler.

“Detetamos atividade até 400 mil quilómetros do centauro 2014 OG392 e a nossa análise de processos de sublimação e de vida dinâmica sugere que dióxido de carbono e/ou amónia são os candidatos mais prováveis ​​para causar atividade neste e noutros centauros ativos”, explicou.

Além disso, a equipa de astrónomos desenvolveu “uma nova técnica que combina medições observacionais, por exemplo cor e massa de poeira, com esforços de modelagem para estimar características como a sublimação volátil do objeto e a dinâmica orbital”.

Como resultado da descoberta, o Centauro foi recentemente reclassificado como um cometa e será conhecido como C/2014 OG392 (PANSTARRS).

“Estou muito animado por o Minor Planet Center ter concedido uma nova designação de cometa condizente com a atividade que descobrimos neste objeto incomum”, disse o investigador.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …