Ataques sónicos a diplomatas dos EUA “são totalmente falsos”

U.S. Department of State

Em resposta aos supostos ataques, os EUA retiraram a maior parte do seu pessoal em Havana

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cuba classificou este sábado como “totalmente falsos” os alegados ataques sónicos que afectaram pelo menos 24 diplomatas dos Estados Unidos em Cuba, e denunciou uma “manipulação política” do incidente, que tem como objectivo “prejudicar as relações bilaterais”.

Num encontro com cubanos em Washington, Bruno Rodríguez reiterou as suas críticas à dura resposta dada pelo governo de Donald Trump aos supostos ataques sofridos pelos diplomatas americanos entre o fim de 2016 e agosto deste ano, que supostamente lhes causaram sintomas como a perda de audição e problemas cognitivos.

“Vocês, que conhecem bem a realidade quotidiana actual do nosso país e que conhecem a ética vertical da nossa revolução, sabem que os chamados ataques sónicos, que qualquer tipo de ataque que se invoque, qualquer incidente, são totalmente falsos. Estão a produzir uma manipulação política com o objectivo de prejudicar as relações bilaterais“, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros cubano.

“Com o pretexto dos chamados ataques sónicos, produziu-se uma deterioração grave na relação entre os dois governos e entre os dois países. Este é um tema do qual tratarei publicamente nos próximos dias”, ressaltou Rodríguez.

Em resposta aos alegados ataques, os EUA retiraram a maior parte do seu pessoal em Havana e aconselharam os americanos a não viajarem para a ilha, além de terem ordenado, como represália, a saída de 15 diplomatas cubanos que trabalhavam na embaixada em Washington, que se juntam a outros dois que foram expulsos em maio.

“É inaceitável, imoral do ponto de vista do governo cubano, que qualquer diferença política entre governos prejudique os povos, e que o governo dos EUA tenha proposto e tenha decidido tomar decisões de natureza política que prejudicam o povo cubano“, afirmou Rodríguez.

O chanceler denunciou que o Departamento de Estado tomou “uma decisão infundada, irreflectida, apressada e inaceitável de expulsar 17 funcionários da embaixada” cubana em Washington.

“Valeria a pena perguntar ao Departamento de Estado qual é a verdadeira razão pela qual desmantelou o consulado cubano em Washington, deixando-o em condições totalmente precárias, com apenas um cônsul”, questionou Rodríguez.

O ministro cubano garantiu que “caberá ao governo dos Estados Unidos” a “total e única responsabilidade pelas situações que forem geradas neste sentido e pelos danos que o fluxo de viajantes entre ambos os países já está a sofrer e sofrerá“.

O ministro lamentou também que a alternativa dada pelo Departamento de Estado aos cubanos que desejam viajar para os Estados Unidos, após a suspensão dos serviços consulares na sua embaixada, é viajar para a Colômbia e tratar dos vistos no país sul-americano, um mecanismo “praticamente inviável” para muitos cubanos.

“É bastante danoso que, invocando pretextos politicamente motivados, se prejudique o direito das famílias cubanas de visitar este país, de visitar os familiares, de promover a reunificação familiar”, reiterou Rodríguez, que falava no 4º Encontro de Cubanos Residentes nos Estados Unidos, realizado em Washington.

Rodríguez encontra-se de visita aos Estados Unidos para participar esta terça-feira na votação anual da Assembleia Geral da ONU sobre o embargo americano a Cuba.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …