“Tentativa de acesso a dados” dos utilizadores: aplicação que permite carregar os títulos para os transportes públicos de Lisboa foi alvo de “ataque informático massivo” esta segunda-feira. Problema mantém-se em dia de renovar passes.
Estamos no primeiro dia do mês, dia típico de caos nas filas para renovar o passe. Este ainda é pior que os outros: arranca o novo ano letivo e a afluência às lojas é muito maior.
No Porto, fonte dos Transportes Intermodais do Porto (TIP) confirmou ao JN que “alguns constrangimentos” estão a provocar uma falha de carregamento e renovação de passes na PayShop, na rede multibanco e da Top Up.
Mas em Lisboa esse problema deve escalar ainda mais, pelo menos durante esta terça-feira.
Isto porque a aplicação Navegante, que permite aos utentes dos transportes públicos da área Metropolitana de Lisboa carregarem os respetivos passes através do telemóvel, está sob “um ataque informático massivo” desde segunda-feira e a situação continua a afetar o sistema nesta manhã de 1 de outubro, anuncia a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) na plataforma Navegante.
Houve uma “tentativa de acesso a dados” dos utilizadores, que já foi comunicado às autoridades competentes, diz fonte da TML ao Observador. O protocolo previsto para estas situações também já foi ativado.
Desta forma, milhares de pessoas estão impedidas de usar e carregar os seus títulos de transporte diários e ficam assim sem poder andar de transportes com o passe. Além disso, a renovação da gratuitidade para os estudantes também está a ser impedida.
“Estamos a trabalhar para disponibilizar todos os serviços tão depressa quanto possível. Lamentamos todos os incómodos causados”, lê-se no comunicado da Navegante.
Esta segunda-feira já tinha havido constrangimentos nas lojas de carregamento, mas o problema restringe-se agora apenas à aplicação digital.