Ataques bombistas na Nigéria fazem 44 mortos após fim de semana sangrento

andryn2006 / Flickr

A cidade de Jos, na Nigéria

A cidade de Jos, na Nigéria

Pelo menos 44 pessoas morreram em dois ataques bombistas em Jos, no centro da Nigéria, após um fim de semana sangrento provocado pelo grupo extremista islâmico Boko Haram.

“De momento contamos 44 mortos e 47 feridos decorrentes dos dois ataques”, referiu Mohamed Abdulsalam, da agência nacional de gestão de emergências.

Anteriormente, a polícia do Estado de Plateau, do qual Jos é a capital, tinha dito que pelo menos 18 pessoas tinham morrido nos ataques de domingo à noite num centro comercial perto de uma mesquita popular.

A responsabilidade dos ataques ainda não foi reclamada pelos autores, mas Jos tem sido alvo de ataques dos militantes islamistas.

Plateau, que se encontra no meio de duas tendências religiosas, entre a maioria cristã do sul da Nigéria e a maioria muçulmana a norte, também tem sentido ondas de violência sectária que resultaram na morte de milhares de pessoas na última década.

Os combatentes extremistas do Boko Haram aumentaram o número de ataques no norte da Nigéria desde a subida ao poder do Presidente Muhammadu Buhari, a 29 de maio.

Com os últimos ataques, contam-se mais de 500 mortes, refere a agência noticiosa AFP.

No domingo, um bombista suicida fez-se explodir dentro de uma igreja, matando cinco religiosos na cidade de Potiskum, no Estado de Yobe, no norte da Nigéria.

Na semana passada, combatentes militantes islamitas atacaram em várias zonas em redor do Lago Chade, causando a morte de mais de 150 religiosos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …

Ugarte está a caminho de Alvalade, mas Amorim quer mais três reforços

O Sporting já terá garantido a contratação de Manuel Ugarte, mas Rúben Amorim ainda quer trazer mais um avançado, um extremo e um defesa-central. Depois de várias rondas de negociações, o Sporting finalmente chegou a acordo …

Marcelo começou a receber partidos. "Recuperação socioeconómica" é preocupação comum

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começou a receber os partidos políticos com assento parlamentar esta segunda-feira. À saída do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, João Cotrim de Figueiredo disse que levou até …

"Não consigo aceitar": português chora depois de perder nos Jogos Olímpicos

Anri Egutidze ficou claramente desiludido por ter perdido logo no seu primeiro combate no torneio masculino de judo: "Vim para ganhar, mesmo". Anri Egutidze chegou aos Jogos Olímpicos para lutar por uma medalha no judo, categoria …

Jogos Olímpicos: Lucas joga com máscara no rosto

Lucas Saatkamp, uma das figuras da seleção brasileira masculina de voleibol, utiliza máscara de proteção contra a COVID-19 durante os jogos em Tóquio. Quem assistiu ao grande jogo desta segunda-feira, o Brasil-Argentina, no torneio masculino de …

PS responde à letra: "O BE pode continuar a fazer a vista grossa aos avanços" no SNS

O PS rejeitou esta segunda-feira as críticas do BE sobre a fixação de profissionais no Serviço Nacional de Saúde, argumentando que o executivo tem sido "consistente" na valorização destes trabalhadores e apelando ao diálogo para …

Jogos Olímpicos: a "estrela" da casa já foi eliminada

Naomi Osaka não foi além dos oitavos-de-final do torneio feminino de ténis. Markéta Vondroušová foi a protagonista da surpresa. Era a líder do ténis mundial há pouco tempo, é a número 2 da tabela WTA e …

Wayne Rooney: lesionar o seu jogador e rodeado de mulheres

Jason Knight só deverá voltar a jogar no final de outubro, por causa de uma disputa de bola com o seu treinador. O ano 2021, pelo menos para já, não vai ficar na lista dos melhores …

Teoria dos dentes do "quebra-nozes" de Paranthropus desmentida

Um novo estudo vem deitar por terra a teoria do "homem quebra-nozes", que sugeria que o Paranthropus tinha enormes dentes posteriores para mastigar sementes e nozes. O Paranthropus ("Paralelo ao Homem") é um género extinto de …

Novo Banco podia ter ganho 150 milhões a executar empresas de Vieira

O Novo Banco podia ter encaixado 150 milhões de euros ao executar as garantias das empresas de Luís Filipe Vieira, mas teria perdas e riscos significativos. A auditoria pedida pelo Fundo de Resolução chegou esta segunda-feira …