Atentado do Daesh em santuário xiita no Iraque faz pelo menos 30 mortos

Novo atentado do grupo terrorista em território iraquiano, desta vez na zona de Balad, fez pelo menos 30 mortos.

Pelo menos 30 pessoas morreram e 70 ficaram feridas num atentado suicida num santuário xiita a norte de Bagdade, disseram hoje as forças de segurança iraquianas.

O ataque foi feito com bombistas suicidas, armas de fogo e morteiros, segundo um comunicado do comando das forças de operações conjuntas do Iraque, citado pela AFP.

O Estado Islâmico já reivindicou o atentado através da agência Amaq, fortemente ligada ao grupo extremista.

O ataque coincide com a celebração do Aid al Fitr pelos muçulmanos, que marca o fim do mês sagrado do Ramadão, que terminou na terça-feira.

O santuário situa-se na zona de Balad, cerca de 70 quilómetros a norte de Bagdad, onde, no domingo passado, um atentado numa zona comercial fez 292 mortos e mais de 200 feridos.

Este foi o maior atentado dos últimos anos no Iraque e foi também reivindicado pelo grupo terrorista Estado islâmico.

Mais de 400 pessoas morreram este ano em atentados ocorridos durante o período do Ramadão, o mês sagrado muçulmano que se iniciou a 6 de junho e foi um dos mais sangrentos dos últimos anos.

Apenas na última semana registaram-se ataques em Bagdad, Istambul, Daca e nas cidades sauditas de Medina, Jeddah e Qatif.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …

Fauci fala de "sentimento libertador" após saída de Trump da Casa Branca

O infeciologista Anthony Fauci, o principal rosto da Casa Branca no combate à pandemia de covid-19, admitiu um sentimento "libertador" após a saída da administração de Donald Trump e afirmou que poderá agora falar sobre …

Parlamento Europeu pede lei que reconheça como "fundamental" direito a desligar

O Parlamento Europeu (PE) pediu na quinta-feira à Comissão Europeia que proponha uma lei que reconheça o "direito a desligar" como sendo "fundamental", permitindo assim que "quem trabalhe por meios digitais desligue os aparelhos fora …

Portugal entra na lista da Alemanha de países de "alta incidência"

A Alemanha incluiu Portugal no grupo de mais de 20 países e territórios considerados de “alta incidência” da pandemia de covid-19. Neste grupo, além de Portugal, estão Albânia, Andorra, Bolívia, Bósnia, Egito, Espanha, Emirados Árabes Unidos, …

Hungria compra vacina russa apesar de não estar autorizada na UE

O Governo húngaro anunciou esta sexta-feira que chegou a acordo para comprar "grandes quantidades" da vacina russa contra a covid-19 Sputnik V, embora esta ainda não tenha sido autorizada pelas autoridades de saúde europeias. O ministro …