Ataque suicida em casamento matou 30 pessoas na Síria

Pelo menos 30 pessoas morreram esta segunda-feira num casamento no nordeste da Síria, quando um bombista suicida se fez explodir durante a cerimónia.

Segundo a BBC, o bombista suicida fez-explodir em Tal Tawil, no norte de Hassakeh, na Síria, enquanto os noivos trocavam os seus votos de casamento.

“Um suicida fez-se explodir no interior de uma sala na vila de Tall Tawil, no norte de Hassaké, onde decorria o casamento de um combatente das Forças Democráticas Sírias (FDS)”, disse o diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos, Rami Abdel Rahmane, à AFP.

O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico que, através da agência Amaq, assegurou que um dos seus membros atacou “uma grande reunião” de combatentes curdos com armas automáticas e um colete de explosivos.

Pelo menos 30 pessoas morreram e há quase uma centena de feridos, de acordo com a SANA, agência noticiosa oficial síria.

Inicialmente, a imprensa avançou que o noivo, Zaradesht Mustafa Fatimi, estava entre as vítimas mortais.

No entanto, um familiar próximo negou essa informação, confirmando que o noivo está vivo mas que o pai e o irmão foram mortos pela explosão.

“Ele e a mulher estão em casa de familiares. Ele não quer ver ninguém. Estão muito chocados com tudo o que aconteceu”, afirmou à AFP.

Em declarações à mesma agência, um homem que estava no casamento contou que, enquanto os noivos trocavam os votos, um homem passou por ele com um casaco preto muito grosso.

“Achei aquilo estranho e, segundos depois, houve uma enorme explosão. Vi pessoas a cair no chão e corpos aos pedaços”, recorda.

As FDS resultam de uma coligação entre árabes e curdos para combater este grupo terrorista e contam com o apoio dos Estados Unidos.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam algoritmo para identificar covid-19 a partir do som da tosse

Investigadores de vários países criaram um algoritmo que afirmam poder identificar se uma pessoa tem covid-19 a partir do som da sua tosse. Cientistas do México, Estados Unidos, Espanha e Itália, liderados por uma equipa do …

Para proteger o fundo do mar, novo sistema permite atracar vários barcos com uma só "âncora"

Quando vários barcos se amontoam numa enseada durante a noite, cada um deles lança uma âncora que pode potencialmente danificar os corais e a vida marinha no fundo do mar. O sistema Seafloat foi criado …

Japão e Estados Unidos assinam acordo de cooperação para exploração da Lua

O Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão e a agência espacial dos Estados Unidos (NASA) assinaram um acordo de colaboração entre os dois países no programa Artemis, para a exploração da …

Washington Redskins mudam de nome por ser considerado racista

A equipa de futebol americano, até aqui denominada de Washington Redskins, vai abandonar essa designação, considerada de teor racista, para designar nativos da América do Norte. Em comunicado, a equipa de Washington explicou que, depois de uma …

Flores precisaram de cerca de 50 milhões de anos para se tornarem o que são hoje

As plantas com flor evoluíram há cerca de 100 milhões de anos, mas precisaram de outros 50 milhões de anos para diversificar e tornarem-se aquilo que são hoje, sugere uma equipa de investigadores. Os cientistas documentaram …

Estudo sugere que imunidade à covid-19 pode desaparecer em poucos meses

A imunidade adquirida por anticorpos após a cura da covid-19 pode desaparecer em alguns meses, o que poderá complicar o desenvolvimento de uma vacina eficaz a longo prazo, sugere um estudo britânico divulgado esta segunda-feira. "Este …

60 anos depois, já se sabe o que aconteceu aos 9 russos que desapareceram na Montanha da Morte

Passados 61 anos, o mistério da morte de nove esquiadores russos que faziam uma caminhada pelos Montes Urais, perto da chamada Montanha da Morte, foi finalmente resolvido. Em 1959, nove viajantes russos que faziam uma caminhada …

Médicos Sem Fronteiras é "institucionalmente racista", acusam atuais e ex-colaboradores

Uma declaração assinada por mil atuais e ex-funcionários revela que a Organização Não Governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) é "institucionalmente racista" e reforça o colonialismo e a supremacia branca no trabalho humanitário que pratica. Na …

Empresa culpada pela crise de opioides fez contribuições políticas após declarar falência

A Purdue Pharma, empresa culpada pela crise de opioides nos Estados Unidos, fez contribuições políticas após ter sido processada e declarado falência. Os opioides são usados para aliviar a dor, mas também provocam uma sensação exagerada …

Norte-americano morre após ir a festa para provar que a covid-19 é uma farsa

Um norte-americano de 30 anos, de San Antonio, no estado do Texas, morreu de covid-19 depois de ir a uma festa para provar que a doença era uma farsa, informou a media local. O homem foi …