Até o Galaxy S5 já desafiou os rivais para um banho gelado

c.v. Cellphone S / YouTube

Tudo começou quando a Samsung decidiu colocar o seu Galaxy S5 a participar nesta campanha, publicando um vídeo em que se ouvia a voz do próprio aparelho a dizer as frases do costume neste tipo de vídeos e, no fim, desafiar o iPhone 5S, o HTC One M8 e o Nokia Lumia 930.

Já todos vimos várias pessoas, umas mais outras menos famosas, participarem no Ice Bucket Challenge, o desafio dos banhos gelados, ou banhos públicos, como quisermos chamar-lhes.

Alguém publica nas redes sociais um vídeo em que despeja um balde de água gelada sobre a cabeça, chama a atenção para uma causa e pede um contributo. Mas até há uns dias atrás, ainda não tínhamos visto um telemóvel a fazê-lo.

Pois a Samsung resolveu inovar nesta matéria e aproveitar a onda. Colocou um vídeo, no seu canal do YouTube, em que o Galaxy S5 anunciava ter entrado na campanha e feito um contributo para a MND Association.

No fim do vídeo, como é hábito nestes casos, o  desafio a três novos participantes: o iPhone 5S, o HTC One M8 e o Lumia 930 da Nokia.

Muitos viram esta acção como uma forma de provocar a Apple pelo facto de o iPhone não ser à prova de água. Os outros dois desafiados são, embora não tenham a mesma resistência do S5, que pode ficar submerso por até 30 minutos.

Bem, mas a verdade é que o Lumia e o One até já responderam ao desafio.

O canal do YouTube S Channel publicou também um vídeo que mostra os dois telemóveis a realizarem o desafio do balde de gelo. E passaram com distinção, pois permanecem a funcionar sem problemas.

Espera-se agora pela reacção da Apple, que pode até nem surgir, como é natural.

Solidariedade viral

Publicidade extra, concorrência saudável ou apenas solidariedade e vontade de ajudar o combate a uma doença grave?

O facto é que este tipo de desafios continuam a reproduzir-se, um pouco por todo o mundo, e há notícias de que já foram angariados vários milhões de dólares para a ALS Association, a associação de doentes de Esclerose Lateral Amiotrófica.

Ontem, a associação anunciava já ter arrecadado 62,5 milhões de dólares este ano, sendo que no ano anterior não ultrapassara os 2,5 milhões.

O grande reforço da campanha, este ano, terá sido Mark Zuckerberg que participou, teve milhões de visualizações e ainda desafiou Bill Gates, que também aceitou o desafio.

Não se sabe exactamente quando surgiu o Ice Bucket Challenge. A versão mais próxima da oficial é a de que terá surgido na sequência do envolvimento do antigo jogador de baseball Pete Frates, que tem a doença desde 2012 e tem ajudado a ALS, juntamente com a  família.

Esta iniciativa atraiu outras estrelas do desporto norte-americano e assim terá começado a viralidade do desafio.

O Ice Bucket Challenge tem sido usado maioritariamente para angariar dinheiro para a ALS, mas os participantes podem escolher a associação a apoiar.

A Samsung, por exemplo escolheu a MND, congénere britânica da ALS.

Em Portugal, tem sido escolhida a APELA, Associação Portuguesa para a Esclerose Lateral Amiotrófica.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Dezenas de pessoas estiveram presentes no último adeus do "sempre fundamental" Jorge Coelho

Várias dezenas de pessoas compareceram este sábado de manhã na Basílica da Estrela para a missa de corpo presente do antigo dirigente e ministro socialista Jorge Coelho, "um elemento sempre fundamental nos momentos mais difíceis …

Desconfinamento já se faz sentir nos internamentos. R(t) já está acima de 1

O número de casos está a aumentar e este efeito já se começa a sentir nos internamentos. Esta foi a segunda semana consecutiva com aumento de casos, com uma média de 495 novos casos diários. De …

Plano contra o racismo. Bloco de Esquerda é o único partido a favor de quotas no ensino superior

O Governo colocou em consulta pública o Plano de Combate ao Racismo e Discriminação, que prevê que alunos socialmente desfavorecidos poderão aceder ao Ensino Superior através de contingente especial. O Bloco de Esquerda é o …

Novo Banco vendeu carteiras ao melhor preço (e só depois avaliou conflitos de interesses)

A venda das três carteiras de crédito do Novo Banco em 2019 foi feita pelo preço mais alto e em conformidade com o Acordo de Capitalização Contingente (CCA), segundo a auditoria da Deloitte às operações. “Nos …

UE investiga possível ligação entre tromboses e vacina da Johnson&Johnson nos EUA

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou esta sexta-feira ter iniciado uma investigação sobre casos de coágulos sanguíneos após toma da vacina da Johnson & Johnson/Janssen contra a covid-19, antes de o fármaco estar disponível …

Cabras

"É um terror. Nunca vi disto". Relâmpago matou 68 cabras no Alto Minho

Um relâmpago matou 68 cabras na freguesia de Gondoriz, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo. O pastor que perdeu os animais, Dário Silva, diz que, em "40 anos de serra", nunca viu …

Placa de pedra da Idade do Bronze poderá ser o mapa mais antigo da Europa

Uma placa de pedra da Idade do Bronze, redescoberta em 2014 em França, poderá ser o mapa tridimensional mais antigo já conhecido da Europa. De acordo com a BBC, a laje de pedra, conhecida como placa …

TAP conclui programa de rescisões (e lança nova ronda de medidas para evitar despedimento coletivo)

A TAP concluiu o programa lançado para redimensionar o corpo de trabalhadores da companhia e ficou com 750 postos de trabalho preservados e 690 adesões ao programa voluntário de medidas laborais. Num comunicado interno assinado pelo …

Segunda fase da vacinação. Peritos propõem extensa lista de novas (e raras) doenças

A segunda fase de vacinação contra a covid-19 já arrancou em alguns centros de saúde. Os peritos estão a propor uma nova e extensa lista de doenças de maior risco que passam também a ser …

Dietas veganas são boas para o coração? A Ciência sugere que não

Não há evidências científicas que sustentem a alegação de que uma dieta vegetariana faz bem ao coração. No entanto, há outros benefícios neste tipo de alimentação. Cerca de meio milhão de britânicos são agora veganos, de …