/

Ataque com “cocktails molotov” num clube noturno mexicano faz 23 mortos

STR / EPA

Um incêndio num bar na cidade de Coatzacoalcos, no sul do estado de Veracruz, no México, matou pelo menos 23 pessoas e deixou outras 13 feridas na madrugada desta quarta-feira (hora de Lisboa).

Pelo menos 23 pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas num incêndio num bar no estado mexicano de Veracruz durante a noite de terça-feira, anunciou esta quarta-feira a Procuradoria-Geral do México.

Em comunicado, a Procuradoria adiantou que está a realizar investigações preliminares em conjunto com as autoridades para “o esclarecimento dos acontecimentos” que levaram ao incidente num bar do porto de Coatzacoalcos, no sul de Veracruz. O organismo “condena o que poderia ser um ataque” e explica que oito das 23 vítimas mortais são mulheres e que 13 pessoas “se encontram gravemente feridas”.

Segundo a imprensa local, o incêndio no bar “El Caballo Blanco” resultou da invasão de vários atacantes com cocktails molotov (engenhos explosivos de fabrico artesanal). O alegado ataque ocorreu por volta da meia-noite de terça-feira para quarta-feira, com o fogo originado a provocar o pânico entre quem estava no estabelecimento.

Cuitláhuac García Jiménez, governador de Veracruz, condenou o ataque e comprometeu-se a encontrar os responsáveis. No Twitter, o mandatário assegurou que as autoridades, incluindo a Guarda Nacional e o Exército mexicano “procuram os sujeitos que incendiaram, na noite de terça-feira, o bar Caballo Blanco, no porto de Coatzacoalcos”.

A La Prensa fala do ataque como o pior massacre naquele estado mexicano e compara-o com o ataque de 2011 ao Bar Royale, em Monterrey, onde um incêndio e o recurso a armas de fogo clamaram a vida a 52 pessoas.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.