“Atentado” na Disneyland Paris era apenas uma avaria nas escadas rolantes

Por volta das 21h00 em Paris, produziu-se um movimento de pânico na Disney Village, no parque de diversões francês da Disney. Rapidamente se multiplicaram mensagens sobre um “atentado”.

Ao jornal belga DH, uma fonte afirmou que os visitantes receberam instruções para ficarem confinados nos hotéis, restaurantes e outros espaços comerciais, enquanto a polícia de intervenção se deslocou para o local.

A causa do movimento de pânico, ao que o jornalista do canal LCI William Molinié apurou, foi o ruído produzido por uma escada rolante que se avariou, tendo sido confundido com o de tiros.

Uma fonte policial que pediu para não ser identificada disse à AFP que “houve um tumulto devido a um barulho, possivelmente causado por uma escada rolante, ou talvez um elevador”, cita o Globo.

Uma jovem que se identificou como Alexia disse à AFP que “houve um enorme pânico, todos pensaram que era um ataque“. “Depois de alguns minutos, fizeram-nos sair pela parte posterior. Havia muitos polícias”, contou.

No momento da confusão, o parque – localizado a cerca de trinta quilómetros a leste de Paris – imediatamente aplicou seu protocolo de segurança e bloqueou todos os acessos e saídas e os agentes organizaram a evacuação dos turistas.

Segundo a autarquia de Seine-et-Marne, há a registar alguns feridos ligeiros na sequência da debandada. Também o Ministério do Interior confirmou, em mensagem em inglês, que o movimento de pânico foi um “falso alarme”. “As forças de segurança confirmam que não existe ameaça”, informou, em mensagem no Twitter. A mensagem termina com um apelo: “por favor partilhe apenas informação de uma fonte fiável.”

Ainda assim, alguns visitantes queixaram-se através das redes sociais de estarem fechados, sem receberem informações. Outros perguntavam por que motivos foram revistados à saída.

O parque temático da Disneyland em Paris é o destino turístico privado mais visitado da Europa: desde a sua inauguração em 1992, já recebeu mais de 320 milhões de visitantes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …