//

“Atentado” na Disneyland Paris era apenas uma avaria nas escadas rolantes

Por volta das 21h00 em Paris, produziu-se um movimento de pânico na Disney Village, no parque de diversões francês da Disney. Rapidamente se multiplicaram mensagens sobre um “atentado”.

Ao jornal belga DH, uma fonte afirmou que os visitantes receberam instruções para ficarem confinados nos hotéis, restaurantes e outros espaços comerciais, enquanto a polícia de intervenção se deslocou para o local.

A causa do movimento de pânico, ao que o jornalista do canal LCI William Molinié apurou, foi o ruído produzido por uma escada rolante que se avariou, tendo sido confundido com o de tiros.

Uma fonte policial que pediu para não ser identificada disse à AFP que “houve um tumulto devido a um barulho, possivelmente causado por uma escada rolante, ou talvez um elevador”, cita o Globo.

Uma jovem que se identificou como Alexia disse à AFP que “houve um enorme pânico, todos pensaram que era um ataque“. “Depois de alguns minutos, fizeram-nos sair pela parte posterior. Havia muitos polícias”, contou.

No momento da confusão, o parque – localizado a cerca de trinta quilómetros a leste de Paris – imediatamente aplicou seu protocolo de segurança e bloqueou todos os acessos e saídas e os agentes organizaram a evacuação dos turistas.

Segundo a autarquia de Seine-et-Marne, há a registar alguns feridos ligeiros na sequência da debandada. Também o Ministério do Interior confirmou, em mensagem em inglês, que o movimento de pânico foi um “falso alarme”. “As forças de segurança confirmam que não existe ameaça”, informou, em mensagem no Twitter. A mensagem termina com um apelo: “por favor partilhe apenas informação de uma fonte fiável.”

Ainda assim, alguns visitantes queixaram-se através das redes sociais de estarem fechados, sem receberem informações. Outros perguntavam por que motivos foram revistados à saída.

O parque temático da Disneyland em Paris é o destino turístico privado mais visitado da Europa: desde a sua inauguração em 1992, já recebeu mais de 320 milhões de visitantes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.