/

ATI expande a base acionista com nova associação à NEXI Japão

// ATI / VCG

Manuel Moses, CEO da ATI, e Atsuo Kuroda, CEO da NEXI  [fotocomposição]

A Agência de Crédito de Exportação do Japão, NEXI, é a mais nova acionista da ATI, com uma injeção de capital de US$ 14,8 milhões — uma parceria que tem o objetivo de impulsionar o investimento e o comércio japonês em toda a África.

A NEXI, Agência de Crédito de Exportação do Japão, Nippon Export and Investment Insurance, é a mais nova acionista da ATI, Agência Africana de Seguros de Comércio, tendo-se juntado à Instituição de Garantia Pan-Africana com uma injeção de capital de cerca de 13,5 milhões de euros.

Os recentes projetos de desenvolvimento apoiados incluem uma cobertura de Seguro de Risco de Investimento fornecida pela ATI à Sumitomo Corporation do Japão no maior investimento em telecomunicações já feito pelo Japão no continente africano, na Etiópia, onde a NEXI forneceu suporte de resseguro à ATI para o investimento da Sumitomo na Safaricom Ethiopia.

Este investimento em ações reforça a cooperação de longa data e sempre crescente entre a África e o Japão sob os auspícios da Conferência Internacional de Tóquio sobre Desenvolvimento Africano (TICAD), no âmbito da qual a ATI e a NEXI promovem o comércio japonês e o Investimento Estrangeiro Direto (IED) na África.

Durante a Cimeira TICAD7 realizada no Japão em 2019, as duas organizações anunciaram o estabelecimento de uma “Japan Desk” nos escritórios da ATI em Nairóbi para apoiar projetos comerciais e de desenvolvimento africanos, para que as empresas japonesas possam obter acesso fácil a soluções confiáveis de mitigação de riscos fornecidas pela ATI.

Até agora, esta “Japan Desk” promoveu o apoio a empresas japonesas e africanas com uma exposição bruta ativa avaliada em cerca de 915 milhões de euros nos setores de informação e comunicação, atividades financeiras e de seguros e construção na Costa do Marfim, Egito, Etiópia e Nigéria.

Estou muito honrado por poder anunciar que a NEXI agora é oficialmente membro da ATI. Estamos extremamente gratos por toda a orientação e apoio da ATI durante todo o processo”, afirmou Atsuo Kuroda, Presidente e CEO da NEXI.

“Como membro da ATI a partir de agora, a NEXI continuará a trabalhar em estreita colaboração com a ATI para incentivar mais empresas japonesas a fazer comércio internacional e investimentos na África”, acrescentou Kuroda.

Dou os meus sinceros parabéns à NEXI por se ter tornado a mais recente acionista institucional da ATI”, afirmou por seu turno o Diretor Executivo da ATI, Manuel Moses.

“Nos últimos anos, a ATI e a NEXI mantiveram uma forte relação de trabalho para promover o comércio e o investimento entre o Japão e a África sob os auspícios da TICAD e estou feliz por a nossa colaboração estratégica ter culminado com o investimento de capital da NEXI na ATI como acionista”, acrescentou Moses.

“Estamos confiantes de que, à medida que o Japão expande os seus IEDs e sua presença em África, sua participação na ATI não apenas melhorará a capacidade de nossa instituição de apoiar o comércio e os investimentos em todo o continente, mas também atrairá mais investidores japoneses que buscam oportunidades de negócios na população africana de mais de 1,2 bilhão de pessoas no mercado único, sob a Área de Livre Comércio Continental Africana”, concluiu o Diretor Executivo da ATI.

A participação da NEXI na ATI e a presença estratégica na África como investidor, fornecem tranquilidade às instituições financeiras japonesas e potenciais investidores que buscam oportunidades de negócios no continente.

À medida que o Japão continua a expandir sua presença em África, estamos confiantes de que essa associação melhorará muito ambas as partes com capacidade adicional para a ATI subscrever transações estratégicas e promover o desenvolvimento econômico em toda a África.

A iniciativa “Japan Desk” apoiou recentemente um projeto de desenvolvimento estratégico — uma cobertura de seguro de risco de investimento estrangeiro direto de 10 anos fornecida pela ATI à Sumitomo Corporation do Japão.

Este apoio envolveu o investimento numa nova empresa de telecomunicações na Etiópia, a Safaricom Telecommunications Ethiopia Plc (STE), no âmbito do qual qual a NEXI forneceu suporte de resseguro à ATI.

O projeto é um dos maiores investimentos estrangeiros diretos (FDI) japoneses no continente e, especificamente, na Etiópia.

Nos últimos anos, a ATI forneceu apólices de seguro para proteger parte do setor privado do Japão contra o risco de não pagamento em transações avaliadas em cerca de 4,5 mil milhões de euros.

Parte desse financiamento ajudou os países africanos a reformular dívidas estrangeiras e locais de curto prazo e inacessíveis, em mandatos mais longos e serviço da dívida mais acessível para os governos africanos.

Com a conclusão da associação, a ATI espera apoiar muito mais fabricantes, comerciantes, exportadores e instituições financeiras japonesas que procuram oportunidades de negócios e acesso ao mercado em toda a África nos próximos anos.

aeiou // ATI

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.