Ataque suicida em casamento matou 30 pessoas na Síria

Pelo menos 30 pessoas morreram esta segunda-feira num casamento no nordeste da Síria, quando um bombista suicida se fez explodir durante a cerimónia.

Segundo a BBC, o bombista suicida fez-explodir em Tal Tawil, no norte de Hassakeh, na Síria, enquanto os noivos trocavam os seus votos de casamento.

“Um suicida fez-se explodir no interior de uma sala na vila de Tall Tawil, no norte de Hassaké, onde decorria o casamento de um combatente das Forças Democráticas Sírias (FDS)”, disse o diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos, Rami Abdel Rahmane, à AFP.

O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico que, através da agência Amaq, assegurou que um dos seus membros atacou “uma grande reunião” de combatentes curdos com armas automáticas e um colete de explosivos.

Pelo menos 30 pessoas morreram e há quase uma centena de feridos, de acordo com a SANA, agência noticiosa oficial síria.

Inicialmente, a imprensa avançou que o noivo, Zaradesht Mustafa Fatimi, estava entre as vítimas mortais.

No entanto, um familiar próximo negou essa informação, confirmando que o noivo está vivo mas que o pai e o irmão foram mortos pela explosão.

“Ele e a mulher estão em casa de familiares. Ele não quer ver ninguém. Estão muito chocados com tudo o que aconteceu”, afirmou à AFP.

Em declarações à mesma agência, um homem que estava no casamento contou que, enquanto os noivos trocavam os votos, um homem passou por ele com um casaco preto muito grosso.

“Achei aquilo estranho e, segundos depois, houve uma enorme explosão. Vi pessoas a cair no chão e corpos aos pedaços”, recorda.

As FDS resultam de uma coligação entre árabes e curdos para combater este grupo terrorista e contam com o apoio dos Estados Unidos.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.